segunda-feira, 16 de março de 2015

O CRISTIANISMO 

O cristianismo,
a religião
 com maior número de adeptos 
em to mundo,
nasceu
 em uma província 
do
Império Romano




O cristianismo uma religião baseada na crença em Jesus Cristo e em seus ensinamentos, surgiu na província romana da Judeia chamada Palestina. Poucos são os registros, o que sabemos a seu respeito está nos Evangelhos.





Na época em que se procedia ao recenseamento dos povos do Império Romano, quando o mesmo era governado por Augusto, nasceu em Belém na Judeia, Jesus Cristo, para muitos o Messias , o sagrado, o puro. No sentido religioso, é associado ao Salvador ) anunciado pelos profetas hebraicos.
Jesus era ainda criança quando se mudou com seus pais, José e Maria de Nazaré, pequena cidade da Galileia ao norte da Palestina.
Quando Jesus nasceu, Israel fazia parte do Império Romano.
Naquele tempo o imperador ( não eram chamados " reis " ) era Augusto. 
Obviamente o Imperador , que estava em Roma não era presente em Jerusalém, que fica a mais de 2 mil quilômetros. O Império Romano tinha o costume de nomear pessoas locais como colaboradores que governam em nome do Imperador. Esses colaboradores locais tinham certa liberdade mas tinham que ser leais a Roma e manter a ordem. Eles também eram responsáveis pela coleta dos impostos que deviam ser pagos a Roma.
Roma assumiu o controle de Jerusalém em 63 antes de Cristo. Depois de alguns anos relativamente calmos em relação ao governo local, começaram lutas internas entre a aristocracia de Jerusalém. Para remediar a tal situação, Roma nomeou Herodes e o designou como Rei dos Judeus. Era ele que governava Jerusalém, quando  Jesus nasceu. Herodes governou de 37 a 4 antes de Cristo e passou para a história conhecido como Herodes, o Grande.
Jesus Cristo viveu modestamente e iniciou a pregação do chamado " Reino de Deus ". Prometia a salvação eterna para os que o seguissem.
Aos 30 anos, dizendo ser o Messias esperado começou a percorrer as aldeias e cidades da Palestina para falar sobre suas ideias. Pedia a todos que purificassem seus corações, mostrando amor a Deus e ao próximo e que abandonassem os sentimentos de orgulho, inveja e egoísmo.
Perseguidos pela seita dos fariseus foi acusado de blasfemar. As palavras de Jesus contra a prática do comércio no interior das casas de oração e sua enorme popularidade logo provocaram a ira dos sacerdotes responsáveis pelo Templo de Jerusalém. Era véspera da Páscoa ( festa judaica que relembra a saída dos hebreus do Egito) quando Jesus foi traído por Judas um dos apóstolos, foi preso e levado a julgamento diante de Pôncio Pilatos, a maior autoridade romana na região.  


No momento do julgamento grupos incitados pelos sacerdotes pediam a condenação.Acusado pelo Conselho dos Judeus, foi conduzido ao procurador romano, condenado e, depois, crucificado, pena infamante reservada aos escravos e ladrões.
Então Pilatos deu ordem para crucificarem Jesus, castigo comum naquela época. E assim foi feito, Jesus morreu crucificado em uma sexta feira.
Pregava o amor ao próximo, a humildade e a igualdade entre as pessoas, Jesus atraiu muitos seguidores, pessoas humildes como o pescador Pedro, que passaram a acompanhá-lo por toda a parte. Entre seus discípulos, Jesus escolheu doze apóstolos ( isto é " enviados do Cristo ) e confiou a eles a tarefa de divulgar suas ideias.


PROPAGAÇÃO


Após a morte de Jesus Cristo, seus discípulos propagaram sua doutrina. Inicialmente a propagação limitou-se à Palestina, depois aos países vizinhos e, em poucos séculos difundiu-se em todo o Império Romano.


AS PERSEGUIÇÕES

Conforme o número de cristãos foi aumentando, as autoridades romanas passaram a persegui-los. Os cristão eram perseguidos por não crerem nos deuses romanaos, por defenderem a existência de um Deus único e universal e por celebrarem seus cultos secretamente.
Inicialmente, a maioria dos cristãos era formado de escravos e de pessoas pobres; posteriormente, até mesmo as autoridades romanas foram se convertendo ao cristianismo.
Os romanos  perseguiram os cristão e chamavam a sua religião de " religião de escravos  ".
As perseguições foram iniciadas pelo Imperador Nero e prosseguiram até o século IV. Atingiram o máximo de intensidade no reinado de Diocleciano, que ficou conhecido como a " era dos mártires ".
Os cristãos devido ás perseguições, se escondiam para suas práticas religiosas. Celebrizavam-se as catacumbas de Roma, subterrâneos situados na margem esquerda do rio Tibre, onde também oravam e sepultavam seus mortos. 
A última e a maior de todas as perseguições foi ordenada pelo imperador Diocleciano, que mandou matar milhares de cristãos e destruir suas igrejas. Apesar disso, a conversão ao cristianismo aumentou.Muitos se convertiam impressionados com a firmeza dos cristãos ao serem torturados.
Essa perseguição só teve fim quando o imperador Constantino, visando aumentar sua popularidade, aproximou-se do cristianismo, que, na época, já tinha grande número de seguidores, e concedeu liberdade de culto aos cristãos, por meio do Édito de Milão, em 313.
O imperador Teodósio proclamou o Cristianismo religião oficial do Império Romano e pos o poder imperial a serviço da Igreja.

