sábado, 24 de março de 2012

O MUNDO ROMANO


Você sabia que...
...Menênio Agripa,
enviado dos patrícios, convenceu os plebeus, por meio do apólogo dos membros revoltados contra o estômago, mostrando-lhes que não podiam viver uns sem os outros?
...a Lei das Doze Tábuas deu ao casamento dos plebeus o valor jurídico atribuído ao casamento dos patrícios?
...sendo o casamento a fonte dos direitos civis, com a citada Lei, ficaram as duas classes com diretos idênticos?
...as " Leis Licínias",

apresentadas pelos tribunos Licínio Stólen e Lúcio Séxtio, restabeleceram o Consulado com a condição de que um dos cônsules fosse plebeu?
...antes da Lei das Doze Tábuas o único que podia interpetrar a lei era o Pontifex Máximus?
...César

embora pertencesse  a uma família senatorial, aos dezoito anos prestou serviço militar e, nessa época, era um simples soldado de cavalaria?
...César foi governador da Espanha Ulterior (Bética e Lusitânia) ?
...o pequeno contingente que César levou de Roma a Brindisi era uma das tropas mais adestradas que o mundo já viu, comparável à Velha Guarda de Napoleão ou ao lendário Exército da Virgínia do Norte?
...César aos cincoenta e um anos de idade marchava melhor do que seus batedores, dormia no chão limpo, passava fome com os soldados na falta de provisões e desarmava qualquer murmúrio com uma piada irreverente?de Imperador?

...Farsália foi a primeira derrota de Pompeu

em quarenta anos de serviço na ativa?
...com o correr dos tempos a palavra Caesar, originalmente o nome de uma família romana, passou a muitos idiomas com a significação
...a versão russa de César é Tzar  e da alemã é Kaiser
...Otáviopreferia para designar sua autoridade o título de Prínceps, ou Primeiro Cidadão do Estado?
...por essa razão, o período de seu governo ficou conhecido pelo nome de Principado?
...Augusto significava " consagrado" e implicava a ideia de que seu portador era especialmente favorecido pelos deuses?
...Imperator (imperador ) significava " general vitorioso "?
...entre os romanos o ano era dividido como entre nós, em doze meses, chamados: JANUARIUS, FEBRUARIUS, MARS, APRILIS, MAJUS, JUNIUS, QUINCTÍLIS, SEXTILIUS, SEPTEMBER, OCTOBER, NOVEMBER e DECEMBER e que no ano 44 a.C., Quinctilis tomou o nome de Julius em honra a Júlio César, e, em 8 a.C, Sextilis passou a ser Augustus, por homenagem à Augusto?
...os discipulus de Jesus Cristo eram pescadores ignorantes?
...a Ásia Menor, a Grécia e Chipre foram evangelizados por São Paulo, convertido em Damasco e gozava do privilégio de cidadão romano?
...São Paulo escreveu: 'NÃO HÁ MAIS ENTRE VÓS DISTINÇAÕ ENTRE JUDEUS E GENTIO, ENTRE O LIVRE E O ESCRAVO, ENTRE O HOMEM E A MULHER " ?
...nos primeiro tempos, grande número de cristãos, os monges, passou à residir nas montanhas e desertos onde se alimentavam apenas, de pão e ervas?
...a idolatria expulsa das cidades do Império Romano refugiou-se nas aldeias chamadas pagi, donde se originou a denominação de pagani ( pagão ) ?
...o Papa ainda hoje ostenta o título de Sumo Pontífice ( Pontífex Maximus ), que era usado para designar a autoridade máxima da religião romana?

Nenhum comentário: