sábado, 17 de março de 2012

A resistência pacífica

A resistência pacífica: MAHATMA GANDHI

 Frases de MAHATMA GANDI

" Não existe um caminho para a felicidade. A felicidadeé o caminho"

"A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita "

"As religiões são caminhos diferentes convewrgindo para o mesmo ponto. Que importa faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo "

A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável "

O fraco jamais perdoa: o perdão é uma das características do forte "

" Olho por olho, e o mundo acabará cego '

" O medo tem algum utilidade, mas a covardia não "

Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não haveria pobreza no mundo, e ninguém morreria de fome.

A partir do século XVII, a Índia começou a ser colonizada pelos ingleses. Na época,a Índia correspondia à área dos atuais Paquistão, Bangladesh e a própria Índia. A partir daí, aconteceram muitos movimentos de resistência à dominação colonial, todos reprimidos. Após a Primeira Guerra Mundial, as lutas pela libertação contaram com a ajuda do pacifista hindu Mahatma Gandhi.
Lider do movimento de independência , Gandhi introduziu uma inovação radical nos meios de ação política: a resistência pacífica à dominação colonial.
Ele partia do princípio de que a ação não-violenta era mais eficaz porque paralisava a organização colonial britãnica.
Os novos meios de ação foram viariados. Por exemplo, pessoas protestavam deitando-se nas ruas, fazendo greves de fome e recusando-se a pagar impostos. Outra forma pacífica de combater a dominação colonial consistia em aumentar o consumo dos produtos feitos pelos artesãos indianos para boicotar os produtos industrializados britânicos.
A Índia possúia dois grupos religiosos divergentes: o hinduísmo e o islamismo . Os muçulmanos defendiam a criação de um Estado separado dos hindus. Gandhi, ao constrario, queria a união de toda a Índia num só país.
A Índia conseguiu a independência em 1947, devido à explosiva pressão social. Porém, logo a seguir, seu território foi dividido. Os líderes muçulmanos decidiram formar um Estado independente, o Paquistão.
 O Paquistão transformou-se em república, em 1956
A consequência dessa divisão foi a eclosão de violentos conflitos entre hindus me muçulmanos. Em 1948, num desses conflitos, Gandhi foi assassinado por um extremista hindu. A independência da Índia e a atuação de Gandhi influenciaram vários outros países asiáticos.

Voce sabia que na Índia existem os intocáveis, e sabe se alguem tocar em um intocável, não poderá ir para o céu?
É verdade existe na Índia  o sistema de castas que foi criado pelos sacerdotes brâmanes e tornou-se uma das bases da religião hindu. Essa forma de organização social foi oficialmente abolida pela Constituição indiana em 1950. No entanto, apesar de proibido por lei, o sistema ainda sobrevive nos dias de hoje, principalmente nas áreas rurais da índia.
Os chamados intocáveis somam cerca de 240 milhões de pessoas e sofrem grande discriminação. Quem tocar um intocável deve fazer um intenso ritual de purificação para livrar-se da sujeira que se acredita ter o intocável.
Segundo depoimento do indiano Aloysius Yrudayan no Forum Social Mundial realizado na cidade de Porto Alegre em janeiro de 2003 disse:
"Sou um intocável indiano(...) Nós não temos status de humanos, apenas 15% de nós não é alfabetizado e somos explorados como arrendatários de terras ( indivíduo que cultiva as terras de outras pessoas mediante pagamento ou entrega de parte da produção ao proprietário) por não termos direito ao patrimônio (...) O que eu mais quero em termos de direitos humanos é ter o direito de tocar e de ser tocado. Pelo menos isso. Um outro mundo é possível, mas só quando o sistema de castas for realmente abolido "

Nenhum comentário: