segunda-feira, 9 de janeiro de 2017




COMO OS ANTIGOS LIMPAVAM SUAS NÁDEGAS


Você já se perguntou como as pessoas antigas se viravam sem papel higiênico?




Quem já foi ao banheiro e percebeu que faltava papel higiênico. Se já passastes por isso e o pânico onde ficou, como resolveu seu problema. Mas devo lembrar que no passado as pessoas não contavam com este item de higiene.
Nem quero pensar, por acaso você já pensou nisso?
Porque estou perguntando isso?
Outro dia estávamos conversando e surgiu um papo meio maluco nos perguntando como as pessoas da antiguidade se viravam sem o papel higiênico. O riso foi geral e então resolvi dar uma pesquisada.
As nossas necessidades e os nosso desejos, sempre existiram como compor pintar escrever e também as necessidades fisiológicas.
Todo homem tem necessidades fisiológicas, pergunta onde e como  faziam suas necessidades através do tempo:
Oras se tem mato vai no mato, quando não tem mato vai em casa de banho, mas nem sempre existiram as casas de banho.
Ficou bem difícil né!!!!!!!!de alguma maneira isso era resolvido ou não sei lá.
Quem sabe vamos percorrer um longo caminho e também nos divertirmos com o que iremos conhecer através das pesquisas. 
Falando nisso, temos que falar sobre necessidades fisiológicas, hum sei naum é sempre um assunto evitado.
Bom navegar é preciso como evacuar também é necessário. Ai, ai uma pergunta que não quer calar; e os gases ( risos )  a flatulência, piorou ou quer mais claro, o que fazer com o peido?.
Expelir ou não expelir eis a questão? Oras os gases é uma necessidade como evacuar dos seres vivos, se não peidarmos ou arrotarmos, podemos ter diversos problemas de saúde.
Você sabia que na antiga Roma existiam até deuses para o peido. Perfidus e o Flatus.
Hoje em dia, julgam ser uma falta de educação, mas é natural.
Bem depois de algumas informações vamos fazer uma pequena viagem no tempo e imaginar como os nossos antepassados se limpavam (risos).
Bom vamos lá

Os vikings usavam lã; utilizada pelos vikings aqueles que tinham a fama de pessoas brutas, fortes, que comiam e bebiam muito consequentemente defecavam muito ( risos acho eu ). Eles usavam a lã de carneiro para limpar suas partes, já que suas roupas eram feitas do mesmo material; assim usavam os restos que sobravam na confecção de suas roupas. Ai senti firmeza e maciez. Ai ai pobre, pobres das ovelhas. Outras sociedades usavam renda ou cânhamo. Será que era nojento ou limpinho sei lá meu.

Os gregos usavam pedras lisas e argila; Para os gregos, as formas lisas e redondas das pedras eram perfeitas para esse objetivo. Além do mais eram encontradas em quase todos os lugares. Como seria nem quero imaginar, e essas pedras depois de usadas o que eram feitas com elas ( risos )





Os marinheiros usavam cordas em alto mar. Imagine esses marinheiros descendo e subindo pelos mastros dos navios e querendo fazer o numero dois; ai eles aproveitavam as cordas; coitadas de suas bundinhas.
Sugiro alguém fazer uso destas maneiras que os antepassados usavam para limparem sua bunda e depois mande um comentário.




Os portugueses usavam espigas de milho sem casca;



No japão, as pessoas usavam gravetos de madeira; imagine como seria usar gravetos depois de uma disenteria.



Os esquimós optavam pelo musco muito comum em suas regiões





Os havaianos usavam casca de coco;

Os romanos usavam uma esponja presa a um pedaço de madeira e depois a colocavam em um balde com água salgada.




Putz que loucura

Mas a primeira privada, ainda muito rudimentar, foi inventada para o uso da rainha Elizabeth I, da Inglaterra no século XVI. O primeiro wc da história, foi criado em 1597, por |John Harington.

Mas foi em 1884 que o inglês George Jewnnings criou o modelo moderno




Podemos perceber que no passado nossos antepassados limpavam 
Devo salientar que os primeiros a usarem o papel higiênico foram os chineses no século VI. O primeiro papel higiênico foi inventado pelo chinês Tsai Lun, um funcionário do império. Este papel era feito de palha de arroz. Anos mais tarde esse costume de se limpar com papel após as necessidades fisiológicas chegou a Europa.


Contudo, o papel higiênico moderno, só foi criado no século XIX, pelo americano Seth Weeler.
Também existem relatos de classes sociais abastadas que usavam renda ou cânhamo para se limpar.
Hum alguns desses métodos são muitos bizarros, da pra acreditar mas reza a lenda que era assim.
Você já pensou ou passou por esta situação depois de ir ao banheiro fazer o numero dois e não encontra papel higiênico?.
Imagine ficar sem papel higiênico deve ser horrível, imagine como era antes da sua invenção.
Deu então para perceber que através dos tempos quanto a higiene cada um se virava como podia, risos mas dependendo da classe social, como se bunda tivesse classe social, já que pessoas de classes mais altas, costumavam usar renda para função; já imaginou como seria passando renda nele risos.
Bom vamos a elas a formas e imaginem você usando sua bundinha e passando estes apetrechos imagine a sensação, ou a emoção risos.
E assim começa o desfile dos nosso protagonistas do passado. Af aja bunda bundas bundinhas bundonas!!! 

Já imaginou se ao invés de ter papel higiênico no seu banheiro, houvesse pedras e cordas?

É meu filho eram essas exatamente essas ferramentas de trabalho ( riso ) ou seja esses materiais usados por marinheiros ( cordas ) e gregos ( pedras ) uiiii, aiiiiii ufa limpei imagino eu.
Já imaginou estar em alto mar como seria fazer suas necessidades e sua higiene íntima, por isso as cordas significavam uma ótima saída; deveria ser bem suave e gostoso né.
Use sua imaginação. ou tente fazer, o uso de pedras lisas usadas pelos gregos, hum quem sabe se vivesse naquela época poderia vender pedras. O comércio especializado em bundas de todos os tamanhos de todas as idades!!!! ah pedras de todos os tamanhos lisas ásperas, grandes, pequenas etc.
"Ai mouraria, da velha rua da Palma. Certa fadista de cor morena, boca pequena. Navegar é preciso viver não é preciso". Ai ai os portugueses usavam as espigas de milho sem cascas!!!! Olha só aproveitando a biodiversidade.
Portanto como o Brasil foi colônia de Portugal, essa tradição foi trazida pelos portugueses e também faziam uso de sabugos de milho. Haja bunda, bundas bundinhas, bundonas.
Hoje consideramos como métodos bizarros de como limpavam suas bundas:
--pedras; 
--folhas de maconha;
--canhamo (derivado da folha de maconha );
--esponja e água salgada;
--musgos;
--espigas de milhos;
--casca de cocos;
--a lã de carneiro;
--cordas, etc.

Bem vou falar um pouco sobre os romanos esse grande império que dominou o mundo durante muitos séculos.
Pra começar os romanos: usavam uma esponja presa na extremidade de um pedaço de madeira, e depois de limpar a bunda eles finalizavam limpando com água salgada.
Espertos eles; imagine você estar com uma irritação na no fiofó ( rs ).
ROMA CIDADE ABERTA

Na Roma antiga, as pessoas eram bastantes preocupadas com a higiene; por isso os governantes construíram balneários públicos, onde as pessoas tomavam banhos tos juntos.
Mas na hora de defecar, as pessoas faziam em vasilhas e jogavam as necessidades no mato. Imagine o cheiro o odor.
Mas logo, o governo romano passou a se preocupar com a limpeza da cidade e começou a construir banheiros públicos não para tomar banho, mas para poder urinar e defecar.
Isso aconteceu no período republicano ( 509-27 a.C ), Na qual os banheiros públicos eram chamados de latrinas.
A latrina pública era um local onde se encontrava uma bancada de pedra com vários buracos, onde as pessoas usavam para urinar ou defecar.
Mais tarde nas construções foram instaladas um sistema na qual corria água que lavava os dejetos. Havia a separação de banheiros para homens e mulheres.Apesar disso, não existia privacidade.
Os homens e mulheres faziam suas necessidades na frente de outras pessoas, aproveitando para ficar conversando, sobre acontecimentos políticos; planejando encontros, jantares e as mulheres também faziam bordados. Já se imaginou nesse ambiente o aroma, hummmmm...
Neste banheiros havia escravos ou escravas para cuidar da limpeza ( embora fossem locais fedorentos e sujos ) como também os escravos fornecia aos usuários uma esponja que era usada após ter defecado.
Ah essa esponja não era descartável; após o seu uso o escravo a limpavam em uma bacia ou pia e entregavam para o próximo usuário. A esponja só era descartada quando desgastada.




Como já havíamos dito as latrinas eram buracos úmidos, escuros, onde frequentemente surgiam ratos e insetos que mordiam as nádegas das pessoas. Por causa das esponjas compartilhadas, muitas pessoas se contaminavam por bactéria, promovendo doenças como febre e cólera 





O papel higiênico como conhecemos hoje surgiu em 1857 por Joseph Gayetty que tentou vender pacotes com folhas separadas porém o produto foi um desastre de vendas pois era caro e com poucas folhas.
Já em 1879, os irmãos Edward e Clarence Scotts iniciaram um negócio de objetos descartáveis, incluindo um papel muito macio e de fácil desintegração, o que foi a primeira tentativa bem sucedida de massificar o uso de papel higiênico.

Ufa tempos contemporâneos

--1928- primeiro papel higiênico
--A Melhoramentos lança primeiro papel higiênico fabricado na América Latina.
--a companhia também lança primeira toalha de papel no mercado brasileiro.O revolucionário produto era embalado em um pacote com folhas soltas.


---1965
---é lançado o primeiro papel higiênico decorado do Brasil ( papel mimoso ).


---1988: Papel Sublime 
---sempre preocupada com a qualidade total de seus produtos e com a satisfação  total dos clientes, a Melhoramentos lança nesse ano o papel higiênico Sublime Branco, com o mais baixo teor de cloro do Brasil. Em pouco tempo o Sublime se consolidou como produto reconhecido e admirado pela família brasileira.


---1994, a Companhia Melhoramentos
---adquire a operação de um importante fabricante mundial de papéis descartáveis e passa a produzir papel toalha

.DIFERENÇAS CULTURAIS

Na Índia não é costume usar vaso sanitário, nem papel higiênico. Eles usam a privada turca, aquele buraco com suporte para colocar os pés na lateral, e usam balde com canequinha para lavar após as necessidades. Os indianos não conseguem imaginar o uso do papel higiênico, eles acham muita falta de higiene não se lavar e ficar satisfeitos com o papel. ( Eu também é claro se estiver em casa não uso papel higiênico depois das necessidades tomo banho ).







Nenhum comentário: