sábado, 8 de outubro de 2011

BRASIL COLONIA: A ERA DO TABACO

A ERA 

DO
TABACO

BRASIL COLÔNIA

NADA É PECADO ALÉM DO EQUADOR: Brasil Colônia
a geografia sanava tudo

OS SUB-CICLOS DO AÇÚCAR:


A economia colonial baseava-se no açúcar ( 1550-1700 ) outros produtos e atividades econômicas se desenvolveram.:
Sabes quais:
1-Tabaco;
2-criação de gado;
3-algodão;
4-e da borracha

Vamos lá; falemos alguns aspectos da cultura do tabaco.
Quando os portuguêses aqui chegaram ;depararam-se com o estranho costume do fumo entre os selvagens.
Há quem afirme como Afonso Arinos
que a chamada erva santa era usada pelos indígenas com fins medicinais apenas nos seus ritos religiosos.
 Alguns cronistas referem que não só nas festas, mas que, comumente, aspiravam ou mascavam o seu tabaco. Que os indígenas fazia pleno uso do fumo.
E que os europeus deixaram contaminar pelo costume.
Logo o Papado excomungou os fumantes e a Santa Inquisição se pões ao seu encalço.
Os inquisidores se alarmaram ao verificar que não só varões,
porém, matronas da melhor estirpe
e donzelas aspiravam fumo,tinham
" partes com o Diabo "
A julgar pelas visitações do Santo Ofício, na  Bahia e Pernambuco, entre 1590 e 1620, nas vilas, fazendas e engenhos campeavam todos os vícios e sobreviviam muito poucas virtudes.
Bebia-se,
jogava-se,
"fornicava-se " a larga, dentro e fora do próprio sexo.
Alguns mais ousados ampliavam o campo de suas relações com os animais.

Os escravos índios e africanos eram procuradospelos nobres e suas esposas,no segredo das noites.
Sodomitas, homossexuais, adúlteros, incestuosos, todos justificavam suas taras com a máxima corrente na Europa de onde haviam vindo:
" NADA É PECADO ALÉM DO EQUADOR ".
A geografia sanava tudo....
O uso do fumo logo alcançou a Europa. O padre francês André de Thevet parece ter sido o introdutor do produto na Europa para fins terapêuticos.
A história guarda o nome de NICOT, embaixador francês em Portugal, como o primeiro que saiu fumando por mero prazer, à vista dos cortesãos abismados. "Nicotina " é o nome da substância que contém o fumo, dado em honra de quem, sem saber, talvez criava uma indústria de importância mundial.
Jean Nicot ( de onde deriva o nome da Nicotina ), aspirava o moído ( rapé ), e percebeu que ele aliviava suas enxaquecas.
Desta forma enviou para a rainha da França Catarina de Médicis, o experimentasse no combate às suas enxaquecas. Com sucesso, o uso do rapé começou a se popularizar.
A excomunhão papal em fins do século XVI, só fez aumentar a vulgarização do produto, que logo se propagou à Ásia e China. Em Catahay um imperador mandava cortar narizes a quem apanhado fosse expelindo fumo.....
A exportação do fumo financiava o tráfico de escravos. O grande consumidor era Londres. A intermediação no fumo era ainda maior  do que no açúcar .
A produção de fumo brasileiro declinou, no domínio da exportação mundial, em face do fato de que foi plantado nas Antilhas ( Cuba, Jamaica ), na América do Norte ( Virginia ) e em outras partes da América do Sul ( Venezuela, Equador, etc. ) . N Europa, a Bulgária e na Ásia a Turquia se tornaram grandes produtoras. As plantações de tabaco chegaram a Rússia dos Czares, expandindo-se principalmente na sua periferia.
No século XIX começou no Brasil a fabricação de charutos, para consumo nacional exclusivo. Nunca tivemos condições de concorrência como o charuto cubano preferido mundialmente.
O capital nacional ingressou na linha de produção tardiamente com a " Souza Cruz " do Rio, a " Caxias " e a " Lafaiete ", do Recife.
A "Souza Cruz" acabou sob controle acionário de um truste inglês, o " Turkish Tobacco company "
Somente por volta de 1840, começaram os relatos do uso do cigarro. Nesse ponto a finalidade terapêutica original do tabaco já havia perdido seu lugar nas sociedades civilizadas para o hábito de fumar por prazer.
Foi apenas em 1960 que foram publicados os primeiros relatos que relecionam o cigarro ao adoecimento do fumante. Desde então comprovou-se que o uso constante e desinibido do cigarro provoca malefícios à saúde e vicia o organismo.
Diante de tantos problemas  pelo tabco porque ainda as pessoas fazem uso:
Simplemente porque até hoje não se tem certeza do porque , alias como qualque outra droga é utilizada pelas pessoas.
A propaganda a mídia, apontando que fumar está intimamente ligado ao sucesso e a pessoa bonita, deve influenciar muitos, principalmente os jovens.
Outros alegam que o tabaco tem o poder de  tranquilizá-las e calmá-las. Há ainda aquelas que dizem gostar ou ter prazer de fumar. Mas a  maior parte dos fumantes dizem que fumam porque não conseguem mais parar.
Não se sabe ao certo no Brasil quantos usam tabaco. Só comprovou-se que o tabaco produz um pequeno aumento n os batimentos cardíacos, na pressão arterial, na frequência respiratória, no sistema digestivo, e irritante para os brônquios ( pulmões ) e provo insônia ( tira o sono ).
O uso continuado pode provocar:
a)infarto do miocardo;
b)bronquite crônica;
c)ifisema pulmonar;
d)derramen cerebral;
e)úlcera digestiva etc
Você quer mais, além de tudo o tabaco é uma droga legal

Nenhum comentário: