domingo, 10 de abril de 2011

O MUNDO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX


O MUNDO
 NA
 PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX

Os animais lutam, mas não fazem guerra. O homem é o único primata que planeja o extermínio dentro de sua própria espécie e o executa em grandes dimensões. A guerra é uma de suas invenções mais importantes: a capacidade de estabelecer acordos de paz é uma conquista posterior. As mais antigas tradições da humanidade, seus mitos e lendas heróicas, falam sobretudo da morte e do ato de matar.
(ENZENSBERGER. Hans Magnus, Guerra Civil.- SP. Cia das Letras 1995)

GUERRA E REVOLUÇÃO

(...) a guerra não consiste apenas na batalha, ou no ato de lutar, mas num lapso de tempo durante o qual o desejo de rivalizar através de batalhas é suficientemente conhecido.(...)
(HOBBES , Thomas, Leviatham.)



1914-Os conflitos imperialistas entre as potências européias e o nacionalismo exacerbado dão origem à Primeira Guerra Mundial
(...) O nacionalismo...ataca a democracia, demole o anticlericalismo, luta contra o socialismo e solapa o pacifismo, o humanitarisamo e o internacionalismo...Declaro terminado o programa do liberalismo....
(ROCCO, Afredo, Roma: 1914 In: HOBSBAWM. Eric J.. A era dos impérios. SP, Paz e Terra, 1989)


1917-Em abril , os Estado Unidos entram na guerra e fortalecem o bloco da Entende.


Em outubro, uma revolução socialistas, liderada  por Lênin e Trotsky, põe fim ao capitalismo na Russia.

Ao lado de Lênin, Trotsky foi o mais importante líder da revolução bolchevique de 1917. LEV DAVIDOVITCH BRONSTEIN (seu verdadeiro nome ), nasceu nas Ucrânia, em 1879, filho de uma família judaíca da área rural.
No governo bolchevique, que tomou o poder depois da Revolução de Outubro, Trotsky encarregou-se da organização do Exército Vermelho, fundamental para a vitória contra os " brancos" durante a guerra civil.
Depois da morte de Lênin, as diferenças políticas entre Trotsky e Josef Stalin, então primeiro-secretário do Partido Comunista da URSS, se intensificaram. Trotsky defendia que a União Soviética deveria organizar a revolução socialista mundial. Stalin, por sua vez, pregava que era possível construir inicialmente o socialismo em um único país e esse país era a União Soviética.
A disputa política foi resolvida com o uso da força. Trotsky foi banido da União Soviética e durante 11 anos viveu exilado em diferentes países.
Em 1940, foi assassinado no México por um agente a mando de Stalin.
Trotsky transformou-se numa das figuras mais pol~emicas do movimento operário mundial. Os simpatizantes de Stalin o acusam de não acreditar no socialismo soviético. Os anarquistas não o perdoam pela repressão que conduziu contra os marinheiros da base naval de Kronstadt, em 1921, que se rebelaram exigindo liberdades democráticas no país. Os trotskistas, por sua vez, vêem nas idéias e na história do líder bolchechevique um exemplo de conduta revolucionária.

MARX, ENGELS, LENIN E TROTSKY

1919-Tratado celebrado em Versalhes, na França, impõe pesadas obrigações à Alemanha derrotada.


GRANDE DEPRESSÃO E AVANÇO ANTI-FASCISTA

1919-É fundado, na Alemanha, o Partido Nazista, que iria alcançar o poder durante a crise dos anos 1930, sob a liderança de Adolf Hitler.



1922-Os fascistas sob o comando de Benito Mussolini, marcham sobre Roma e instauram um regime totalitário na Itália, exercendo uma brutal repressão contra os opositores



1924-Stalin assume o poder na recém-criada União-Soviética, permanecendo nele até sua morte em 1953.



1929-A quebra da Bolsa de Nova york teve consequências em todo o mundo e inaugurou o período que ficou conhecido como a GRANDE DEPRESSÃO.


A Grande Crise- o pãnico financeiro de outubro de 1929 na Bolsa de Nova Iorque: 24 (de outubro de 1929) é a "Quinta feira Negra". Cerca de 13 milhões de títulos são lançados no mercado. A intervenção dos bancos é impotente para deter as vendas (...) Os bancos, contudo anunciam um pool com o capital de milhões de dólares para sustentar as cotações ( dos títulos, em descida vertiginosa). Na sexta e no sábado parece renascer a confiança: as vendas acalmam, as cotações voltam a subir ( um pouco ) . Mas a partir da segunda-feira ( 28 de outubro), as ofertas afluem de novo. Negociam-se mais de 9 milhões de títulos e certas baixas são consideráveis. Na terça-feira ( 29 ), enfim todos os recordes são batidos: mais de 16 milhões de títulos são lançados no mercado e as baixas registradas são enormes (...)
(POMMER. L. Esboço de história econõmica contemporânea, 1946. In Freitas. Gustavo de 900 textos e documentos de História. Lisboa Plátano 1977)

1933-O presidente norte-americano Franlin Roosevelt lança o New Deal, uma série de medidas para estimular a economia norte-americana e tirá-la da crise.
O NEW DEAL visa estabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno... o único que é importante - pelo controle dos preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo´ das massas, isto é, dos lavradores e operários, pela regulamentação das condições de emprego (alta dos salários, redução do dia de trabalho. etc. )
(CROUZET, Maurice. História geral das civilizações. RJ. 1996)

1933-Em fevereiro, os nazistas incendiaram o prédio do parlamento alemão, o Reichstag, responsabilizam os comunistas e instalam a ditadura nazista na Alemanha.


1938-Dando início à sua política expansionista, Hitler anuncia o ANSCHLUSS, unindo a Áustria e a Alemanha

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL

1939-Após assinar mo Pacto de Não-Agressão com a União Soviética, a Alemanha nazista invade a Polônia, dando início à Segunda Guerra Mundial.

1941-Depois de ter invadido, ocupado ou imposto governos favoráveis na maior parte da Europa, a Alemanha volta-se, no mês de junho, para a invasão da União Soviética.

1941-Em resposta ao ataque japonês á base norte-americana de Pear-Harbor os Estados Unidos entram na guerra, contra o Japão.
Ataque japonês a Pearl Harbor


1943-Começa a ofensiva aliada e os alemães sofrem derrotas em território soviético e o Japão vai perdendo as ilhas do Pacífico para os Estado Unidos.
1945-Maio, os soviéticos tomam Berlim. Agosto: os norte-americanos lançam duas bombas atômicas sobre o Japão. É o fim da Segunda Guerra Mundial.
A primeira experiência com a bomba atômica foi feita no deserto do Novo México, nos Estados Unidos.
Os efeitos devastadores da nova arama levaram muitos militares e políticos do alto escalão a sugerir ao governo dos Estados Unidos que a utilizassem contra o Japão para derrotá-lo definitivamente e reafirmar o poderio norte-americano no planeta. E assim foi feito.
A bomba contra HIROSHIMA, lançada no dia 6 de agosto de 1945, foi detonada cerca de 500 metros antes de antigir o solo, formando um mimenso cogumelo de fogo.
Cerca de 100 mil pessoas morreram e mais de 170 mil perderam suas casas.
A única construção atingida pela bomba que se manteve em pé foi o prédio do Museu da Ciência e Tecnologia de Hiroshima. Durante a reconstrução da cidade, esse prédio foi mantido no estado em que ficou após a explosão, para que o mundo não esquecesse os efeitos da bomba nuclear sobra e cidade e seu povo


Mais simbolicas  e famosas fotografias do final da segunda guerra mundial