terça-feira, 17 de novembro de 2009

HOMEM DESCOBRE COMO PLANTAR

PERÍODO NEOLÍTICO


O HOMEM DESCOBRE COMO PLANTAR
Período Neolítico

A mais recente descoberta do homem Neolítico
 é saber que podia semear
e que em breve teriam alimento para as famílias: trigo, aveia , centeio, cevada.
----------Pães e bolos a vontade!
--------Não mais seremos nômades!
O domínio desta técnica permitirá que nos tornemos sedentários.
Teremos habitação fixa, pois parte do problema alimentar esta solucionado.

ONTEM: PRÉ-HISTÓRIA

Agricultores por acaso

Como surgiu a agricultura?
Deve ter surgido assim, os homens já consumiam o trigo silvestre ( que se reproduz espontaneamente, sem necessidade de cuidados) que  coletavam na regiões onde ele crescia naturalmente.
Supõe-se que um grão caído na terra começa a brotar e o desenvolvimento da planta foi observado pelas . pessoas. Esses obervadores perceberam que podiam repetir o processo espalahndo grãos pela terra. Provalvelmente, foi assim que surgiu a agricultura, há cerca de 10.000 anos, no Extremo Oriente e no Crescente Fértil. Essa última está situadano Oriente Médio, importante região de passagem entre a Erupa, a Ásia, a África, o Mar Mediterrãneo e o Oceano Índico.
A partir de então, a coleta de frutos foi sendo substituída, gradativamente pelo cultivo de plantas, como o trigo e a cevada. O processo foio lento e, durante muito tempo , vários grupos, como os nômades de coletores, os seminômades( que faz migrações, mas períodicamente retorna ao lugar onde pratica a agricultura, ou outra atividade) e os sedentários( que tem moradia fixa) de agricultores, conviveram no planeta

HOJE SÉCULO XXI

Nenhum comentário: