quinta-feira, 8 de julho de 2010

STAMBUL QUE TE QUERO STAMBUL - UMA HISTÓRIA DE AMOR




STAMBUL QUE TE QUERO STAMBUL
"  UMA HISTORIA DE AMOR"

ISTAMBUL
 continua sendo um dos lugares mais fascinantes do planeta que já visitei.
Ela é surpreendente, fascinante, surpreender é um verbo que se costuma conjugar ao conhecer Istambul.
Dá para seguir o ritmo..........divertir-se na Turquia ( Istambul), um sonho, um sol cintilante, um imenso céu azul, água límpidas, razão para visitar ISTAMBUL

Topo: Palácio de Topkapi, Basílica de Santa Sofia, Mesquita Azul; Centro à esquerda: Beyoglu: Centro Torre de Gálata, Centro à direita : Torre de Leandro: Baixo Ponte do Bósforo ligando a Europa  á Ásia com o centro financeiro de Levent ao fundo.



ISTAMBUL antiga Bizâncio , homenagem do rei (Bizas), CONSTANTINOPLA é a maior cidade da Turquia.
Sua população é muçulmana.
O nome Istambul foi oficializado em 28/03/1930.
Foi capital do Império Romano do Oriente, do Império Otomano e da República da Turquia até 1923
Stambul principal pólo industrial, comercial e cultural.
Stambul, da Igreja Ortodoxa.
As zonas históricas foram declaradas património da Humanidade pela UNESCO em 1985, pelos seus importantes monumentos e ruínas históricas.


O BÓSFORO

O Bósforo é um estreito que divide em duas partes a cidade de Istambul, conectando o MAR DE MÁRMARA com o MAR NEGRO e separa fisicamente a Europa da Ásia.
Há duas pontes sobre este estreito. A Ponte do Bósforo de 1074 m. A segunda ponte, PONT FATIH SUTÃO MEHMET possui 1014 m de comprimento.
Pode ser visto o MAR DE MÁRMARA ( ao sul) , o ESTREITO DE BÓSFORO e o MAR NEGRO ( AO NORTE).


PONTE DO BÓSFORO 

Pegue um barco que sai dos portos de KABATAS ou EMINONU, atravesse o Estreito de Bósforo e vá dar uma voltinha logo ali na Ásia. Uma sensação indescritível, só de saber que você esta pisando em solo asiático, é maravilhoso.


STAMBUL

Stambul- vemos milhares de mesquitas, com suas torres pontiagudas. Um lugar diferente de tudo que já tinha visto e visitado.
Uma cidade cheia de contrastes mulheres envoltas de véus, ao lado de pessoas jovens com roupa típicas do mundo ocidental.
Stambul é surpreendente cheio de revelações e emoções.

Caminhar por Stambul

Caminhar é uma boa, para conhecer a cidade de perto, o seu lado antigo, com ruas estreitas , revela a todo momento uma sucessão de contrastes.E nestas caminhadas o que vemos além das milhares de mesquitas, de mulheres muçulmanas, com sua culinária curiosa, muito rica muito variada e bem condimentada. Há muitos lugares para se divertir, bares cafés, restaurantes onde os pratos são preparados bem a vista dos fregueses.



TOMAR SORVETE É UM SHOW EM STAMBUL

O show na hora de servir o sorvete, tomar o famoso sorvete não é um simples sorvetinho e sim um espetáculo de sorvete. O gosto não é lá essas coisas, mas a a forma que os atendentes serve você é sensacional. Vira para cá, joga para lá, engana o cliente. Garanto que o,principal atrativo é o show e não o sabor do sorvete.





A MESQUITA AZUL


A Mesquita Azul a principal da cidade para entrar é necessário tirar os sapatos. Na entrada são oferecidos sacos plásticos para levar os sapatos que devem ser devolvidos na saída. Para as mulheres são distribuidos xales para colocar nas costas, pois não podem entrar com roupas decotadas ou ombros de fora.
As mulheres muçulmanas fazem suas orações separadas dos homens.










BASÍLICA DE SANTA SOFIA ( DIVINA SABEDORIA)


A Basílica de Santa Sofia uma das maiores realizações arquitetônicas ( hoje museu). Do lado temos a região do Palácio do Sultão e a Mesquita Azul.












PALÁCIO DO SULTÃO

O Palácio TOPKAPI- residência dos antigos sultões. A área do palácio é formada por uma sucessão de pavilhões, pátios e jardins, onde os trajes imperiais e tesouros é de encher os olhos.
O ponto mais famoso do palácio é o Harém, pois o sultão podia ter mais de mil mulheres e elas viviam todas no harém.
Além do sultão, os únicos  homens que podiam entrar no harém era os eunucos , castrados que atendiam as mulheres. Muitas famílias preparam seus filhos para esta função
O sultão tinha relação,com apenas 4 ou 5 esposas oficiais " as favoritas " todas as demais eram apenas pessoas que exerciam funções as mais diversas no palácio. A responsável e maior autoridade dentro do harém era a mãe do Sultão e cabia a ela controlar todas as mulheres.

Quando o sultão morria todos tinham que deixar o harém, mãe mulheres, esposas, serviçais. Vinham então  outras mulheres do novo Sultão.











TORRE DE GALATA

Torre de GALATA ( GALATA KULESI) a construção mais alta da cidade na região de BEYOGLU. Construída em 1348. Fazia parte das antigas fortificações da cidade. Hoje o melhor ponto para quem quer ver Istambul de cima.


CISTERNA DA BASÍLICA

No centro de Istambul uma das visitas mais impressionantes da cidade a CISTERNA BASÍLICA ( YEREBATAN SARAY) . É um enorme reservatório subterrâneo de água, construído pelos bizantinos no ano 532 para abastecer o palácio, é sustentado por 336 colunas de 8 metros de altura.






O GRAN BAZAR

O grande Bazar existe a séculos e é imperdível. Um labirinto, la se encontram tapetes, jóias de ouro e prata, perfumes, roupas cerâmica, narguilés de todos os tamanhos.
PECHINCHAR FAZ PARTE DA TRADIÇÃO LOCAL, NINGUÉM SE OFENDE

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo lindo trabalho. É de dar água na boca.Josa

Anônimo disse...

estou indo a Turquia em janeiro proximo,se puder me dar algumas dicas de onde se hospedar por um precinho legal agradeceria.meu email glaci_refosco@hotmail.com

Anônimo disse...

BELEZA PURA! RARA! MAGNÍFICA! INVEJA BOA D'OCÊ! ADOREI!

Vilma comadre! disse...

BELEZA PURA! RARA! MAGNÍFICA! INVEJA BOA D'OCÊ! ADOREI!