sábado, 3 de dezembro de 2011

O HOMEM: O uso dos metais

 O HOMEM: e seus metais através dos tempos

 As raças humanas
Poema escrito por Hesíodo, um poeta grego que viveu no século VIII a.C
"Primeiro os deuses imortais criaram a raça de ouro dos homens mortais (...)
 Os mortais vivam como deuses, (...) longe de penas e misérias; nem temível velhice lhes pesava, sempre iguais nos pés e nas mãos, alegravam-se em festins, os males todos afastados (...) Então uma segunda raça bem inferior os deuses criaram ,de prata (...) E Zeus Pai criou uma terceira raça de homens mortais, de bronze, em nada semelhante à de prata; (...) nenhum trigo eles comiam e de aço tinham resistente o coração (...)
Mais depois também a esta raça a terra cobriu (...) Antes não estivesse eu entre os homens da quinta raça, mais cedo tivesses morrido ou nascido depois.
Pois agora é a raça de ferro e nunca  durante o dia cessarão de trabalhar e penar e nem à noite de se destruir; e árduas angústias os deuses lhe darão "
HESÍODO, Os trabalhos e os dias . São Paulo: Iluminuras, 1990, p. 32-35


O USO DE METAIS: O HOMEM

Há mais de 7 mil anos  o homem começou a utilizar metais e descobrir suas propriedades. Foi um passo decisivo para o início da Idade dos Metais. Então o cobre , o ferro e outros materiais começaram a entrar na história humana.

O tempo do Cobre
No período neolítico, verificou-se que uma pedra avermelhada era menos dura que as outras. Podia-se alterar sua forma por meio de golpes, e trabalhá-la ainda melhor quando era quecida e ficava maleável. Essa pedra especial era o cobre que na realiadade é um metal.
Em seguida veio a fusão do cobre, seu derretimento por meio do calor. O metal em fusão era depejado em recepientes com cavidades e assumia assim, a forma desejada.
Foram encontradas peças de cobre com a idade de 7 mil anos de idade, trabalhados por marteladas, e também utensílios domésticos, molduras de espelhos, ornamentos e machados, feitos de cobre fundido. Era o período do Cobre.
Mesmo com o uso dos metais, os instrumentos de pedra continuraram a ser fabricados.

Bronze: uma liga muito resistente
Por volta de 3.000 a.C, ocorreu uma descoberta fundamental: que a fusão de cobre e estanho dava origem a uma liga metálica mais dura e resistente que os minerais originais.
Surgia o bronze, que promoveu uma revolução nos instrumentos de trabalho de guerra.
Pontas de lança e de flecha, escudos, couraças, machados e espadas que, durante dois milênios foram usados por combatentes da Grécia ao Egito, da Mesopotâmica à China eram alguns dos objetos feitos de bronze.
A difusão dos objetos de ferro
Durante a Idade do bronze, o ferro foi um material raro e valioso, obtido dos meteoros.
Os egipcíos o chamavam de " cobre negro  do céu ". Objetos feitos com esse metal foram achados nos túmulos dos faraós.
Por volta de 1.500 a.C, porém o ferro passou a ser extraído do solo. O minério de ferro retirado das jazidas era misturado a outros elementos, como calcário e carbono ( encontrado no carvão ), e aquecido em fornos até se transformar numa massa pastosa. A seguir a massa esfriada era batida para eliminar as impurezas. Com o material restante fabricavam-se objetivos.
O uso do ferro transformou a vida dos povos antigos. Fabricadas mais facilmente, as armas e ferramentas se multiplicaram. Foi o começo de uma corrida tecnológica que prosegue até hoje, nos laboratórios e nas siderúgicas

Ouro e prata
Juntamente com o cobre, o ouro e a prata foram os primeiros metais a serem trabalhados.
O ouro e a prata, dois metais preciosos, não se oxidam em contato com o ar, isto é, mantêm-se inalterados. Além disso são maleáveis.
Por exemplo, com um grama de ouro pode-se obter um fio de três quilômetros de extensão!
Por isso, ambos os metais monstraram-se ideiais para a fabricação de jóias e outros ornamentos: artefatos de ouro e prata foram encontrados em túmulos reais de 6 mil anos atrás.
O ouro, em particular, é precioso por outra razão; ele não é encontrado com facilidade na natureza


Chumbo
 
O chumbo é um metal obtido da galeria, um minério escuro. Os compostos de chumbo são altamente venenosos, podendo causar fortes cólicas, náuseas, diarréia, dificuldade motoras, anemias etc. A peça mais antiga feita com esse material já  encontrada é um artefato egípcio de 3.800 anos.
A maquiagem escura que a rainha egípcia Cleópatra usava em volta dos olhos nada mais era do que um pó feito de galena. O principal exemplo do uso do chumbo foi dado pelos romanos, por volta de 2 mil anos atrás. Os romanos usaram o chumbo como maquiagem, na fabricação de encanamentos , de utensílios de cozinha e de vasos para estocar vinho e comida. Os romanos chegaram a usar o acetato de chumbo para adoçar vinhos e molhos.

Você sabia que:

" Na década de 1920, o arqueólogo britânico Leonard  Wooley realizou escavações na região de Ur, onde viveu o povo sumério e hoje é parte do território do Iraque. Ele encontrou mais de 1.800 tumbas, cheias de objetos, que remontam a 3 mil anos antes de Cristo. Parte desse acervo pode ser conferido no Museu de Arte Fogg da Universidade Harvard...(...) A mostra ddos tesouros das Tumbas Reiais de Ur traz 425 peças, entre jóiais, xícaras e tigelas de ouro e prata, armas e obras de arte, que revelam o modo de vida ---- e morte ---- dos antigos sumérios. (...) "
O estado de S. Paulo, 6 de agosto 2002

Nenhum comentário: