domingo, 12 de setembro de 2010

A ANTIGUIDADE CLÁSSICA

CONHEÇA
O MENU
DE PRODUTOS
E SERVIÇOS
 DA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
 E TODA SUA CULTURA ATRAVÉS DE IMAGENS

DA PÓLIS GREGA                                                                                                     À PAX ROMANA


Roma conquistou a Grécia pela força das armas
                                                                            Os gregos conquistaram os romanos pelo poder do intelecto

SURGIA ASSIM A CULTURA CLÁSSICA

Greco-latina em que o homem é considerado              " A MEDIDA COMUM DE TODAS AS COISAS "

O DORÍFORO ( O LANCEIRO), DE POLICLETO.
ESCULTURA CUJO PORTE GRACIOSO E PROPROÇÕES HARMONIOSAS CONSTITUEM O IDEAL CLÁSSICO DE CORPO MASCULINO


O ERECTHEION,
 ERIGIDO NA ACRÓPOLE DE ATENAS
 EM FRENTE AO PATERNON. SANTUÁRIO
COM DELGADAS COLUNAS JÕNICAS
DESTINADO A FUNÇÕES RELIGIOSAS


ACRÓPOLE DE ATENAS


REPRESENTAÇÃO DA ARQUITETURA DA ÉPOCA ÁUREA DO PATERNON


O PROPILEUS,
ENTRADA DA ACRÓPOLE ATENIENSE,
ENCOMENDADA  POR
PÉRICLES E,
CONSTRUÍDA PELO ARQUITETO GREGO
MNSESICLES


POSEIDON,
MAGNIFICO NÚ
                                   DE BRONZE
                                   ENCONTRADO
                                   NO FUNDO DO
                                                                   MAR EGEU, É
                                                                   CONSIDERADO A
                                                                   OBRA-PRIMA DA
                                                                                                       ESTATUÁRIA
                                                                                                       MONUMENTAL EM MOVIMENTO


O DISCÓBOLO
                              LANÇADOR DE DISCO
                                                                        EM QUE O ESCULTOR GREGO
                                                                                                                                MIRON
CONDENSOU UMA SEQUENCIA DE MOVIMENTOS EM UMA ÚNICA POSIÇÃO


A VÊNUNS DE CNIDO,
                                           DE PRAXÍTELES,
                                                                          PRIMEIRA IMAGEM DA DEUSA
                                                                                                                            INTEIRAMENTE NUA,
ESTA ESTÁTUA TORNOU-SE
                                                       SINