quinta-feira, 6 de setembro de 2012





REVOLUÇÃO DE 1932



9 de julho de 1932 

No dia 9 de julho de 1932, eclodiu o movimento revolucionário paulista sob o comando do general Isidoro Dias Lopes e do coronel Euclides Figueredo, que assumiu a chefia do Estado Maior Revolucionário.

A história é testemunha, que apesar da derrota militar, o Movimento Constitucionalista de 1932 foi vitorioso no seu objetivo principal de reconquista da democracia, com o retorno da assembléia eleita que trouxe a Constituição de 1934, restaurando a eleição secreta e trazendo direito de voto da mulher.
A revoluçaõ paulistas de 1932 representou a consciência popular da defesa da Constituição, do Império da lei, da democracia e da liberdade.
A Revolução Constitucionalista de 1932,por São Paulo, embora não sendo paulista, mas sim paranaense.
Objetivo da Revolução:
1)Combater a aliança chamada República Velha ( 1889/2930) que ficou conhecida como " Política  do Café com leite " ( Minas e São Paulo )
2-O Presidente do Brasil Washington Luís, representante dos paulistas rompe a aliança com os mineiros e indica Julio Prestes como seu sucessor que venceu as eleições que as oligarquias mineira não aceitam e por meio de um golpe de estado articulado com o Rio Grande do Sul e Paraíba colocam Getúlio Vargas no poder.
Vargas fecha o Congressos Nacional e anula a Constituição de 1891, depondo governadores nomeando interventores.
3-Surge então um grupo das Elites Paulistanas que eram ligados ao PRP ( Partido Republicano Paulista) que exige do governo atual totalitário, a criação de uma Carta Magna ( Constituição )  e a eleição de um novo Presidente da República.
4-O Grupo de Vargas os " Tenentistas " constituído por militares mas também mesclado com civis.


Fato marcante foram as brigas de rua entre as facções o que resultou na morte de alguns estudantes na Praça da República, dentre eles Martins, Miragai, Drauzio e Camargo, que tornou famosa a sigla MMDC, sendo o estopoim de uma Revolução   em 1932.
5-Após este último fato chegou o movimento dos Constitucionalistas, que mobilizou trinta e cinco mil homens pelolado dos Paulistas contra 100 mil homens pelo lado do Governo Vargas.
6-São Paulo resistiu o quanto pode, porém perdida a batalha, que durou três meses, foi encerrada em dois de outubro, cujo grande mérito dos heróis de São Paulo foi a promulgação da Constituição da República do Brasil de 1934.
7-Um fato pitoresco, conta-se que faltou munição para a terrivel metralhadora e para que a tropa inimiga não percebesse essas fragilidades, foi usado, um reco-rec0 ( instrumento carnavalesco ) que produzia o  mesmo som da metralhadora, enganado assim as tropas de Getulio Vargas até que chegasse nova remessa de municação para metralhadora.
8-Um dos nmes inesquecíveis da Revolução de 32 foi o Ibrahim Nobre que sacudiu São Paulo convencendo centenas de cidadãos a lutar pela Constituinte e fez com que aumentasse significamente o número de adeptos ao movimento por São Paulo.
Conhecido como o " Tribuno da Revolução " viveu a angústia do povo e se tornou seu porta voz em praça pública, como um de seus manifestos endereçados aos paulistas " Minha Terra, Minha pobre Terra ". Travou-se a luta armada  militarmente desigual, na qual se enganou como simples soldado raso, num batalhão que levava o seu nome. Foi exilado e retornando à Pátria, anistiado em 1934, em face da convocação da Assembléia Constituinte tão ansiada pelo povo.
 convocação
Quando o movimento  paulista eclodiu, em 9 de julho de 1932, já haviam  sido marcadas  para 3  de maio de 1933 as eleições  que comporiam a Assembléia Constituinte, e o país já dispunha de um novo Código Eleitoral, publicado em 24 de fevereiro, incorporando tradicionais reivindicações dos constitucionalistas, o novo processo eleitoral estabeleceu:
a)voto universal direto, secreto e facultativo a todos os brasileiros maiores de 21 anos ( incluindo as mulheres) xcom exceção dos analfabetos, mendigos, soldados e padres

b) Também foi criada a Justiça Eleitoral com o objetivo de combater fraude nas eleições. Tais medidas representaram um grande avanço para o sistema político..

Diante do exposto porque os paulistas se rebelaram:

1)Por que temiam que Vargas adiasse as eleições e estabelecesse uma ditadura;

2)Por que muitos setores, especialmente das eleites, viam na mobilização constitucionalista  a oportunidade de recuperar a hegemonia política perdida em 1930.

3)as manifestações contra o governo federal emanaram de todos os segmentos sociais, exceto o operariado, misturando constitucionalização com autoridade e separatismo.

Este patriotismo paulista acabou afastando os constitucionalistas mineiros e gaúchos.
Politica e militarmente isolados, os paulistas estavam derrotados antes mesmo de iniciarem a rebelião, que se estendeu até 3 dee setembro. Oito meses depois, os brasileiros foram as urnas.

Nenhum comentário: