REVOLUÇÃO FRANCESA
14/07/1789
LIBERDADE, FRATERNIDADE,E IGUALDADE
14/07/1789
LIBERDADE, FRATERNIDADE,E IGUALDADE
A palavra revolução significa uma evolução, transformação, uma mudança rápida, violenta e radical. Assim toda vez que você ouvir a palavra revolução, pense sempre em mudança que afetam a vida de milhares de pessoas.
14 de julho de 1789, marca o início da Revolução Francesa , com a tomada da Bastilha. Por que a Bastilha!!!! simplesmente porque a Bastilha era uma prisão onde eram encarcerados os que se opunham ao rei.
Eis uma imagem da Bastilha
Eis uma imagem da Bastilha
Ta claro o que significa revolução e porque os revolucionários tomaram a Bastilha....
Um antiga frase diz que " a pena fere mais do que a espada ".As vezes, as ideias transmitidas por escrito atingem seu alvo com mais força. Foi o que aconteceu na França no século XVIII produziram-se muitos textos que criticavam o rei e os privilégios da nobreza, instigando o povo a luta.
A história nos diz que os grande pensadores iluministas estimularam a população a se revoltar-se contra o rei, mas não foram eles os mais populares, os escritores que tiveram mais influência eram bem menos famosos e mais pobres que aqueles ilustres pensadores
Seus textos eram considerados subliteratura, mas atingiam em cheio o gosto popular. Eram panfletos, livretos e jornaizinhos que circulavam clandestinamente, distribuídos pelas praças e cafés. Muitos destes textos ridicularizavam de forma grosseira figuras da nobreza e do alto clero.
Essa é uma caricatura DA ÉPOCA mostrando a posição de cada indivíduo. Essa caricatura demonstravam tratar de uma crítica a sociedade francesa do final do século XVIII. É um camponês que carrega um elemento do clero e um nobre. Estes são os privilegiados
A Revolução Francesa é considerada até os dias atuais como um dos mais importantes e revolucionários movimentos de toda a história, tanto que seus ideias foram inspiradores para vários outros movimentos em todo o mundo assim como a própria Inconfidência Mineira no Brasil Colônia.
Diferentemente de outros movimentos da época na Revolução Francesa a participação foi geral dos padres desempregados, comerciantes de pequenos espaços, os camponeses à nobreza e ao próprio clero, formado pelos abades bispos, cônicos e pelos sacerdotes com menor poder aquisitivo.
Para você entender porque aconteceu a revolução francesa precisa saber:
1-como era a França;
2-quem governava;
3-como era a economia, e como sua população vivia.
Antes de ser um fenômeno puramente francês, a Revolução pertence ao mundo.
1-como era a França;
Luis XVI e esposa
Bem vamos la e espero que entenda o que vou explicar.
Nesta época em grande parte da Europa quem governavam os países eram os reis.
A França antes da Revolução Francesa:
a)Política: rei absolutista
b)Economia mercantilista, onde o rei interferia na economia, a burguesia muito descontente
c)sociedade: 20 milhões viviam no campo e 5 milhões na cidade. Esta sociedade dividida em 3 Estados ou seja 3 classes sociais
Passo a passo para entender essa parafernalha toda
Então a forma de governo era: MONARQUIA ABSOLUTA
a) política:forma de governo: MONARQUIA ABSOLUTA: o que significa que quem manda é o rei. A vontade do rei é lei. O rei tem poder de vida e de morte sobre todos. Era um regime político no qual como disse o rei tinha todos os poderes concentrado em sua mão. O rei não tinha limites, governava de acordo com sua vontade. Seu poder era hereditário ( que passava de pai para filho) e vitalício ( enquanto vivesse ).
Portanto o rei com poderes totais comandava a justiça, a economia a sociedade. O rei não tinha limites, também determinavam a religião do povo e perseguiam os de religião contraria.
Da pra imaginar o que é isso o uso da violência e injustiça para governar altos gastos para manter o luxo nas festa das cortes.
Vôce sabe quem governava a França na época da revolução: LUIS XVI E MARIA ANTONIETA
Vôce sabe quem governava a França na época da revolução: LUIS XVI E MARIA ANTONIETA
[
b)economia: estuda os processos de produção, distribuição, acumulação de bens materiais. É a contenção ou moderação nos gastos, é uma poupança. No sentido figurado, economia significa o controle para evitar desperdícios em qualquer serviço ou atividade .
O conceito de economia engloba de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com o valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.
A economia francesa era baseada principalmente na agricultura, mas a manufatura e o comércio ( atividades urbanas ) já eram bem desenvolvidas. A produção manufatureira continua sujeita as regras das corporações de ofício ( que haviam surgido e se organizado na Idade Média ). As regras das corporações atrapalhavam o desenvolvimento econômico, impedindo o uso de novas técnicas na produção.
O rei absolutista com a política econômica mercantilista, interferia na economia, estabelecendo monopólios, impedindo a concorrência e a ampliação dos negócios da burguesia. A maior parte da burguesia estava descontente, pois eram poucos os burgueses aos quais o rei concedia privilégios econômicos.
O sistema vigente na época antes da Revolução Francesa era o Mercantilismo.
Vamos tentar explicar como esse sistema econômico funcionava :
1-interferência dos reis na economia;
2-valorização do comércio;
3-balança comercial favorável ( exportar mais do que importar )
4-protecionismo alfandegário ( criação de impostos taxas para barrar a entrada de produtos estrangeiros;
5-exploração das colonia
Espero que tenha entendido.
Eu não concordo com essa economia, a economia deve caminhar com seus próprios passos de acordo com a oferta e com a procura. Reflita. Mas vamos la continuar o que estamos explicando
c)Sociedade:é o total de pessoas existente em um pais, com seus costumes, hábitos, crenças, cultura, política, língua, leis etc.
A França era na época um país predominantemente agrícola, a sociedade era agrária em sua maioria. Havia aproximadamente 25 milhões de habitantes dos quais 20 milhões viviam no campo . havia camponeses livres, mas muitos eram servos submetidos as regras feudais. Os camponeses trabalhavam nas terras que pertenciam a nobreza e a Igreja.
Na organização social do Antigo Regime dividia-se assim:
PRIMEIRO ESTADO: era composto pelo alto clero ( filhos de nobres ) e baixo clero ( filhos de pessoas do 3 Estado );
SEGUNDO ESTADO:composto pela alta nobreza ( dona de muitas terras, muitos desses nobres viviam na corte junto com o rei ) e a baixa nobreza ( dona de pequenos feudos, viviam no campo );
TERCEIRO ESTADO:correspondia ao restante da população.
Essa estrutura barrava a ascensão até mesmo dos setores burgueses, uma vez que os privilégios, honras e títulos estavam reservados a nobreza e ao alto clero. Apenas alguns elementos da alta burguesia, mediante compra de títulos de nobreza, quebraram essas barreiras: constituíam a Nobreza Togada.
Assim o terceiro Estado os burgueses dividiam-se em alta burguesia ( banqueiros e grandes empresários do comércio e da manufatura ) e média e pequena burguesia ( profissionais liberais, donos de pequenas lojas e oficinas artesanais ) e as camadas populares ( assalariado do campo e da cidade, os servos chamados sans-cullottes, os desempregados e subempregados das cidades ).
As pessoas nasciam dentro de um determinado Estado. Por exemplo, o filho de uma serva nascia servo e iria permanecer no 3 Estado. O filho de um burguês nascia como membro do 3 Estado e, mesmo que fosse milionário continuava sempre nesse mesmo estado social.
Ah outra coisa os membros do clero e da nobreza näo pagavam impostos, podiam ocupar altos cargos públicos, e eram julgados em tribunais especiais.
Os integrantes do 3 Estado pagavam todos os impostos e, assim sustentavam o governo e todos os nobres e cléricos que recebiam pensöes do governo.
Um absurdo, viu como era difícil viver nesta época, näo que seja muito diferente hoje; pois a desigualdade ainda hoje é gritante.
A REVOLUÇÄO APREGOAVA LIBERDADE, FRATERNIDADE E IGUALDADE, mas as pergunta pra quem? para a França ou para o Mundo?
Vejamos no, Brasil como esses ideais refletiram no Brasil, ainda hoje encontramos famintos, pessoas sem terras, crianças abandonadas, índios discriminados, como também as mulheres, os negros apesar da Constituição de 1988 no Brasil, deu pra sentir que a maior parte da população sempre a margem de tudo. Me pergunto até quando viveremos desta maneira, quando será que este povo acordará.
Porque digo isto é que em 1789 os revolucionários franceses levantaram a bandeira Liberté, Egalité, Fraternité. O terceiro estado queria o fim dos privilégios do Clero e da Nobreza. Queriam esta liberdade para realizar seus negócios, queriam alem disso participar do poder político isso nos permite compreender o lema da Revolução Francesa que citamos acima. Mas apesar de seus ideais continuamos assistindo no mundo inteiro fome, miséria, violência em várias regiões do mundo.
Mas não sei se você sabe e me pergunto e pergunto a vocês: será que as revoluções mudam tudo...... Claro que após uma revolução, muitas coisa mudam ou deixam de existir, mas outras se conservam. Deixo uma pergunta será que a Revolução Francesa extinguiu todos os privilégios.
Diante de tanta crise, diante de tantos problemas o Rei convoca os Estados Gerais ( era o nome de uma assembléia que reunia representantes dos três estados.
Fases da revolução francesa:
1-Assembléia Nacional Constituinte ( 1789-1791)
neste período tivemos :
a queda da Bastilha;
a revolta camponesa;
o fim dos direitos feudais;
a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
a constituição Civil do Clero;
a fuga do rei
2-Monarquia Constitucional ( 1791-1792)
neste período tivemos:
a Constituição de 1791;
a contra-revolução e a guerra contra a Áustria e a Prússia;
a prisão do rei;
a República
3-Convenção Nacional ( 1792-1794)
neste período tivemos:
os grupos políticos-partidários;
a execução do rei;
a primeira Coligação contra a França;
o Comitê de Salvação Pública
o período do Terror - realizações;
0 golpe do termidor
4-Diretório ( 1795-1799)
neste período tivemos:
a ascensão do pântano;
a nova Constituição;
0 18 brumário ( golpe de Napoleão Bonaparte )
Não vou explicar essas fases se houver interesse e só pesquisar fase por fase que encontrará as respostas que procura.
Posso afirmar que na abertura do Estados Gerais, pode-se notar uma sociedade francesa era uma sociedade em que pequena parte da população possuía privilégios. Não muito diferente de hoje aqui no Brasil.
Temos como resultado da Revolução Francesa a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a qual esta calçada nos princípios iluministas de liberdade e igualdade:
1-os homens nascem e permanecem livres e iguais em todos os direitos: ( será ).
2-foram abolidos os direitos feudais, marcando a libertação de todos os servos, deixaram de ser preso a terra e tornaram-se pessoas livres.
Portanto a partir da abolição dos direitos feudais a sociedade francesa deixou de ser organizada em estamentos, onde a posição era determinada por seu nascimento. A sociedade passou a ser organizada em classes sociais de acordo com a diferença de riqueza. Com isso desapareceu os privilégios que antes eram desfrutados pelas pessoas do Clero e a Nobreza.
Me pergunto Liberdade Fraternidade e igualdade para quem....... Em 1789, quando os revolucionários franceses levantaram a bandeira simbolizando Liberté, Egalité, Fraternité, hoje mais de 200 anos se passaram e a humanidade assiste apaticamente à fome e a violência racial em várias regiões da África, ao neonazismo, aos conflitos étnicos na Europa, enfim tantos genocídios que o homem vem cometendo contra o próprio homem.
Você sabia que os conceitos de direita e esquerda tem origem nas reuniões dos Estados Gerais e da Assembléia Nacional Francesa. Os contra-revolucionários, aristocratas e absolutistas que se sentavam à direita no plenário, tornaram-se conhecidos como "a direita "; os revolucionários ou patriotas ocupavam os lugares à esquerda .
Bom pra finalizar e pra você pensar:
O conhecimento histórico, que faz pensarmos;
o que leva um povo a se rebelar contra o governo ;
uma sociedade em que as aptidões e os esforços do indivíduo não são levados em consideração;
motivos que levam o povo a desejar uma constituição;
como essa constituição deve ser elaborada;
qual o papel desempenhado pelas multidões;
quando e como são utilizados a mobilização popular;
porque quando isso acontece essas mobilizações nunca correspondem às expectativas do povo.
Pense reflita e veja qual seu papel nesta sociedade quem sabe teremos um país melhor que olhe pra ti e pra todos.
.
A economia francesa era baseada principalmente na agricultura, mas a manufatura e o comércio ( atividades urbanas ) já eram bem desenvolvidas. A produção manufatureira continua sujeita as regras das corporações de ofício ( que haviam surgido e se organizado na Idade Média ). As regras das corporações atrapalhavam o desenvolvimento econômico, impedindo o uso de novas técnicas na produção.
O rei absolutista com a política econômica mercantilista, interferia na economia, estabelecendo monopólios, impedindo a concorrência e a ampliação dos negócios da burguesia. A maior parte da burguesia estava descontente, pois eram poucos os burgueses aos quais o rei concedia privilégios econômicos.
O sistema vigente na época antes da Revolução Francesa era o Mercantilismo.
Vamos tentar explicar como esse sistema econômico funcionava :
1-interferência dos reis na economia;
2-valorização do comércio;
3-balança comercial favorável ( exportar mais do que importar )
4-protecionismo alfandegário ( criação de impostos taxas para barrar a entrada de produtos estrangeiros;
5-exploração das colonia
- Vamos la pra ver se entendeu o conceito da época
- Tínhamos um Estado Forte ( o rei )
- O que faz este rei protege a economia
- Como protege diminuindo as exportações
- e aumentando a exportação.
- Como assim: aumenta as taxas alfandegárias aumenta a exportação de manufaturas
- e monopolizando suas colonias
Espero que tenha entendido.
Eu não concordo com essa economia, a economia deve caminhar com seus próprios passos de acordo com a oferta e com a procura. Reflita. Mas vamos la continuar o que estamos explicando
c)Sociedade:é o total de pessoas existente em um pais, com seus costumes, hábitos, crenças, cultura, política, língua, leis etc.
A França era na época um país predominantemente agrícola, a sociedade era agrária em sua maioria. Havia aproximadamente 25 milhões de habitantes dos quais 20 milhões viviam no campo . havia camponeses livres, mas muitos eram servos submetidos as regras feudais. Os camponeses trabalhavam nas terras que pertenciam a nobreza e a Igreja.
Na organização social do Antigo Regime dividia-se assim:
PRIMEIRO ESTADO: era composto pelo alto clero ( filhos de nobres ) e baixo clero ( filhos de pessoas do 3 Estado );
SEGUNDO ESTADO:composto pela alta nobreza ( dona de muitas terras, muitos desses nobres viviam na corte junto com o rei ) e a baixa nobreza ( dona de pequenos feudos, viviam no campo );
TERCEIRO ESTADO:correspondia ao restante da população.
Essa estrutura barrava a ascensão até mesmo dos setores burgueses, uma vez que os privilégios, honras e títulos estavam reservados a nobreza e ao alto clero. Apenas alguns elementos da alta burguesia, mediante compra de títulos de nobreza, quebraram essas barreiras: constituíam a Nobreza Togada.
Assim o terceiro Estado os burgueses dividiam-se em alta burguesia ( banqueiros e grandes empresários do comércio e da manufatura ) e média e pequena burguesia ( profissionais liberais, donos de pequenas lojas e oficinas artesanais ) e as camadas populares ( assalariado do campo e da cidade, os servos chamados sans-cullottes, os desempregados e subempregados das cidades ).
As pessoas nasciam dentro de um determinado Estado. Por exemplo, o filho de uma serva nascia servo e iria permanecer no 3 Estado. O filho de um burguês nascia como membro do 3 Estado e, mesmo que fosse milionário continuava sempre nesse mesmo estado social.
Ah outra coisa os membros do clero e da nobreza näo pagavam impostos, podiam ocupar altos cargos públicos, e eram julgados em tribunais especiais.
Os integrantes do 3 Estado pagavam todos os impostos e, assim sustentavam o governo e todos os nobres e cléricos que recebiam pensöes do governo.
Um absurdo, viu como era difícil viver nesta época, näo que seja muito diferente hoje; pois a desigualdade ainda hoje é gritante.
A REVOLUÇÄO APREGOAVA LIBERDADE, FRATERNIDADE E IGUALDADE, mas as pergunta pra quem? para a França ou para o Mundo?
Vejamos no, Brasil como esses ideais refletiram no Brasil, ainda hoje encontramos famintos, pessoas sem terras, crianças abandonadas, índios discriminados, como também as mulheres, os negros apesar da Constituição de 1988 no Brasil, deu pra sentir que a maior parte da população sempre a margem de tudo. Me pergunto até quando viveremos desta maneira, quando será que este povo acordará.
