sábado, 11 de fevereiro de 2012

O ELOGIO DA CONSTITUIÇÃO DE ATENAS

O ELOGIO DA CONSTITUIÇÃO DE ATENAS

Segundo o historiador Tucídides,

Péricles,

em um discurso em memória dos atenienses que morreram pela pátria no início da guerra contra Esparta, pronunciou as seguintes palavras:
" A Constituição  que nos rege nada tem a invejar aos outros povos; serve a eles de modelo e não os imita. Recebe o nome de democracia, porque o seu intuito é o interesse do maior número e não de uma minoria. Nos negócios privados, todos são iguais perante a lei; mas a consideração não se outorga senão aqueles que se distinguem por algum talento. E o mérito pessoal, muito mais do que as distinções sociais, que franqueia o caminho das honras. Nenhum cidadão capaz de servir a pátria é impedido de fazê-lo por indigência ou por obscuridade de sua condição. Livres em nossa via pública, não pesquisamos com curiosidade suspeitosa a conduta particular dos nossos concidadãos...Entretanto, somos cheios de submissão às autoridades constituídas, assim às leis, principalmente as que têm por objeto a proteção dos fracos e as que por não serem escritas, não deixam de atrair aqueles que as transgridem a censura geral...Ouso dizê-lo, Atenas é a escola da Grécia".

Você sabia que:
 Dracon e Solon
...as leis de Drácon eram tão severas que, até hoje, a expressão "draconiana" serve para indicar o rigor de qualquer lei ou decisão?
...Solon por suas reformas, mereceu de Aristóteles, o maior sábio da Antiguidade, estas palavras: "" Pôs fim à escravidão  do povo?
...as colônias militares fundadas pelos gregos eram chamadas clerúquias?
...as guerras Greco-Pérsicas também são conhecidas , historicamente pelo nome de Guerras Médicas?

...depois da batalha de Maratona um mensageiro foi levar a Atenas a notícia da vitória?

...esse mensageiro, em pouco tempo percorreu cera de 40 quilômetros e, ao chegar, mal pode dizer: 'Vencemos"?
...lembrando esse fato chamamos de Maratona às provas de atletismo que consistem em corrida a pé de longo percurso?

HERÓDOTO GANHA GRANDE PRÊMIO DE HISTÓRIA


ATENAS ( 455 )


A cidade de Atenas acaba de conceder a Heródoto um prêmio literário de dez talentos, pela sua história das Guerras Greco-Pérsicas.
No ano passado, o célebre escritor leu fragmentos desta obra nos Jogos Olímpicos, onde provocaram entusiasmo geral.
Nascido em Halicarnasso, na Ásia Menor, Heródoto foi súdito persa até 30 anos. Rico ele poderia ter levado uma vida de lazer, mas preferiu se consagrar ao estudo, e adquiriu um conhecimento  perfeito da literatura grega. Concebeu então o projeto de um estudo sobre a diferença entre o mundo oriental e a Grécia; e para se preparar, realizou  u origens. Só voltou no fim de 20 anos e se fixou definitivamente em Atenas, em 447.
Uma das grandes qualidades da obra que acaba de ser premiada, consiste no fato de Heródoto não somente descrever as lutas  entre gregos e persas com uma rara clareza, mas por outro lado, revelar aos leitores seus detalhes menos conhecidos.

Nenhum comentário: