sábado, 1 de outubro de 2011

PRÉ-COLONIZAÇÃO: 1500-1530

PAPAGAIOS, TUBARÕES E CAPITÃES
Pré-colonização: 1500-1530















Claro você sabe 
que quando realizamos uma longa viagem, somos obrigados a fazer algumas paradas. Geralmente os pontos onde paramos são denominados escalas.
No século XVI,
ao percorrerem o longo caminho marítimo que ia de Lisboa a Calicute, os navegadores português também realizavam escalas em vários pontos.
Você sabia que, 
quando em 1501, D. Manuel I enviou uma carta aos Reis Católicos da Espanha, relatando a viagem de Pedro Álvares Cabral às Índias e o descobrimento da Ilha de Vera Cruz, depois Terra de Santa Cruz, êle se referiu á nova terra como sendo:

MUI CONVENIENTE E NECESSÁRIA À NAVEGAÇÃO DA ÍNDIA, PORQUE ALI CORRIGIU SUAS NAUS E TOMO ÁGUA.

Ficou então  muito claro que:
isto quer dizer quer dizer que a Terra de Santa Cruz interessava ao Rei Venturoso, porque era uma parada onde seus navios poderiam reabastecer-se de água e reparar os danos que tivessem sofrido durante a travessia do Atlântico.

Além disso:
a nova terra oferecia ainda outra vantagem: o contrôle total do caminho marítimo para as Índias.
Os litorais oriental e ocidental da África pertenciam quase que inteiramente a Portugal, assim como a maior parte do litoral atlântico da América do Sul.
Assim, a rota da Índia pelo Oceano Atlântico era monopólio ( exclusividade ) dos navegadores portuguêses, assim como o caminho pelo mar Mediterrâneo fôra monopólio das cidades italianas, no século anterior. 
Portugal tinha o domínio  das escalas na rota para o Oriente e podia evitar que outros  países como a Espanha comerciassem também com as especiarias orientais.
Quando os comerciantes europeus iniciaram a expansão marítima, buscavam chegar às regiões onde o comércio fôsse desenvolvido, assim como o das Índias. Ao atingirem a Terra de Santa Cruz,porém , os portuguêses quase não encontraram produtos que pudessem ser vendidos na Europa. Mesmo aasim, não a abandonaram, porque ela possuía uma excelente posição no novo caminho para as Índias.
Nos primeiros anos de suas história, a nova terra achada pelos português não era importante pelas coisas que possuía, mas pela sua posição na carreira da Índia.







Nenhum comentário: