domingo, 24 de outubro de 2010

A ALTA IDADE MÉDIA

A ALTA IDADE MÉDIA
Da pax romana aos feudos medievais
AS CATEDRAIS BIZANTINA COM SEUS MOSAICOS. 
AS MESQUITAS MUÇULMANAS COM SEUS MINARETES,
 AS IGREJAS ROMÃMICAS COM SEUS ARCOS REDONDOS E OS CASTELOS - 
 FORTALEZA COM SUAS MURALHAS CARACTERIZAM A PRIMEIRA FASE DO MEDIEVO
A Igreja de SÃO PANTALEÃO, em COLÕNIA, data de 980.
Sua estrutura é maciça e bem proporcionada, e seu pórtico ladeado por altas torres

CRUCIFIXO DE GEREÃO, na Catedral de Colônia:
o Cristo de ventre intumescido,
braços distendidos
e o rosto
com traços incisivos e angulosos

CARLOS, o CALVO,
que herdou o reino franco-ocidental
após a divisão do Império Carolíngio
em três reinos
pelo TRATADO DE VERDUM,
assinado em 843
Retrato de CARLOS MAGNO,
feito pelo pintor
ALBRECHT DURE.
O Império abrangia
as atuais FRANÇA, ALEMANHA E ITÁLIA

COROA com que CARLOS MAGNO foi sagrado,
no Natal do ano 800,
imperador do Ocidente
pelo Papa Leão III,
de acordo com a tradição do cesaropapismo

Os trabalhos nos campos,
retrata a economia agrária
e a sociedade rural
à época do medievo
no ocidente europeu
MESQUITA AZUL SULTAN AHMED I
com sua sequência de cúpulas e minaretes nos cantos,
é um exemplo típico do refinamento da arquitetura muçulmana

Vista interior da MESQUITA DE CÓRDOVA,
construída entre 786 e 987,
com sua renda
sutil de arabescos decorativos,
em estilos tipícamente
mouriscos

Fortaleza de MONASTIR, na TÚNISIA,
cidadela islâmica
construída na África do Norte.
É um simbolo do poderio muçulmano na
Idade Média
Igreja visigótica
de SAN JUAN DE BASTOS DE CERRADO,
na Espanha.
Exemplo típico da arte bárbara
desenvolvida
nos primeiros séculos
da Idade Média
Cenas executadas em mosaico no
BATISTÉRIO DE FLORENÇA,
criação medieval
que
trasmite de maneira violenta e ingênua
os horrores do inferno
Escultura românica do Cristo cruxificado

Interior da CATEDRAL DE SAINT PIERRE.
Os traços essenciais do estilo romãnico
eram o arco redondo,
as ´paredes maciças
e o
predomínio do horizontalismo

CATEDRAL DE SAINT-PIERRE,
em ANGOULÊME.
A decoração do estilo romãnico medieval
não se limitava ao interior
mas se estendia as fachada

Estátua equestre de
CAN GRANDE DELLA SCALA,
senhor de Verona,
montado num cavalo ajaezado,
armadura completa e
espada à mão
em atitude de comando


CATEDRAL DE SALISBURY (GRÃ-BRETANHA )  1220-1270

A transição da servidão feudal para o trabalho livre foi a base para as grandes obras da cultura européia-ocidental

Nenhum comentário: