A ANTIGUIDADE ORIENTAL
Das cidades aos Impérios Teocráticos
As civilizações do Oriente Antigo evoluíiram para monarquia absoluta teocrática e produziram uma arte monumental de conteúdo religioso submetida a rígidos cânones que limitavam a liberdade de criação
A Estátua-retrato de MIQUERINOS e a rainha de pé e imóveis.
Figuras de pé ou sentadas constituem o tema principal da grande estatuária egipcia.
Pés da triade de Miquerinos
Esta estátua-retrato do faroó QUÉFREN
data de 2.500 a.C. e é célebre pela imponência que emana de sua firmeza e de sua imobilidade tridimensional
Painel-retrato de escribas
A arte egípcia não conhecia a perspectiva e a reprodução da figura humana era a um tempo
frontal,
de perfil
e vertical
AS GRANDES PIRÃMIDES
Foram construídas durante o Antigo Império pelos faraós da Quarta Dinastia,
BUSTO DE NEFERTITI,
esposa de IKHNÁTON, cujo estilo mostra uma rigidez da imobilidade tradicional da arte oficial do
NOVO IMPÉRIO
O IRMÃO DO DEFUNTO,
baixo-relevo de calcário cuja precisão e requinte de linhas reflete o estilo cortesão e tradicional da arte egipcía
tipificam o caráter formalista, grandioso e apoteótico da arte religiosa da civilização egipcía
TRABALHO NOS CAMPOS
OS ESCRIBAS
eam considerados olhos e ouvidos do faraó
SÉTI E A DEUSA HATOR
A arte egipcía com sua convencional reprodução
frontal,
de perfil
e vertical
da figura humana
O JULGAMENTO DOS MORTOS PELOS DEUSES
Acompanhado de um LIVRO DOS MORTOS, redigidos pelos escribas e que testemunhava a sua bondade, o falecido era julgado na presença de 42 deuses. Seu coração era colocado na balança e devia pesar menos do que uma pena. Se fosse condenado, a alma do réu era devorada por uma deusa com a cabeça de crocodilo
O TEMPLO DE DEIR-EL-BAHARI
10-corredor de ventilação
9-câmara do faraó
2-falsa cãmara inacabada
10-corredor de ventilação
CAPITÉIS EGIPCÍOS
TUTANCAMÓN NO SEU SARCÓFAGO- túmulo de ouro do jovem faraó
O REI ASSURBANIPAL
em seu carro de gala. Carros puxados por cavalos, caçadas e cenas de guerra constituem o tema constante da arte assíria
O CÓDIGO DE HAMURABI,
um cone de pedra negra com 2,25 m de altura, 2 m de circunferência na base e com 3.600 linhas de escrita cuneiforme
A PARTE SUPERIOR DA ESTELA,DO CÓDIGO DE HAMURÁBI,
representa a figura do rei perante o Deus Sol, como que apresentando sua obra sde codificação
NO BAIXO-RELEVO DA ESTELA DA VITÓRIA,
a arte mesopotâmica imortalizou NARAM-SIN que, na cabeça, traz a coroa de chifres, reservada aos deuses
ASSURBANIPAL MATANDO LEÕES,
exemplo dearte assíria exaltando o espírito marcial, guerreiro e belicoso daquele civilização militarista
A LEOA MORIBUNDA,
baixo-relevo assírio esculpido em calcário, reproduzindo uma cena de caça, atividade típica de uma civilização nôamade-pastoril
O TOURO ALADO DE CORSABAD,
com corpo de animal e cabeça humana, encontra-se na porta da cidadela de SARGÃO II cercada de muralhas torreadas.
MODELADA EM BRONZE A CABEÇA DE UM SOBERANO ACADIANO,
com seu ar majestoso, cabelo trançado e barba encaracolada, reflete o alto nível da arte suméria
PALÁCIO DE DÁRIO EM PERSEPÓLIS
DARIO E XERXES EM AUDIÊNCIA
Os persas, que não tiveram arquitetura religiosa, desenvolveram uma arte de estilo rígido ecerimonial
O PALÁCIO DE SHAPUR I,
perto da Babiolônia, com sua sala de audiência de abóbada de tijolos, é um exemplo da arte monumental do IMPÉRO PERSA
DEUSA DAS SERPENTES,
arte cretense em que a estatueta de seios nús e enlaçada por três serpentes simboliza o culto da fecundidade
O ZIGURATE DO REI URNAMMU.
Na arquitetura monumental da Mesopotâmia, os zigurates eram templos construídos em forma de pirãmides escalonadas
PALÁCIO DE CNOSSOS
ENTRADA DO PALÁCIO DE CNOSSOS
1-A DEUSA DAS SERPENTES
2- E O PRINCIPE DAS FLORES DE LIS
1-arte cretense em que a estatueta de seios nús e enlaçada por três serpentes simboliza o culto a fecundidade
2-afresco pintado no PALÁCIO DE CNOSSOS em CRETA, célebre por sua graça, delicadeza e harmonia de suas formas
EM CRETA NÃO HAVIA TEMPLOS
O culto era celebrado em lugares elevados, em cavernas e nas capelas dos palácios. Realizavam-se grande festas religiosas, com danças variadas e torneios, onde se destacavam os acrobatas que exibiam sbre touros(TAUROMAQUIA)
1-CIVILIZAÇÕES DE PLANÍCIE OU CIVILIZAÇÕES TEOCRÁTICAS DE REGARDIO
A-EGITO:
B-MESOPOTÃMIA; ATUAL IRAQUE
Situados nas áreas férteis em planícies perto do rio. Agricultura de regardio ( irrigação ) sedentários.
2-CIVILIZAÇÃO DE PLANALTO
A-ASSIRIA: ATUAL NORDESTE DO IRÃ
B-PÉRSIA; ATUAL IRÃ
Situados em regiões altas e áridas - economia pastoril - tem tendência a desenvolver a arte bélica e tende a invasão - são militares e expansionistas - nõmades.
3-CIVILIZAÇÕES MEDITERRÃNEAS
A-FENÍCIA: ATUAL LIBANO
B-CRETA:MAIOR DAS ILHAS GREGAS
Voltados para o mar Mediterrâneo - economia - centro do comércio é feito no mar Mediterrâneo - desenvolve o comércio e a navegação - mão de obra escrava - CIVILIZAÇÃO MERCANTIL ESCRAVISTA
AQUI SÃO APRESENTADOS E CONSIDERADOS PONTOS DIGNOS DE DESTAQUE: USO DE IMAGENS HISTÓRICAS DE ÉPOCA.
BOA VIAGEM A BORDO DAS IMAGENS
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