Porque digo isto é que em 1789 os revolucionários franceses levantaram a bandeira Liberté, Egalité, Fraternité. O terceiro estado queria o fim dos privilégios do Clero e da Nobreza. Queriam esta liberdade para realizar seus negócios, queriam alem disso participar do poder político isso nos permite compreender o lema da Revolução Francesa que citamos acima. Mas apesar de seus ideais continuamos assistindo no mundo inteiro fome, miséria, violência em várias regiões do mundo.
Mas não sei se você sabe e me pergunto e pergunto a vocês: será que as revoluções mudam tudo...... Claro que após uma revolução, muitas coisa mudam ou deixam de existir, mas outras se conservam. Deixo uma pergunta será que a Revolução Francesa extinguiu todos os privilégios.
Diante de tanta crise, diante de tantos problemas o Rei convoca os Estados Gerais ( era o nome de uma assembléia que reunia representantes dos três estados.
Fases da revolução francesa:
1-Assembléia Nacional Constituinte ( 1789-1791)
neste período tivemos :
a queda da Bastilha;
a revolta camponesa;
o fim dos direitos feudais;
a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão;
a constituição Civil do Clero;
a fuga do rei
2-Monarquia Constitucional ( 1791-1792)
neste período tivemos:
a Constituição de 1791;
a contra-revolução e a guerra contra a Áustria e a Prússia;
a prisão do rei;
a República
3-Convenção Nacional ( 1792-1794)
neste período tivemos:
os grupos políticos-partidários;
a execução do rei;
a primeira Coligação contra a França;
o Comitê de Salvação Pública
o período do Terror - realizações;
0 golpe do termidor
4-Diretório ( 1795-1799)
neste período tivemos:
a ascensão do pântano;
a nova Constituição;
0 18 brumário ( golpe de Napoleão Bonaparte )
Não vou explicar essas fases se houver interesse e só pesquisar fase por fase que encontrará as respostas que procura.
Posso afirmar que na abertura do Estados Gerais, pode-se notar uma sociedade francesa era uma sociedade em que pequena parte da população possuía privilégios. Não muito diferente de hoje aqui no Brasil.
Temos como resultado da Revolução Francesa a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, a qual esta calçada nos princípios iluministas de liberdade e igualdade:
1-os homens nascem e permanecem livres e iguais em todos os direitos: ( será ).
2-foram abolidos os direitos feudais, marcando a libertação de todos os servos, deixaram de ser preso a terra e tornaram-se pessoas livres.
Portanto a partir da abolição dos direitos feudais a sociedade francesa deixou de ser organizada em estamentos, onde a posição era determinada por seu nascimento. A sociedade passou a ser organizada em classes sociais de acordo com a diferença de riqueza. Com isso desapareceu os privilégios que antes eram desfrutados pelas pessoas do Clero e a Nobreza.
Me pergunto Liberdade Fraternidade e igualdade para quem....... Em 1789, quando os revolucionários franceses levantaram a bandeira simbolizando Liberté, Egalité, Fraternité, hoje mais de 200 anos se passaram e a humanidade assiste apaticamente à fome e a violência racial em várias regiões da África, ao neonazismo, aos conflitos étnicos na Europa, enfim tantos genocídios que o homem vem cometendo contra o próprio homem.
Você sabia que os conceitos de direita e esquerda tem origem nas reuniões dos Estados Gerais e da Assembléia Nacional Francesa. Os contra-revolucionários, aristocratas e absolutistas que se sentavam à direita no plenário, tornaram-se conhecidos como "a direita "; os revolucionários ou patriotas ocupavam os lugares à esquerda .
Bom pra finalizar e pra você pensar:
O conhecimento histórico, que faz pensarmos;
o que leva um povo a se rebelar contra o governo ;
uma sociedade em que as aptidões e os esforços do indivíduo não são levados em consideração;
motivos que levam o povo a desejar uma constituição;
como essa constituição deve ser elaborada;
qual o papel desempenhado pelas multidões;
quando e como são utilizados a mobilização popular;
porque quando isso acontece essas mobilizações nunca correspondem às expectativas do povo.
Pense reflita e veja qual seu papel nesta sociedade quem sabe teremos um país melhor que olhe pra ti e pra todos.
.