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA 


Nas principais cidades do Império havia patriarcas. As sedes patriarcais de Roma, Antioquia e Alexandria, e depois Jerusalém e Constantinopla, estavam à frente das outras cidades. A primazia coube a Roma, sendo o seu bispo o primeiro de todos os bispos, isto é o Papa.
Periodicamente os eclesiásticos se reuniam em uma espécie de parlamento, eram os concílios convocados para tratarem de assuntos religiosos. Os concílios firmavam leis, fixavam os princípios que regeriam a Igreja e condenavam as heresias.

patriarcas

 termo patriarca, (grego) ,o qual é dado ao pai de uma família ou chefe de tribo na Antiguidade hebraica. Este título é utilizado em certas Igrejas cristãs para designar algumas autoridades eclesiásticas que têm ascendência jurídica ou honorífica em relação a um território, rito ou igreja particular. A circunscrição eclesiástica do patriarca chama-se patriarcado.


Antióquia=

  


(do gregofoi uma cidade antiga erguida na margem esquerda do rio Or moderna Antakya, na Turquia. Atualmente é um sítio arqueológico.

Alexandria 



(em árabe  egípcio ):Alexandria é uma cidade do Egito, sendo a segunda mais populosa do país. É o maior porto do Egito, e um dos principais pontos turísticos egípcios

Jerusalém=  

exemplo

é a capital declarada (mas não reconhecida  pela comunidade internacional) de Israel e sua maior cidade tanto em população quanto área (incluindo a área disputada de Jerusalém Oriental ).Localizada nas Montanhas da Judéia, entre o mar Mediterrâneo e o norte do Mar Morto, a Jerusalém moderna tem crescido aos arredores da cidade antiga.


 A influência da civilização romana manisfestou-se:

-----Na arquitetura eclesiástica da Idade Média e sobrevive até o presente nas linhas de grande número de edifícios públicos;

-----Na escultura, cujos exemplos são as estátuas equestres, os arcos e colunas comememorativas;

-----No direito, pois os códigos de quase todos os países contemporâneos da Europa incorporaram-no;

-----No reflorescimento do saber, que se espalhou pela Europa no século XII e atingiu seu apogeu na Renascença. Esse reflorescimento inspirou-se nas obras literárias romanas;

-----Na organização e boa parte do ritual da Igreja Católica que foram adaptados do estado e do complexo da religião romana; se revelou na legislação e nos costumes. 

----Na ideia de autoridade absoluta do Estado.


Em referência ao Cristianismo, a influência dos princípios evangélicos  se revelou na legislação e nos costumes. Os escravos que até então eram considerados coisas, foram declarados homens.
A mulher foi reabilitada e não mais considerada inferior ao homem e a autoridade despótica dos pais passou a ser limitada.

VOCE SABIA QUE:

-----Otávio preferia para designar sua autoridade o título de Prínceps, ou Primeiro Cidadão do Estado;

----por essa razão, o período de seu governo ficou conhecido pelo nome do Principado;

----Augusto significava " consagrado " e implicava a ideia de que seu portador era especialmente favorecido pelos deuses;

----Imperator ( imperador ) significava " general vitorioso"

----entre os romanos o ano era dividido, como entre nós, em doze meses chamados: Januarius, Februarius, Mars, Aprilis, Majus, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December e que, no ano 44 a.C, Quinctilis tomou o nome de Julius em honra a Júlio Cesar, e, em 8 a.C, Sextilis passou a ser Augustus, por homenagem a Augusto.

----os discípulos de Jesu Cristo eram pescadores ignorantes;

----a Ásia Menor , a Grécia e Chipre foram evangelizados por São Paulo, convertido em Damasco e que gozava do privilégio de cidadão romano;

----São Paulo escreveu: " Não há mais entre vós distinção entre judeu e gentio, entre o livre e o escravo, entre o homem e a mulher " ;

----nos primeiros tempos, grande número de cristãos, os monges, passou a residir nas montanhas e desertos onde se alimentavam apenas de pão e ervas;

----a idolatria expulsa das cidades do Império Romano refugiou-se nas aldeias, chamadas pagi, donde se originou a denominação de pagani ( pagão );

----o Papa ainda hoje ostenta o título de Sumo Pontífice  (Pontifex Maximus ) que era usado para designar a autoridade máxima da religião romana 


As razões principais do triunfo do cristianismo, dava ele às mulheres, plenos direitos a participarem do culto. Quase cinquenta anos de perseguição sistemática por parte do governo romano , fato que fortaleceu enormemente à coesão dos movimentos, uma vez que aqueles que permaneciam na fé deviam estar prontos para morrer pelas suas convicções. O triunfo do cristianismo é parcialmente explicado pelo fato de exercer maior atração sobre os pobres e oprimidos .
Embora incluísse o ideal da igualdade de todos os homens perante Deus, seu fundador e alguns discípulos deste condenaram o rico e exaltaram o humilde. Propagou uma nova moral extraordinariamente democrática, tendo como virtudes primordiais a brandura , a humildade e o amor aos próprios inimigos.
Talvez fossem essas as qualidades mais capazes de encontrar uma pronta aceitação entre massas desesperadas, que desde muito tempo haviam perdido a esperança de melhorar a sua condição material.