quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

COM OS OLHOS PARA O CÉU




Quando olhamos para o universo, para o céu para cima, principalmente a noite, vemos estrela no céu, será que algum dia paramos para pensar como surgiram as estrelas. Também quando a vemos fazemos pedido, observamos a mais brilhante a menor etc, e sonhamos.


Você sabia que :
as pessoas que estudam as estrelas
 são muito mais do que uma visão de cientistas solitários observando os céus com uma luneta.


Também não são esquisitos como muitos acreditam. Na verdade os astrônomos são essencialmente. indivíduos com um amor especial pelo espaço e pelos livros.
A astronomia se destaca das demais ciências pela constante renovação
Portanto dizemos que os atros sempre chamaram a atenção dos seres humanos, por isso desde muito tempo as pessoas observam o céu e estudam os astros, suas posições seus movimentos.
Podemos dizer que:
Cláudio Ptolomeu, astrônomo grego que viveu por volta do ano 150 d.C descreveu que os astros se movimentam em torno da Terra.


Célebre astrônomo, geografo e matemático, supõe-se que Ptolomeu tenha nascido em Tolemaida Herméia, colônia grega do Egito. Desconhece-se o ano, mas, com base em suas observações astronômicas, pode-se estabelecer com certeza quase absoluto que viveu em Alexandria, o mais importante centro cultural da época, de 127 a 145. Nesse período, seu trabalho atingiu o apogeu,talvez tenha trabalhado até o ano 151. Segundo a tradição árabe, Ptolomeu morreu aos 78 anos de idade.
Com seus estudo e seu livros Ptolomeu contribuiu para todos os ramos do saber científico. Infelizmente, parte de seus escritos perdeu-se: os que restam, no entanto, são suficientes para documentos
para documentar a importância do seu trabalho.


Sua obra mais importante é a síntese matemática, compêndio astronômico composto de 13 livros, nos quais apresenta e desenvolve argumentos a favor da teoria geocêntrica do universo. A obra passou a ser chamada pelo nome de  O GRANDE ASTRÔNOMO. No século IX, os astrônomos árabes usavam o superlativo MAGISTE (O MAIOR ) para se referir a obra. Desse termo, ao qual foi acrescentado o artigo árabe AL, surgiu nome ALMAGESTO ( A1-MAGISTE), com a qual a obra é conhecida hoje.
O trabalho de Ptolomeu na matemática foi muito importante e revela seu profundo conhecimento de geometria.
Preparou também um calendário no qual dava a hora em que várias estrelas apareciam e desaparecem no céu, no alvorecer e no crepúsculo.

GALILEU GALILEI:
1564-1642
foi  um físico, astrônomo e filosofo italiano. Foi o mais velho dos sete filhos do Alaudista ( músico italiano, teve um importante papel na revolução musical da polifonia medieval para a modulação harmônica) e de Giulia Ammannati.
Nascimento: 15\02\1564- Pisa Itália
Falecimento: 08|janeiro 1642
Educação; Universidade de Pisa- 1581-1585
Filhos: Maria Celeste, Vicenzo Gamba, Livia Galilei
Desenvolveu os primeiros estudos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo.
Descobriu a lei dos corpos e enunciou o príncipio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana.
Estas descobertas contribuíram na defesa do heliocêntrismo
No início do século XVII, o italiano GALILEU GALILEI aperfeiçoou uma luneta e a utilizou para observar os astros com mais detalhes. Entre suas descobertas estão a existência de crateras e montanhas na Lua, as manchas do Sol, as primeira imagens dos anéis de Saturno e as luas de Júpiter


Museu de astronomia de Ciências Afins ( Mast ), Rio de Janeiro

Voce sabia que os instrumentos de observação, como as lunetas e os telescópios, ( instrumento utilizado pelos astrônomos para estudar astros. Com ele é possível observar muitos astros que não são visíveis a olho nu. Existem vários tamanhos de telescópios espaciais )
Satélites artificiais e sondas foram colocados na órbita ( caminho que um astro percorre em torno de outro )terrestre ou lançados no espaço para explorar astros.
Atualmente, telescópios espaciais, como o Hubble, são fundamentais na exploração do Universo. Como estão fora da camada de ar que envolve a Terra  atmosfera ) esses telescópios enviam para a superfície terrestre muitas informações  sobre o Universo.

Já pensou trabalhar nesta área, se já pensou o que tem que fazer é fazer um curso de graduação em astronomia do Brasil, na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ), que existe desde 1958 no Observatório do Valongo. A outra é fazer um curso de física comum mas com habilitação em astronomia, como o que existe na USP ( Universidade de São Paulo )

SISTEMA SOLAR



Hoje sabemos que o Sistema Solar é formado por uma estrela principal o Sol, e por outros astros que giram ao redor do Sol, entre eles, planetas e satélites. A Terra é um dos planeta~es desse sistema e a Lua, um dos satélites.
O Sistema solar pertence á galáxia denominada Via Láctea. Parte da Via Láctea pode ser observada a olho nu. A aparência dela no céu é uma faixa esbranquiçada, o que deu origem ao seu nome, que significa " caminho de leite ".

Não se sabe ao certo o tamanho do Universo, mas estima-se que ele seja tomado por milhares de galáxias.
O Sistema Solar possui oito planetas, e cada um deles descreve uma órbita em relação ao Sol.
Dos planetas do Sistema Solar, apenas Urano e Netuno não são visíveis a olho nu. Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, ao refletirem a luz do Sol, brilham no céu, parecendo uma estrela..
Vênus, por ser o planeta mais próximo da Terra, é o mais visível, aparecendo no céu ao nascer do Sol e pouco antes do pôr do sol, por isso é conhecido como estrela-d'alva ou estrela vespertina.( relativo ao périodo da tarde )
Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar,e Mercúrio é o menor
A galáxia que habitamos possui mais ou menos cem bilhões de estrelas. Poucas estão próximas de nós, a estrela mais próxima do Sistema Solar é a Próxima Centauri.
Essa galáxia pode ser comparada com uma cidade observada de um local distante durante a noite. 
Constelação é uma região do céu que contém um conjunto de estrelas que recebe esse nome. O nome da constelação, muitas vezes, deve-se às figuras que podem ser imaginadas observando-se a distribuição dessas estrelas onde estão localizadas.
O cruzeiro do Sul é um conjunto de estrelas que podemos identificar com mais facilidade. E ele é formado por várias estrelas, e cinco delas podem ser vistas a olho nu: quatro estão dispostas em forma de cruz e uma delas é conhecida como " intrusa " ou " intrometida ".