sábado, 11 de junho de 2011

LOCAL DE ORAÇÃO: A MESQUITA

LOCAL DE ORAÇÃO: A MESQUITA

A palavra Islã designa-se uma cultura, um modo de vida, uma religião. A civilização muçulmana é o resultado da fusão, feita pelos árabes, da herança a Antiguidade Clássica com o legado de outras civilizações - indiana , persa, chinesa - com as quais eles tomaram contato através de suas conquistas, modelando-as a partir de seus valores. Esse processo de amálgama cultural continuou durante séculos já não só pelos árabes, mas também pelos povos ´por eles conquistados e islamizados.
No decorrer dessa longa história, iniciada no século VII, tendência artística muito diversa apareceram na enorme extensão do mundo muçulmano, não permitindo apresentar as formas artísticas do Islã como uma unidade homogênea. Porém os princípios estabelecidos no Corão podem ser considerados pautas e fontes de conhecimentos dessa arte, traduzida na decoração de objetos da vida cotidiana, na arquitetura e na caligrafia, esta última, uma forma de arte bastante própria desta cultura. 
Uma unimidade, porém, é a primazia da mesquita no contexto urbano das cidades aonde o islamismo chegou.
A mesquita é o edifício mais importante do islamismo. É possível identificar nela traços de diversos povos conquistados, adaptados à maneira de pensar da religião muçulmana.Em geral, as mesquitas têm forma de cubo e o teto é circular, formando uma cúpula. Mas essa não é uma regra, já que a arquitetura desses edifícios também se adaptou aos diferentes lugares e culturas alcançados pelo islamismo. e o mihrab ( nicho que orienta o sentido das preces, sempre em direção a Meca), a mesquita também se destaca por sua profusão ornamental. Sua decoração de mosaicos e arabescos, prioriza o uso de formas geométricas e vegetais.
Identificada exteriormente pelo minarete ( torre ) e a cúpula, e no seu interior pelo pátio, o minbar ( púlpito )

Mesquita de Djenné, no Mali, construída em 1906.

Mesquita de Omar ( ou Domo da Rocha ) foi construída entre 668 e 691 na cidade de Jerusalém, em Israel

Mesquita Azul, construída em 1606, na cidade de Istambul, na Turquia.
.
Além de local de oração, a mesquita também era utilizada para abrigar peregrinos, refugiar pessoas perseguidas, exercer a administração da justiça e como escola. Especialmente nas aldeias, a mesquita servia como hospital, hospício e cozinha pública. Com o tempo parte  dessas funções foi transferida para edifícios públicos.

O exterior da mesquita

O minarete deriva de minar, que significa farol, e é parte importante da mesquita.
É do alto do minarete que os fiéis são chamados cinco vezes ao dia para as  orações.
As primeiras mesquitas possuíam apenas um minarete. Mais tarde esse número subiu para dois e chegou a quatro. Embora raras, há mesquitas com seis minaretes.
Outro elemento situado no exterior da mesquita é o sahn pátio aberto localizado antes do salão de orações. Nele situa-se uma fonte de água corrente na qual os fiéis lavam o rosto, os pés, as mãos e os antebraços, para depois orar. (antebraço- parte  do membro superior do ser humano situada entre o cotovelo e o punho)

  Mesquita azul

"As mesquitas são verdadeiramente as casas de Deus na terra para congregar os homens a fim de cumprirem os preceitos divino da oração.(.....)
A congregação islâmica nas mesquitas é uma resposta positiva aos problemas mais urgentes da humanidade, causados pela discriminação racial, os conflitos sociais e os preconceitos humanos. (...)
No ofício islâmico, em congregação, não há reis e súditos, nem pobres e ricos, nem brancos e negros; não há primeira ou segunda classe, nem bancos dianteiros ou traseiros, nem assentos reservados ou públicos. (...)
Todos os crentes ficam de pé e agem lado a lado, da maneira mais disciplinada e exemplar, longe de qualquer consideração mundana."
(Fundação espiritual das mesquitas. Disponível em http://www.alcorão.com.br/)

O interior da mesquita

Alguns elementos, como o mihrab e o minbar são encontrados em todas as mesquitas.

O mihrah é um pequeno nicho na parede que indica a direção da cidade de Meca, para onde o fiel deve virar-se durante a oração. Essa parede é a mais decorada da mesquita.

Mihrah da mesquita de Córdoba, na Espanha, datada do século X

O minhar , localizado à direita do mihrah, é um púlpito, no qual são pronunciados os sermões. O material utilizado costuma ser mármore, madeira ou alvenaria.
Possui alguns degraus e uma estrutura lateral ricamente decorada.

Minbar

Mesquita de Suleymaniye

A arte na mesquita

A arte islâmica é muito variada e altamente desenvolvida. Ela tem um papel muito importante na decoração do edifício, nos textos sagrados e nos objetos utilizados na mesquita.

O uso dos arcos

Na arte islâmica desenvolveram inúmeros tipos de arcos, que tanto podiam apoiar-se em colunas como em paredes.
Um bom exemplo da arquitetura de arcos muçulmana é a mesquita de Córdoba, na Espanha. Construída em 780, ela passou por algumas reformas para ampliação. Atualmente a mesquita tem quase quinhentos arcos e colunas  que se sobrepõem, em um espaço de 23.400 metros quadros.
Arcos e colunas no interior da mesquita de Córdoba, na Espanha.

A caligrafia

A evolução da caligrafia é um dos fenômenos mais fascinantes da história do Islã. Árabes e muçulmanos em geral contribuíram para seu desenvolvimento na criação de letras e estilos. Manuscristo corânico em pele de gazela sem a notação de pontos, tábuas de escrever e quadros contemporâneos, revelam a vitalidade dessa expressão artística e confirmam o dito muçulmano que anuncia "Deus é belo e aprecia a beleza".
O vínculo com mo divino já se prediz na raiz da palavra Islã (s-l-m), que originou muçulmano (muslim, " aquele que se submete a Deus") e paz (salám).
A caligrafia árabe teve inicialmente valor religioso - segundo a tradição, o anjo Gabriel falou com Maomé em árabe. Depois, ela adquiriu grande valor artístico, pois além de ser bela pode tomar a forma de diferentes desenhos, como flores, animais e objetos.
Na mesquita, a caligrafia é vista em diversos lugares principalmente no mihrab

caligrafia


A arte da caligrafia árabe


Exemplo de caligrafia árabe

 A arte da caligrafia
Inscrição árabe que significa
"SÓ ALÁ É DEUS "

As artes decorativas

A cerâmica foi uma entre as várias artes decorativas desenvolvidas pelos muçulmanos.
Ela se apresenta em mosaicos, formados por pastilhas ou por ladrilhos, presentes nas paredes internas e externas da mesquita.
O minucioso trabalho de entalhe ( escultura ) em bronze e madeira pode ser vista em janelas, portas e colunas da mesquita.


Parede da mesquita de Esfahan, no Irã, construída no século XVI. A decoração é feita de ladrilhos que formam mosaicos.

Os tapetes

A arte de confeccionar tapetes foi desenvolvida por povos nômades. Esses tapetes eram feitos à mão e ficaram conhecidos como " tapetes orientais".
Como esses povos viviam em tendas, usavam tapetes como cortinas, para forrar o chão e para dividir os ambientes. Hoje, tapetes desse tipo são usados para forrar o chão do salão de orações, nas mesquitas, pois no interior delas não há móveis ou bancos.
tapetes orientais

Do Atlântico ao Índico , a presença muçulmana congrega saberes e cultura que revelam expressões artísticas diversas.
Amálgama de tradições mediadas por preceitos advindos da revelação corânica, a arte islâmica não se restringe a objetos diretamente vinculados a questões religiosas; transita entre o espaço do cotidiano e do sagrado.
No Islã, Deus é único, mas sua criação é múltipla. Tal multiplicidade, ordenada conforme  leis que desvendam o Criador, reflete-se nos arabescos nas composições geométricas e em sua miríade de formas.Trata-se da multiplicidade com base na unidade..
Múltiplas ainda são as identidades muçulmanas e as linguagens desenvolvidas, desde o século VII, marcadas pela representação abstrata e estilização. Cerâmica, ourivesaria, arquitetura e caligrafia - arte islâmica por excelência - expressão uma percepção que mescla a unidade de Deus e a inexistência de intermediários na relação com o divino.
 


Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado muito bom me ajudou muito espero poder também ajudar vocês um dia!!!