quinta-feira, 27 de maio de 2010

UMA REPORTAGEM: BRASIL: POR ESTES MARES NAVEGADOS



UMA REPORTAGEM: UM BRASIL: POR ESTES MARES NAVEGADOS

O mundo presenciou a chegada do homem a Lua em 1969 através dos meios de comunicação, enquanto o rei de Portugal D. Manuel esperava ser informada sobres as terras no Atlântico sul em 1500.
A mesma curiosidade que hoje se tem com  o espaço, num universo desconhecido, tinham  os europeus no século XV preocupação semelhante porém com uma ótica do século XV, preocupados com novas terras e com o desconhecido.
Acredito que da mesma maneira em que existe uma preocupação dos aventureiros e exploradores de como esse avanço tecnológico será importante para a humanidade, também acredita-se que estas impressões estão impressa na carta de Caminha ao rei de Portugal quanto aos novos conhecimentos.
O que vemos e ouvimos hoje século XXI, o estudo de amostras trazidas do espaço sideral, fotos, estudo são feitos para saber da existência de vida em outros planetas, falando em passeio interplanetários e quem sabe um dia até a compra de terrenos para futuras moradias, que ousadia maravilhosa em tempos modernos do século XXI
Enquanto isso no século XV não diferentemente de hoje, mas com outro tipo de preocupação e de curiosidade, procuravam nas novas regiões desconhecidas e inexploradas ,ouro e prata para fazer moedas   para o comércio, ferro para confeccionar utensílios e armas e também as especiarias da Ásia
Mas de imediato não encontraram nada ou quase nada, apenas águas cristalinas e infinitas  quantidade     de terras quem sem dúvida serviriam para a agricultura, e quem sabe nesta agricultura poderia ser usado o próprio habitante da terra descoberta.
Estes portugueses eram tão pretenciosos que achavam poderiam salvar esta gente nativa através da religião cristã, achando que a solução seria cristianizar
Da mesma maneira em que hoje século XXI os países  mais adiantados técnicamente como EUA, União Soviética alcançaram o espaço colocando suas bandeiras marcando território no século XV, alguns países europeus como Portugal Espanha iam estabelecendo seus domínios sobre o espaço terrestre desconhecido, porque possuíam mais técnica e uma situação economica confortável.
Quem mais quem menos encontraram nesta imensidão de terras: os indígenas
a)andavam nus com uma pequena tanga;
b)enfeitavam-se com penas coloridas, usavam colores e pulseiras, pintavam o corpo com uma planta extraída  de plantas e passavam óleos nos cabelos:
c)gostavam de furar os lábios, o nariz e as orelhas, pendurando pedaços de madeira, pedras, penas e argolas feitas de ossos de animais.
                        Será que hoje é diferente de como nossa juventude do século XXI se enfeita, usando brincos, furando as orelhas, tatuando seus corpos, colocando piercings no nariz orelha etc.




Nenhum comentário: