sábado, 19 de junho de 2010

FAMENGOS NO BRASIL/SÉCULO XVII

FLAMENGOS/BRASIL/SÉCULO XVII
Fincada na região européia, os Países Baixos são frequentemente chamados erroneamente de HOLANDA, que na verdade são duas de suas doze províncias, a Holanda do Norte e a Holanda do Sul. e tem 1/4 do seu território abaixo do nível do mar. Daí o nome.
Localizados no noroeste da Europa, limitam a norte e a oeste com o mar do norte, a leste com a Alemanha e a sul com a Bélgica.
São um país densamente povoado é conhecidos pelos seus moinhos de ventos, tulipas, tamancos, bicicletas.
O país mais recentemente, tornou-se conhecido por sua política liberal em relação a homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia, aborto.

Amesterdam a menina dos olhos da Holanda, com suas vitrines surreais, liberdade cultural, fazem de Amsterdam uma das cidades mais lindas e desejadas.
Embora Amsterdam seja a capital constitucional. Haia tem a sede do governo, a residência real e a maior parte das embaixadas.

Gira mundo você vai adorar, Amsterdam, a menina dos olhos da Holanda:
O museu VAN GOGH, a casa ANNE FRANK, tem REMBRANDT van RIJN, ERASMO DE ROTERDAM.
Você sabia que:
1-É muito comum presentear o aniversariante com dinheiro em um envelope
2-Os holandeses não gostam de visitas que chegam em suas casas sem avisar antes
3-Na ruas, o trânsito esta todo adaptado para o tráfego das bicicletas, as mulheres andam de saia e saltos altos e alguns homens de terno.

Atenção quando for a Amsterdam:
1-Para o pedestre atenção em dobro.
2-Antes de atravessar a rua é necessário cuidado com os carros,  com os ônibus ( ou trens, que são uma espécie de bondes)
3-Além das bicicletas,
4-Bicicletas têm preferência aos pedestres.


Porque disto:
1-Na Holanda não existem  morros ou elevações, tudo é completamente plano.
2-Na  Holanda o roubo de bicicletas é muito comum.

Sabia que:
1-É muito popular uma torrada untada com manteiga chamada BESCHVIT
2-Também é conhecida pelos queijos, alguns populares, como o GOUDA, o EDAM e o LEYDEN
3-Que na Holanda há um grande consumo de pão e batatas, tal como sugere o pintor holandês VICENT VAN GOGH  em seu quadro intitulado ' OS COMEDORES DE BATATAS"
4-A língua: o NEERLANDÊS é a língua nacional, no entanto quase todos os habitantes sabem falar inglês.
5-Moeda: euro
6-Flamengo dialeto holandês

Sabia que:
1-A história do LEBLON,
2-FLAMENGO E URCA, que tem o nome devido ao mesmo homem. Um holandês, que se chamava OLIVIER VAN NOORT, O APELIDO é CHARLES LEBRUN OU LEBLOND  e chegou ao Rio de Janeiro em seu navio URCA.
3-Tem uma região na Europa que se chama FLANDRES  (Bélgica).
4-Quem nasce nessa região é chamado de " flamengo". Alguns acreditavam que esse flamengo vem de ' FLAME" termo que significa chama, já que os moradores dessa região são ruivos , ou cabelo de fogo.

AS INVASÕES HOLANDESAS NO BRASIL, NO SÉCULO XVII

Na cidade do Rio de Janeiro:
tem:
1-bairro do Flamengo
2-e o morro da URCA
Estes dois bairros lembram a presença dos  dos comerciantes holandeses, também conhecidos como flamengos que visitaram o litoral brasileiro, com seus navios redondos, conhecidos como as urcas, que transportavam o açúcar brasileiro para a Europa, desde o século XVI.

Acontecia no litoral brasileiro entre os século XVI E XVII:
1-lavoura açucareira expandindo-se no litoral brasileiro
2-necessário recursos financeiros para a compra de escravos e de novas peças para as moendas
3-portugueses não possuíam recursos,
4-aceitam a oferta dos comerciantes flamengos
5-em troca, deixaram aos holandeses as tarefas de TRANSPORTE E DE VENDA DO AÇÚCAR na EUROPA, TENDO GRANDES LUCROS.

Você sabia que:
1- a região habitada pelos holandeses na Idade Média era denominada de FLANDRES, e por isso eles eram conhecidos por flamengos
2-na Idade Moderna,  a região passou para o domínio espanhol, ficando conhecida como PAÍSES BAIXOS ESPANHÓIS.
3-Em 1572,  os habitantes dos PAÍSES BAIXOS ESPANHÓIS iniciariam uma revolta para se libertarem do domínio espanhol.
4-Felipe II da Espanha combateu violentamente esta revolta
5-Com a reação do rei da Espanha muitos dos que habitavam a parte sul da região se conformassem, porém a população da parte norte, prosseguiu na luta e, em 1579, proclamou uma república, formada por sete províncias: a REPUBLICA DAS PROVÍNCIAS UNIDAS. Como a HOLANDA era a mais importante dessas províncias, com o passar do tempo o seu nome passou a ser o de todo o novo país.

"OS CARRETEIROS DO MAR"  NA TERRA DO AÇÚCAR:
1-os comerciantes ou batavos eram conhecidos como " OS CARRETEIROS DO MAR"
2-formaram uma companhia de comércio
3-esta companhia de comércio era uma associação de pessoas que reúnem o seu dinheiro para realizar atividades comerciais lucrativas, onde os lucros eram divididos entre os associados.
4-em 1602, foi formada a Companhia das índias Orientais, que conquistou várias colônias espanholas no Oriente, como a Malásia.
5-portanto o sol que nunca se punha ao império espanhol começava a ser eclipsado por sete pequenas províncias.
6-os holandeses criam também a companhia das índias ocidentais, sendo a responsável pelas invasões do litoral oriental da América do Norte e também pelas invasões do litoral nordeste do Brasil e de Angola ocidental da África, e pela ocupação das Antilhas.

BRASIL: A TERRA DO AÇÚCAR
1-A Companhia das índias Ocidentais realizou em 1624 o primeiro ataque a terra do açúcar com:  vinte e seis navios, três mil soldados e quinhentos canhões, invadiram a capitania da Bahia de Todos os Santos.
2-Em 1630 a Companhia resolveu invadir a Capitania de Pernambuco, região produtora de açúcar e onde também havia grande quantidade de pau-brasil
3-Após a conquista das vilas de Olinda e Recife, os invasores estenderam o seu domínio pela Capitania de Pernambuco, iniciava-se um longo períodos de ocupação, que duraria vinte e quatro anos( 1630-1654).

Após o descobrimento do solo brasileiro, a presença física de colonizadores,com sua língua seus hábitos, com seus valores , seus mitos,  suas lendas e superstições, tudo isso misturando-se às culturas indígenas e africanas.
Durante um longo período na região pernambucana , sentiu a presença dos flamengos, sua influência genética, uma minoria de louros explorando e dominando um proletariado de gente de cor.
Entre 1630 e 1654, a região foi dominada por neerlandeses (HOLANDA).

Nenhum comentário: