sábado, 12 de novembro de 2016

XIITAS E SUNITAS,





XIITA- é uma seita do Islamismo, que significa " partidários de Ali ". Os xiita consideram Ali ( o primo e genro do profeta Maomé ) o sucessor legítimos da autoridade islâmica. A seita xiita considera ilegítimo os sunitas, outra seita do Islã, que assumiram a liderança da comunidade muçulmana, após a morte de Maomé.


símbolo xiita
Predominância de xiitas é no Iraque e Irã

Sunitas- são os povos seguidores do Islamismo, conhecidos como " Povo do Suna e da Coletividade " O nome deriva do fato de afirmarem seguir o " Suna " ou " caminho Percorrido " (nome dado às palavras e atos de Maomé e seus primeiros seguidores ), e também por afirmarem seguir os caminhos da coletividade de muçulmanos.

símbolo sunita


Predominância de sunitas: Arábia Saudita, Egito e Indonésia

Curdos- o povo curdo aspira conquistar independência política do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A  luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia.



bandeira curdos


Sunitas, xiitas e curdos; quem é quem no mundo árabe, é importante conhecer o que eles defendem, compreender o porque dos conflitos que assolam alguns países do Oriente Médio.
Uma das regiões mais conflituosa do mundo, o Oriente Médio, se estende desde o leste do Mediterrâneo até o golfo Pérsico e engloba pelo menos 18 países:
Afeganistão;
Arábia Saudita;
Bahrein;
Catar; 
Chipre;
Egito;
Emirados Árabes Unidos;
Iêmen;
Israel;
Iraque;
Jordânia;
Kuwait;
Líbano;
Omã;
Palestina;;
Síria e 
Turquia.
Devemos entender a diferença entre grupos religiosos e grupos étnicos:
Há distintos níveis de diferenciação entre os povos que vivem na região.
Os xiitas e sunitas são duas vertentes do islamismo, ou seja grupos religiosos.
Já os árabes e os curdos são grupos étnicos e linguísticos. No Iraque esse são os dois maiores grupos da etnia.
Bem, bom vamos lá, explicar algumas coisas, com a morte de Maomé em 632, ocorreram violentas disputas entre seus sucessores, os Califas ( eram líderes islâmico, sucessor do profeta Maomé. Os islâmicos geralmente consideravam os quatro primeiro califas como iluminados ).
Os quatro primeiros califas foram eleitos entre os parentes de Maomé. Em 661, o quarto califa, de nome Ali e genro de Maomé foi assassinado.
Os muçulmanos então se dividiram quanto à sucessão; uns defendiam:
a)que somente um membro da família de Maomé podia sucedê-lo;
b)para outros, isso não era necessário.
A vitoria nessa disputa coube a um governante da\S[iria que não era parante de Maomé. A minoria dos muçulmanos revoltou-se, pois queria que o sucessor fosse um dos filhos do califa assassinado.
Essa minoria formou a seita xiita (ramo de determinada religão ) para a qual só os parentes de Maomé podem liderar os muçulmanos.
Além disso, os xiitas, acreditavam que o líder ( político e religioso ) possui proteção divina contra o erro e o pecado.
A maioria dos muçulmanos, por sua vez formou a seita sunita. Atualmente os sunitas são maioria em quase todos os países muçulmanos. O irã e o Iraque etão entre os poucos países muçulmanos de maioria xiita.
Então ficou claro pra vocês o islamismo foi dividido após a morte de Maomé, iniciando uma disputa sobre quem ocuparia a liderança da comunidade islâmica. Apesar das divergência eles compartilham de crenças e práticas fundamentalistas, como a fé no Alcorão e a regência da Sharia ( conjuntos de leis islâmicas que são baseadas no Alcorão e responsáveis por ditar as regras de comportamento do muçulmano, mas Estados têm interpretações sobre as punições ).
Hoje cerca de 90 por centos dos muçulmanos, ou 900 milhões deles, são sunitas. Já os xiitas são compostos por uma média de 120 e 170 milhões.
Essa divisão só tem gerado conflitos e mais conflitos principalmente em países como Líbano, a Síria, o Iraque e o Paquistão.

Que fique claro que em termos de lei, ambas as seitas seguem a Sharia, mas com interpretações diferentes. Cada país tenta conciliar os costumes locais com o islã.
O que diferencia é o peso que cada uma aplica a forma como a Sharia é interpretada.

Uma coisa comum é o casamento ou divorcio as leis paras ambas as seitas são bem parecidas.

Mas quando se trata sobre leis criminais são diferentes.

No Irã, 
que é xiita a pena mais aplicada é a forca.

Na Arábia Saudita 
que é sunita as sentenças variam,
1-abandono de fé o condenado é decapitado com uma espada 
2-enquanto por adultério, a pena é a morte por apedrejamento.

Por tanto as diferenças entre os dois grupos estão mais nos campos de doutrina, rituais, lei, teologia e organização religiosa.

Seus líderes parecem constantemente estar competindo entre si.

Diferenças entre sunitas e xiitas:

a)peregrinação a Meca, um dos rituais compartilhados entre as duas vertentes do islamismo
b)membros das duas vertentes coexistem há séculos e compartilham muitas práticas e crenças fundamentais
c)apesar de se misturarem pouco, há exceções urbanas do Iraque, onde há casamentos entre sunitas e xiitas e eram comuns até recentemente

As diferenças entre os dois grupos estão mais nos campos da doutrina, rituais, lei, teologia e organização religiosa.

Devemos saber que a Arábia Saudita, de maioria sunita, é rival tradicional do Irã, a grande potência xiita no Oriente Médio, que monitora com grande interesse as minorias xiitas em outros países.
Os dois grupos religiosos são responsáveis pela maioria dos confrontos entre civis.

Um terceiro grupo os curdos de origem indo-européia,

 são um grupo étnico à parte neste atual conflito no Iraque. Formado pela populações originário da região do Curdistão atualmente dividido por Iraque ( ao norte ) Irã, Síria e Turquia, o grupo é minoria no Iraque, e compõe 15% da população.
.  
Os curdos reivindicam a criação de um Estado próprio, e devem ter um referendo neste ano para determinar uma nova fronteira para sua zona de influência.

Os sunitas árabes tomaram o controle da região hoje conhecida como Iraque por volta do século XVI ( na época do Império Otomano ) e dominaram a política nacional desde a criação formal  do país em 1920.
Depois que o partido de Baath de Saddam Hussein tomou o poder em 1968, ele recebeu apoio crescente dos clãs árabes sunitas no noroeste do Iraque.
Os xiitas foram muito oprimidos durante o regime ditatorial de Saddam ( 1979-2003 ) que era de origem sunita. Agora sem o ditador e sua política nas ruas, muitos xiitas estão revidando as agressões e humilhações sofridas durante aqueles anos. Os sunitas sentem-se vítimas dessa nova onda de violência e também revidam formando uma espiral de ataques terroristas por todo o país.

Ao logo da história a relação entre os dois grupos houve períodos de maior ou menor conflito.

A relação começou a ficar tensa em 1979, com a chegada ao poder no Irã do Aiotolá Khomeini e a instauração de um regime teocrático xiita que pretendia exportar sua revolução a toda a região. O triunfo de Khomeini marcou a eclosão dos movimento políticos islâmicos de ambos os lados. A utilização da religião se multiplicou.

Putz a religião se tornou uma ferramenta de mobilização popular em uma batalha em que é acima de tudo.

Em uma região
 onde as fronteiras nacionais
 são resultados
 do jogo de equilíbrios entre potências coloniais,
 a atribuição religiosa
 é 
frequentemente o elemento de identidade mais forte.

Devemos entender
 que por trás de alguns dos conflitos atuais
 se esconde 
a velha rivalidade entre Irã e a Arábia Saudita 
pela supremacia
 na região do Golfo Pérsico.

Essa dinâmica também é evidente no Iraque, de maioria xiita, 
mas governado por uma elite sunita,
 e que o
 Irã quer transformar em um satélite.

Absurdo o reino saudita, considera os xiitas hereges,
 só coloca mais lenha na fogueira
 e com o Estado Islâmico
 para quem os xiitas são infiéis que precisam ser erradicados e contra quem estenderam combate

O islamismo é hoje a segunda maior religião do mundo, e os muçulmanos parecem estar prestes a passar os católico em número de seguidores. Os muçulmanos encontram-s espalhados por diverso continentes.
A língua árabe estima-se que atualmente cerca de 240 milhões de falantes. É fala como língua oficial em 26 pais:
E
 



Sei que muitas pessoas confundem Mundo Árabe com Mundo Islâmico. São muitos países árabes e islâmicos. 
Os países árabes estão divididos entre o Norte da África, Oriente Médio e Golfo Pérsico.
Já os países muçulmanos estão espalhados pelos continentes africano, asiático e pelo Leste Europeu.
Devemos salientar que a cultura islâmica: onde a civilização árabe medieval foi, sobretudo urbana e comercial. Com o comércio os árabes promoveram a circulação de ideias e conhecimentos: foram eles que introduziram na Europa a bússola, o papel e a pólvora, inventadas pelos chineses. Além disso, produziram conhecimento sobretudo no campo da Medicina, da Matemática e da Química.
Na Medicina descobriram o contágio por meio da água, da comida e das roupas e identificaram as causas de várias doenças contagiosas, como a varíola e o sarampo.
Além disso o sistema de numeração do nosso dia foi inventado na Índia, mas foram os árabes que o aperfeiçoaram e divulgaram; por isso é chamado de indo-arábico, daí também os número que usamos serem chamados de algarismos arábicos.
Devemos lembrar os ataques ou atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, foram ataques suicidas contra os Estado Unidos, coordenados pela organização fundamentalistas islâmica al-Qaeda em 11 de setembro de 2001.
Como sabemos na manhã daquele dia dezenove terroristas sequestraram quatro aviões comerciais de passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do complexo empresarial do Word Trade Center na cidade de Nova Iorque, matando todos a bordo e muitas das pessoas que trabalhavam nos edifícios. O terceiro avião de passageiros colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O quarto avião caiu em um campo aberto. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos.
Os Estados Unidos responderam ao ataques com o lançamento da Guerra ao Terror; o país invadiu o Afeganistão para derrubar o Taliban, que obrigou os terroristas da al-Qaeda o  mais triste
Por isso e por mais hoje um sobrenome árabe, uma barba ou apenas um turbante, que são seguidores de Osama Bin Laden, pois este atentado de 11 de setembro legado desses ataques foi o despertar de um preconceito feroz contra árabes e muçulmanos.
E assim, uma febre perigosa, como uma praga dos tempos modernos espalha-se pelo planeta.
Bem espero que vocês compreenda a distinção básica: sobre árabes,curdos, turcos são grupos étnicos. Enquanto os xiitas e sunitas são seguidores de correntes do islamismo.
Portanto nem todo muçulmano é árabe, nem todo árabe é muçulmano.
Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. 
Mais de 90 por cento da população do Oriente Médio professa o islamismo.
Para terminar centros importantes que você deva saber:

MECA
É a cidade mais sagrada para todos os muçulmanos. Ali está o santuário da Caaba, local de peregrinação anual, construído por Abraão, o patriarca bíblico. Todo fiel deve fazer suas cinco orações diárias voltado para Meca.

JERUSALÉM
o maior centro de tensão do Oriente Médio é a terceira cidade mais sagrada para os sunitas ( cristãos e judeus )

KARBANA
santuário xiita onde está o túmulo de Hussein, neto de Maomé. Ele acreditava ser o sucessor do profeta. Seu assassinato marcou o cisma entre os xiitas e os sunitas 

NAJAF
a cidade é o terceiro local de adoração dos xiitas. Lá esta o túmulo de Ali genro de Maomé e pai de Hussein

MEDINA
guarda os restos mortais do profeta Maomé e foi a cidade para onde o profeta fugiu. Essa fuga, no ano de 622, é chamada de Hégira e marca o início do calendário muçulmano. É o segundo local mais sagrado para qualquer fiel do Islã

MASHAD
é onde está o túmulo do imã Ali al Rida, mártir para os muçulmanos xiitas.

Devemos lembrar que 80 por cento são árabes, 15 por cento curdos e 5 por cento são turcomanos e outros. Mais de 95 por cento é muçulmana ( maioria xiita )hoje, compreender 

Finalizando este Oriente Médio é um barril de pólvora, um continente explosivo. Um verdadeiro inferno. Uma era das incertezas.
É impossível compreender esse mundo cada vez mais complexo. Um mundo cheio de contradições oposições religiosidade fanatismo. Como fazer e combinar e buscar a paz entre as diferentes representações.. So vemos conflitos entre grupos humanos por questões políticas, econômicas, culturais e religiosas ou étnicas. Podemos dizer que nesse conjunto geopolítico, os motivos causadores de conflitos sejam semelhantes.
Devemos lembrar que a intolerância religiosa desencadeiam massacres sociais.














quarta-feira, 12 de outubro de 2016

REVOLUÇÃO FRANCESA

14/07/1789

LIBERDADE, FRATERNIDADE,E IGUALDADE




A palavra revolução significa uma evolução, transformação, uma mudança rápida, violenta e radical. Assim toda vez que você ouvir a palavra revolução, pense sempre em mudança que afetam a vida de milhares de pessoas.
14 de julho de 1789, marca o início da Revolução Francesa , com a tomada da Bastilha. Por que a Bastilha!!!! simplesmente porque a Bastilha era uma prisão onde eram encarcerados os que se opunham ao rei.
Eis uma imagem da Bastilha


Ta claro o que significa revolução e porque os revolucionários tomaram a Bastilha....
Um antiga frase diz que " a pena fere mais do que a espada ".As vezes, as ideias transmitidas por escrito atingem seu alvo com mais força. Foi o que aconteceu na França no século XVIII produziram-se muitos textos que criticavam o rei e os privilégios da nobreza, instigando o povo a luta.
A história nos diz que os grande pensadores iluministas estimularam a população a se revoltar-se contra o rei, mas não foram eles os mais populares, os escritores que tiveram mais influência  eram bem menos famosos e mais pobres que aqueles ilustres pensadores
Seus textos eram considerados subliteratura, mas atingiam em cheio o gosto popular. Eram panfletos, livretos e jornaizinhos que circulavam clandestinamente, distribuídos pelas praças e cafés. Muitos destes textos ridicularizavam de forma grosseira figuras da nobreza e do alto clero.


Essa é uma caricatura DA ÉPOCA mostrando a posição de cada indivíduo. Essa caricatura demonstravam tratar de uma crítica a sociedade francesa do final do século XVIII. É um camponês que carrega um elemento do clero e um nobre. Estes são os privilegiados

A Revolução Francesa é considerada até os dias atuais como um dos mais importantes e revolucionários movimentos de toda a história, tanto que seus ideias foram inspiradores para vários outros movimentos em todo o mundo assim como a própria Inconfidência Mineira no Brasil Colônia.
Diferentemente de outros movimentos da época na Revolução Francesa a participação foi geral dos padres desempregados, comerciantes de pequenos espaços, os camponeses à nobreza e ao próprio clero, formado pelos abades bispos, cônicos e pelos sacerdotes com menor poder aquisitivo.
Para você entender porque aconteceu a revolução francesa precisa saber:
1-como era a França;


2-quem governava;


Luis XVI e esposa

3-como era a economia, e como sua população vivia.



Antes de ser um fenômeno puramente francês, a Revolução pertence ao mundo.
Bem vamos la e espero que entenda o que vou explicar.
Nesta época em grande parte da Europa quem governavam os países eram os reis.

A França antes da Revolução Francesa:

a)Política: rei absolutista

b)Economia mercantilista, onde o rei interferia na economia, a burguesia muito descontente

c)sociedade: 20 milhões viviam no campo e 5 milhões na cidade. Esta sociedade dividida em 3 Estados ou seja 3 classes sociais

Passo a passo para entender essa parafernalha toda

Então a forma de governo era: MONARQUIA ABSOLUTA


a) política:forma de governo: MONARQUIA ABSOLUTA: o que significa que quem manda é o rei. A vontade do rei é lei. O rei tem poder de vida e de morte sobre todos. Era um regime político no qual como disse o rei tinha todos os poderes concentrado em sua mão. O rei não tinha limites, governava de acordo com sua vontade. Seu poder era hereditário ( que passava de pai para filho) e vitalício ( enquanto vivesse ).
Portanto o rei com poderes totais comandava a justiça, a economia a sociedade. O rei não tinha limites, também determinavam a religião do povo e perseguiam os de religião contraria.
Da pra imaginar o que é isso o uso da violência e injustiça para governar altos gastos para manter o luxo nas festa das cortes.
Vôce sabe quem governava a França na época da revolução: LUIS XVI E MARIA ANTONIETA


[
b)economia: estuda os processos de produção, distribuição, acumulação de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança. No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade .
O conceito de economia engloba de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com o valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.
A economia francesa era baseada principalmente na agricultura, mas a manufatura e o comércio ( atividades urbanas ) já eram bem desenvolvidas. A produção manufatureira continua sujeita as regras das corporações de ofício ( que haviam surgido e se organizado na Idade Média ). As regras das corporações atrapalhavam o desenvolvimento econômico, impedindo o uso de novas técnicas na produção.
O rei absolutista com a política econômica mercantilista, interferia na economia, estabelecendo monopólios, impedindo a concorrência e a ampliação dos negócios da burguesia. A maior parte da burguesia estava descontente, pois eram poucos os burgueses aos quais o rei concedia privilégios econômicos.
O sistema vigente na época antes da Revolução Francesa era o Mercantilismo.

Vamos tentar explicar como esse sistema econômico funcionava :
1-interferência dos reis na economia;
2-valorização do comércio;
3-balança comercial favorável ( exportar mais do que importar )
4-protecionismo alfandegário ( criação de impostos taxas para barrar a entrada de produtos estrangeiros;
5-exploração das colonia 

  • Vamos la pra ver se entendeu o conceito da época
  • Tínhamos um Estado Forte ( o rei )

  • O que faz este rei             protege a economia

  • Como protege               diminuindo as exportações
  •                                      e aumentando a exportação.

  • Como assim:                aumenta as taxas alfandegárias                              aumenta a exportação de manufaturas
  •                              e monopolizando suas colonias

Espero que tenha entendido.

Eu não concordo com essa economia, a economia deve caminhar com seus próprios passos de acordo com a oferta e com a procura. Reflita. Mas vamos la continuar o que estamos explicando

c)Sociedade:é o total de pessoas existente em um pais, com seus costumes, hábitos, crenças, cultura, política, língua, leis etc.
A França era na época um país predominantemente agrícola, a sociedade era agrária em sua maioria. Havia aproximadamente 25 milhões de habitantes dos quais 20 milhões viviam no campo . havia camponeses livres, mas muitos eram servos submetidos as regras feudais. Os camponeses trabalhavam nas terras que pertenciam a nobreza e a Igreja.




Na organização social do Antigo Regime dividia-se assim:

PRIMEIRO ESTADO: era composto pelo alto clero ( filhos de nobres ) e baixo clero ( filhos de pessoas do 3 Estado );

SEGUNDO ESTADO:composto pela alta nobreza ( dona de muitas terras, muitos desses nobres viviam na corte junto com o rei ) e a baixa nobreza ( dona de pequenos feudos, viviam no campo );

TERCEIRO ESTADO:correspondia ao restante da população.
Essa estrutura barrava a ascensão até mesmo dos setores burgueses, uma vez que os privilégios, honras e títulos estavam reservados a nobreza e ao alto clero. Apenas alguns elementos da alta burguesia, mediante compra de títulos de nobreza, quebraram essas barreiras: constituíam a Nobreza Togada.
Assim o terceiro Estado os burgueses dividiam-se em alta burguesia ( banqueiros e grandes empresários do comércio e da manufatura ) e média e pequena burguesia ( profissionais liberais, donos de pequenas lojas e oficinas artesanais ) e as camadas populares ( assalariado do campo e da cidade, os servos chamados sans-cullottes, os desempregados e subempregados das cidades ).
As pessoas nasciam dentro de um determinado Estado. Por exemplo, o filho de uma serva nascia servo e iria permanecer no 3 Estado. O filho de um burguês nascia como membro do 3 Estado e, mesmo que fosse milionário continuava sempre nesse mesmo estado social.
Ah outra coisa os membros do clero e da nobreza näo pagavam impostos, podiam ocupar altos cargos públicos, e eram julgados em tribunais especiais.
Os integrantes do 3 Estado pagavam todos os impostos e, assim sustentavam o governo e todos os nobres e cléricos que recebiam pensöes do governo.
Um absurdo, viu como era difícil viver nesta época, näo que seja muito diferente hoje; pois a desigualdade ainda hoje é gritante.

A REVOLUÇÄO APREGOAVA LIBERDADE, FRATERNIDADE E IGUALDADE, mas as pergunta pra quem? para a França ou para o Mundo?
Vejamos no, Brasil como esses ideais refletiram no Brasil, ainda hoje encontramos famintos, pessoas sem terras, crianças abandonadas, índios discriminados, como também as mulheres, os negros apesar da Constituição de 1988 no Brasil, deu pra sentir que a maior parte da população sempre a margem de tudo. Me pergunto até quando viveremos desta maneira, quando será que este povo acordará.
Porque digo isto é que em 1789 os revolucionários franceses levantaram a bandeira Liberté, Egalité, Fraternité. O terceiro estado queria o fim dos privilégios do Clero e da Nobreza. Queriam esta liberdade para realizar seus negócios, queriam alem disso participar do poder político isso nos permite compreender o lema da Revolução Francesa que citamos acima. Mas apesar de seus ideais continuamos assistindo no mundo inteiro fome, miséria, violência em várias regiões do mundo.

Mas não sei se você sabe e me pergunto e pergunto a vocês: será que as revoluções mudam tudo...... Claro que após uma revolução, muitas coisa mudam ou deixam de existir, mas outras se conservam. Deixo uma pergunta será que a Revolução Francesa extinguiu todos os privilégios.

Diante de tanta crise, diante de tantos problemas o Rei convoca os Estados Gerais ( era o nome de uma assembléia que reunia representantes dos três estados.
Fases da revolução francesa:
1-Assembléia Nacional Constituinte ( 1789-1791)
neste período tivemos :
a queda da Bastilha;
a revolta camponesa;
o fim dos direitos feudais;
a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
a constituição Civil do Clero;
a fuga do rei

2-Monarquia Constitucional ( 1791-1792)
neste período tivemos:
a Constituição de 1791;
a contra-revolução e a guerra contra a Áustria e a Prússia;
a prisão do rei;
a República

3-Convenção Nacional ( 1792-1794)
neste período tivemos:
os grupos políticos-partidários;
a execução do rei;
a primeira Coligação contra  a França;
o Comitê de Salvação Pública
o período do Terror - realizações;
0 golpe do termidor

4-Diretório ( 1795-1799)
neste período tivemos:
a ascensão do pântano;
a nova Constituição;
0 18 brumário ( golpe de Napoleão Bonaparte )

Não vou explicar essas fases se houver interesse e só pesquisar fase por fase que encontrará as respostas que procura.
Posso afirmar que na abertura do Estados Gerais, pode-se notar uma sociedade francesa era uma sociedade em que pequena parte da população possuía privilégios. Não muito diferente de hoje aqui no Brasil.
Temos como resultado da Revolução Francesa a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a qual esta calçada nos princípios iluministas de liberdade e igualdade:
1-os homens nascem e permanecem livres e iguais em todos os direitos: ( será ).
2-foram abolidos os direitos feudais, marcando a libertação de todos os servos, deixaram de ser preso a terra e tornaram-se pessoas livres.
Portanto a partir da abolição dos direitos feudais a sociedade francesa deixou de ser organizada em estamentos, onde a posição era determinada por seu nascimento. A sociedade passou a ser organizada em classes sociais de acordo com a diferença de riqueza. Com isso desapareceu os privilégios que antes eram desfrutados pelas pessoas do Clero e a Nobreza.

Me pergunto Liberdade Fraternidade e igualdade para quem....... Em 1789, quando os revolucionários franceses levantaram a bandeira simbolizando Liberté, Egalité, Fraternité, hoje mais de 200 anos se passaram e a humanidade assiste apaticamente à fome e a violência racial em várias regiões da África, ao neonazismo, aos conflitos étnicos na Europa, enfim tantos genocídios que o homem vem cometendo contra o próprio homem.
Você sabia que os conceitos de direita e esquerda tem origem nas reuniões dos Estados Gerais e da Assembléia Nacional Francesa. Os contra-revolucionários, aristocratas e absolutistas que se sentavam à direita no plenário, tornaram-se conhecidos como "a direita "; os revolucionários ou patriotas ocupavam os lugares à esquerda . 

Bom pra finalizar e pra você pensar:
O conhecimento histórico, que faz pensarmos;
o que leva um povo a se rebelar contra o governo ;
uma sociedade em que as aptidões e os esforços do indivíduo não são levados em consideração;
motivos que levam o povo a desejar uma constituição;
como essa constituição deve ser elaborada;
qual o papel desempenhado pelas multidões;
quando e como são utilizados a mobilização popular;
porque quando isso acontece essas mobilizações nunca correspondem às expectativas do povo.

Pense reflita e veja qual seu papel nesta sociedade quem sabe teremos um país melhor que olhe pra ti e pra todos.
.

segunda-feira, 25 de abril de 2016



 IMPERADORES FIZERAM LOUCURAS

VOCÊ SABIA

Um império muito louco

Soberanos eram tão pirados que um chegou a se castrar em público

Uma demência cavalar


vamos conhecer estas loucuras 

eu eim


Putz parece mentira, parece incrível, inacreditável, maluco, mas que muitos imperadores aprontaram, parecem nosso políticos só confusão, só roubo, enfim, não da para acreditar e nem pensar que isso aconteceu a tanto tempo:

cavalos com altos cargos;
assassinato;
paranoia;
mau gênio
paixão;
castração em público;
governantes sem muita reputação;
envenenamentos;
fraticídios ( ação culposa de matar o irmão ou irmã ),
e
parrícidios ( homicídio praticado pelo filho contra o pai );
comportamentos extravagantes;
crueldade com familiares e estranhos;
gula e embriagues descontroladas

UM IMPÉRIO EM DECADÊNCIA.


Atitudes de imperadores e senadores inconsequentes e malevolentes ontem e hoje.
O que vamos relatar passou a milhares de anos, portanto os nosso valores, nosso costumes, são diferentes daquela época, mas persisto em dizer que a confusão e a malevolência era generalizada e a mesma da ´nossa política. Não consigo ver muita diferença entre os antigos governantes e os de hoje.
Que tal darmos um desconto e sem julgar os valores de antigamente com os nosso valores ficar conhecendo o que aconteceu a milhares de anos.

AI VAI:

CALÍGULA

ÉPOCA: 37 A 41 d.C.



Caio Júlio César Augusto Germânico, também conhecido como Caio César ou Calígula, foi imperador romano de 16 de março de 37 até o seu assassinato, em 24 de janeiro de 41. Foi o terceiro imperador romano e membro da dinastia júlio-claudiana, instituída por Augusto. Ficou conhecido pela sua natureza extravagante e cruel. Foi assassinado pela guarda pretoriana em 41, aos 28 anos.
A sua alcunha Calígula, `a qual significa "botinhas", foi posta pelos soldados das legiões comandadas pelo pai, que achavam graça em vê-lo mascarado de legionário, com pequenas cáligas ( sandálias militares ) nos pés.

INCITATUS:
                                    seu cavalo


Se foi verdade ou não quem sou eu para contestar, boato ou não foi registrado nos anais da história por ter nomeado seu cavalo INCITATUS como cônsul, alto cargo de oficial, tinha como função comandar exércitos.Seu cavalo lhe era mais querido do que qualquer ser humano. Além de lhe oferecer uma mangedoura de marfim, Calígula levava o animal consigo para as orgias de que tanto gostava.A fim de dispor de um local adequado para celebrar as lendárias festas, mandou construir dois enormes barcos de 74 metros de comprimento que permaneciam atracados nas margens do Nemi, um pequeno lago próximo de Roma.


ABSURDO

OU

 NÃO

 TAI A HISTÓRIA PARA NOS CONTAR


Calígula ficou famoso pela sua crueldade, teria determinado que criminosos fosse servidos como refeição para os animais selvagens
Foi acusado também de ter transado com suas três irmãs
VERDADE OU MENTIRA FOI REGISTRADOS NOS ANAIS DA HISTÓRIA





CLAUDIO



ÉPOCA:41 A 54 d.C

Tibério Cláudio César Augusto Germânico, foi o quarto imperador romano da dinastia júlio-claudiana, e governou de 24 de janeiro de 41 d.C. até sua morte em 54.
Nascido na atual Lyon, na Gália, foi o primeiro imperador romano nascido fora da península itálica.
Ele era manco e levemente surdo, tinha falta de experiência militar.
Claudio sob ao trono imperial em 41.d.C.,após o assassinato de seu sobrinho Calígula pela guarda pretoriana.
Foi casado quatro vezes, e em nenhum destes casamentos foi feliz. As duas primeiras mulheres foram repudiadas e a terceira, Messalina, foi executada por traição, adultério, libertinagem e acusação de conspiração. Foi com Messalina que Claudio teve os seus dois únicos filhos, Britânico e Otávia, que casaria com o irmão adotivo, o imperador Nero.
No final da vida, Cláudio tornou-se bastante permeável à influência de Agripina, sua quarta esposa. Por causa desta ele deserdou o seu próprio filho e nomeou o enteado Nero como seu sucessor.
Desconfiado de que sua esposa promovia orgias com os amantes ele teria ordenado que ela fosse executada juntamente com 300 suspeitos de participar das festinhas ( eita mulher fogosa ).
Tinha como diversão o hábito de assistir às sessões onde os criminosos eram torturados até a morte.Também tomava decisões folclóricas, como autorizar a livre flatulência durante os banquetes , ou seja liberou geral o pum ( eita fedentina ). E chegou a publicar um decreto para que a população não reprimisse as ventosidades.
Imaginou se esta moda pega nos bailes funks, nas festas, nos eventos nos metros e ônibus coletivos, eu eim que loucura muita maluquice.
Difícil de acreditar mas a história esta ai contando um passado bem passado, diz nos anais da história que este imperador matou a família e foi ao senado.......que frieza, como pode.....até onde é verdade.......mas vamos lá.


NERO 


ÉPOCA:54 A 68 d.C

Você sabia que Nero foi responsabilizado pela morte de sua própria mãe Agripina, com quem se dizia que mantinha uma relação incestuosa. Assassinou a primeira mulher, Octávia, da qual se divorciara para casar com Popeia Sabina. Envenenou, Sexto Afrânio Burro, seu fiel pretoriano e homem de confiança por o ter criticado.Bonzinho este imperador, parece que tinha bom caráter e uma boa índole.......
Que loucura,
 como pode, que absurdo,
 mas a história esta ai para contar
 Que loucura como pode esse absurdo mas a história esta ai para contar.



Em 19 de julho de 64.d.C., Roma é assolada por um incêndio. Em meio a noite um fogo imenso perto do " Circo Máximo " devasta toda a cidade de Roma. Nas alturas de Roma observa a cidade em chamas recitando versos  e dedilhando a lira. Após esse terrível incêndio faria construir um novo palácio. A plebe acusa de ter provocado o incêndio para reconstruir Roma de acordo com seu gosto. O imperador déspota rejeitou a responsabilidade pelo desastre jogando a culpa sobre a minoria cristã. A partir de então começaria perseguições religiosas sem precedentes criando um clima de terror entre aquela comunidade.
Provavelmente não foi Nero quem provocou um incêndio arrasador em Roma, tinha um hábito macabro de lançar cristãos a cães ferozes e esfomeados que os despedaçavam vivo .Difícil de acreditar tanta loucura e bizarrices de um imperador cruel e narcisista.
Em 9 de junho de 68 d.C., declarado inimigo público pelo senado romano. Nero fugiu de Roma, este preparou-se para se suicidar com a ajuda do seu secretário, um escravo liberto, a quem ordenou que o apunhalasse quando um soldado romano se aproximava. As últimas palavras de Nero demonstraram o seu interesse pelas artes: "QUE ARTISTA FALECE COMIGO".
Com sua morte desapareceu a dinastia júlio-claudiana e o Império entrou num período de guerras civis conhecidas como o Ano dos Quatro Imperadores.
68 d.C.: Morre Nero,
 imperador que pôs fogo em Roma



DOMICIANO




ÉPOCA:81 A 96 d.C

Tito Flávio Domiciano, conhecido como Domiciano, foi imperador de Roma.
É descrito como um tirano cruel e paranoico, um dos imperadores mais odiado sendo comparado as suas ações com Calígula ou Nero.
Foi acusado de ter causado a morte do próprio irmão e de ter executado um primo além de esmagar com violência e crueldade qualquer tentativa de rebelião.
Considerado paranoico e raivoso, Domiciano via suspeitos de conspiração por todos os lados, tratando-os como inimigos a serem exterminados. Implantou um regime de terror contra membros importantes do Senado e exigia ser tratado como um deus. 
Inteligente e trabalhador, o que botou a perder foi seu orgulho. Ciumento desconfiado e egoísta chegou a forrar as paredes dos seus palácios com espelhos para poder ver tudo o que acontecia ao seu redor e, e sobretudo para descobrir se alguém pretendia atentar contra sua vida pelas costas.Acabou não conseguindo evitar ser assassinato numa conspiração promovida por sua mulher.
UMA MALUQUES SÓ NÃO ACHAM EITA COMO SOFRIAM OS ROMANOS

A sua morte marcou o final da dinastia flaviana, bem como a instauração da dinastia antonina.


CÔMODO






ÉPOCA:177 A 192 d.C


Lúcio Aurélio Cômodo romano aos 19 anos de idade, tornou-se uma das figuras mais representativas da perversão que o poder absoluto provoca nos homens. Cômodo dedicava-se as lutas de gladiadores, sendo ele mesmo um praticante nesta arte de matar. Morreu no ano 192 fruto de conspiração palaciana depois de um reinado de treze anos de terror



C�modo (161-192), imperador cruel e hedonista

Criado em meio ao vozerio dos acompanhantes militares e ao som das trombetas e gladiadores de guerra, decidiu-se pela espada e não pelo livro. Quanto mais o pai refletia, mais o filho se embestava.
Costumava descer à arena para lutar como gladiador em violentos espetáculos públicos. Mas, ao contrário do que acontecia nos combates comuns, o imperador não corria grandes riscos, seus adversários sempre o deixavam vencer e depois tinham as vidas poupadas.
Além de se achar um gladiador invencível. Cômodo acreditava ser o semideus Hércules e exigia que o adorassem como tal.
Pelo que percebemos nos relatos, Cômodo não passava de um lutador de meia tigela.Filho de Marco Aurélio não tardou a desiludir seus súditos exibindo um comportamento oposto ao do pai.
Vaidoso e libertino, deixou os assuntos públicos nas mãos de corruptos com os quais partilhava o dinheiro que roubava ao estado ( PARECE QUE TO VENDO ESTA CENA NO BRASIL ATUAL, PARECE QUE A HISTÓRIA NÃO MUDA NUNCA ELE É SÓ CÍCLICA ).
Era um fanático dos espetáculos no Coliseu. Cobrava ao erário público um milhão de sestércios por luta, o que esgotou a paciência do povo romano




CARACALA.....O GRANDE MALUCO





ÉPOCA:198 A 217 d.C

Marco Aurélio Antonino, conhecido como CARACALA,foi imperador romano.
Nascimento: 4 de abril de 188 d.C
Cônjuge: Fúlvia Plaucila
Assassinado em : 8 de abril de 217 d.C. Harã, Turquia
Casa: Dinastia severa
Filiação: Júlia Domna, Septímo Severo
Irmão: Geta




Mentalmente instável (211-217), foi um indivíduo colérico desde a adolescência.
Numa ocasião estava prestes a apunhalar pelas costas o pai em público.
Detestava o irmão Geta com quem teve de partilhar o trono e acabaria por assassinar em Roma juntamente com milhares dos seus partidários em 212.
A partir daí, não regressaria à cidade. Passou a vida em guerras e tentava imitar o seu ídolo, Alexandre Magno, passando a se vestir e a se comportar como o ídolo.
Um dos maiores absurdos ainda na adolescência com a instabilidade mental, em certa ocasião quase tentou esfaquear o pai pelas costas.
Detestava a esposa que condenou ao exílio e mais tarde mandou mata-la.



HELIOGÁBALO





ADOLESCENTE SODOMITA QUE FOI IMPERADOR E TRAVESTI



Reinado: ( 2188 A 222 )
Sucessor: Alexandre Severo
Dinastia: severa
Nome: Sexto Vário Avito Bassiano 
César Marco Aurélio Antonino Augusto como imperador.
Recebeu o cognome de Heliogábala após sua morte. Durante sua juventude, serviu como sacerdote do deus El-Gabal ( na província da Síria )


Começou  o reinado caracterizado principalmente por escândalos sexuais e controvérsias religiosas. 
Mostrou desrespeito às tradições religiosas romanas e tabus sexuais. 
Casou-se 5 vezes,
 levando favores dos bajuladores masculinos que se pensava popularmente terem intenções de serem seus amantes,
 e de que
 se prostituía no palácio imperial .
 Seu comportamento o distanciou da guarda pretoriana , do senado e dos cidadãos.
Heliogábalo, com apenas 18 anos,
 foi assassinado 
pelo seu primo Alexandre Severo,
 numa conspiração feita pela sua avó Júlia Mesa e os membros da guarda pretoriana.
Criou uma reputação
 como excêntrico, decadente. 
Dizia-se que abandonou a si mesmo para ter prazeres grosseiros e ser descontroladamente furioso. 
Com um comportamento pra lá de excêntrico, 
esse maluco
 castrou-se publicamente em nome de um culto religioso. 
O povo também acreditava que
 Heliogábalo era travesti,
 crença reforçada por seu costume 
de indicar para altos cargos
 rapazes que se destacavam só pela beleza.
Enquanto o caos reinava,
  dedicou-se de corpo e alma a todos os vícios e prazeres imagináveis 
com escravos, soldados, gladiadores e toda a espécie de homens.
 Para ter o máximo de parceiros 
em uma única noite,
 recrutou prostitutos nas ruas e instituiu campeonato
 onde o vencedor
 seria aquele que mais atraísse mais fregueses.
Passou a vestir-se, depilar-se e pintar-se como mulher. 
Passou a adotar voz e trejeitos femininos. Fez público oferecimento de enorme soma ao médico que conseguisse lhe implantar órgãos sexuais femininos . 

SE REALMENTE

 FOI FEITA

 OU 

NÃO

 NÃO SEI

Mas os romanos passaram a vê-lo como aberração que precisava ser banida do império.
Heliogábalo viveu apenas 18 anos e reinou somente 4 anos de mais completa anarquia, surrealista loucura e frenética luxúria que o mundo já vira.
Heliogábalo, o pior, o mais escandaloso e o mais imoral imperador que Roma teve em toda sua história.
Casou-se com um homem chamado Aurélio Zótico, um atleta, numa cerimônia pública no palácio imperial.Costa que mandou retirar seu sexo.
Finalmente ele reservou um quarto no palácio e lá cometeu as suas indecências, sempre nu à porta do quarto como fazem as prostitutas, e abanando a cortina pendurada em anéis de ouro, enquanto numa voz doce se oferecia aos que passavam.
Ese adolescente chegou ao poder por meio de um golpe de estado organizado por sua mãe.
Fim trágico decapitado jogaram seu cadáver no rio Tibre e sua mãe teve a mesma sorte.




Bom vimos o bastante,
 imperadores dementes, inconsequentes, irreverentes.

Júlio Cesar consentiu que erguessem uma estátua que o consagrava como Deus(44 a.C.).
Na Roma antiga a homossexualidade não estava presente apenas nas ruas entre os nobres, mas também dentro dos palácios.
Engraçado essa homossexualidade romana, pois o ato sexual com o dono e seu escravo era algo aceitável, desde que o cidadão tenha sua posição sexual como ativo na relação, caso contrário não estranho.
Os casos de estupros eram protegidos por lei, os adolescentes livres, homens e mulheres e casadas eram protegidas por lei a partir de 149 d.C.
Podemos perceber que a história deste imperador tem certas semelhanças com outros monarcas sendo o caso de Luís XIV, conhecido com rei Sol, onde sua homossexualidade aparece os relatos, mas o que motivou sua queda foi sua loucura e exagero abusando do poder como imperador.

Pergunta: 
Se ele Heliogábalo e os outros tivessem vivido nos dias atuais será
 que sua homossexualidade 
seria
 mais aceita.
Imaginem presidentes ou presidentas 
querendo mudar de sexo através de cirurgias 
pra mudança de sexo
 como seria isto