quinta-feira, 12 de julho de 2012

A TORRE EIFFEL


A torre Eiffel



A torre Eiffel, na cidade de Paris, na França, é um marco da arquitetura aliada à técnica e a ciência,do avanço tecnológico da Segunda Revolução Industrial aplicado à arquitetura urbana. A altura imponente da torre, 300 metros, duas vezes maior que a Grande Pirâmide do Egito, exibe ao mundo o triunfo da ciência e da técnica no final do século XIX.
A torre foi planejada pelo químico e construtor GUSTAVE EIFFEL para a Exposição Mundial do Centenário da Revolução Francesa , em 1889.
Construída  com estrutura de ferro, a um custo relativamente baixo, a torre foi, até 1930 o edifício mais alto do mundo.
Os parisienses não queriam a sua construção porque ela destoava do conjunto urbano. Ela deveria ser desmontada com o fim da exposição.
Os parisienses, no entanto, mudaram de opinião e incorporaram a torre à paisagem da capital francesa.
Ao longo do tempo, a torre testemunhou histórias diversas: o vôo do brasileiro Alberto Santos Dumont no céu de Paris, o acontecimento que entrou para a história da aviação de um dos filmes da consagrada série de James Bond.
A Torre Eiffel é hoje o monumento mais visitado do mundo, recebendo anualmente cerca de seis milhões de turistas , que fazem filas para ver do alto a cidade de Paris

Nenhum comentário: