domingo, 17 de abril de 2016



BREVE HISTÓRIA DAS ERVAS:
PARTE I



remédios que curavam

REIS E RAINHAS




O homem antes mesmo de conhecer a escrita já usava ervas para fins alimentares e medicinais.
O



Percorrendo a história  a evolução da humanidade e sua trajetória no planeta terra, nos deparamos com informações sobre alguns tipos de remédios utilizados pelos nossos antepassados principalmente reis e rainhas  se utilizando de remédios que curavam.



Naquela época, ficar doente, muitas vezes, podia ser fatal. 

  1. Mas para reis e rainhas, contrair uma doença era um problema ainda mais sério: 

a morte de um monarca poderia desencadear uma sangrenta guerra de sucessão e 

colocar em risco as conquistas do império.

Por causa disso, todo tipo de remédio era usado para aliviar qualquer mal-estar que acometesse a quem tivesse 
"sangue azul".



Os egípcios:





  •  Os egípcios utilizavam ervas aromáticas na medicina, cosmética, culinária e, sobretudo em sua técnica nunca superada, de embalsamento. Eram de uso comum plantar ,tomilho, anis, coentro, cominho, papoula, cebola e outros,
  • Ervas dissolvidas em vinho foram descobertas na tumba do rei Escorpião, um dos  primeiros faraós egípcios. Usavam remédios herbários dissolvidos em bebidas alcoólicas
  • Médicos descrevem procedimentos médicos, relatam que os egípcios acrescentavam ervas no vinho, na cerveja e na água para uso sedativo da dor, laxantes, diuréticos e afrodisíacos
  • Ervas usadas no vinho são o coentro, a hortelã, a sálvia, a carvalhinha, a segurelha, o tomilho e, ainda atanásia e as resinas de arvores empregadas como conservantes.
  • Muitos deste ingredientes são usados ate hoje no Egito com as mesmas finalidades


LÓTUS AZUL (BLUE LÓTUS)  – ERVA DA MENTE, CORPO E ESPÍRITO
BLUE-LOTUS
O Lótus Azul é uma das plantas mais sagradas desde os antigos Egípcios, onde suas propriedades de conscientização foram bem conhecidas e aproveitadas. É geralmente associado às origens da vida e a perspectiva divina. A planta era usada no Egito para estimular o desejo sexual e as praticantes medicinais egípcias usavam esta flor para estimular o fluxo de sangue e também como um tratamento anti-envelhecimento. Os antigos adoravam esta visionária planta como um símbolo das origens da vida. Quando misturada com água ou vinho, e ingerida, ela age como um intoxicante. O Lótus azul foi usado para atingir estados de euforia de consciência visionária.
Índia




objetivo da medicina Hindu era prolongar a vida e a principal fonte de conhecimento para tal eram as ervas, filhas diletas dos deuses. Elas só poderiam ser colhidas por pessoas puras e piedosas, devendo crescer longe da vista humana e do pecado. Eram usadas basicamente de duas formas: como elemento para limpar o corpo, estimulando suas secreções e como sedativo.



Grécia




Popularizou-se uma corrente peculiar da medicina antiga: a chamada teoria ou doutrina de assinaturas.
De acordo com essa suposição, que vem da Grécia Antiga, se uma planta se assemelhasse a uma parte da anatomia do corpo humano, ela poderia curá-la.
Veremos algumas plantas que tratam determinado sistema ou órgão no corpo humano realmente se parecem com ele.
As nozes são bem conhecidas por sua grande quantidade de ácidos graxos especialmente o omega 3 etc



PARTE II continua outra página



Nenhum comentário: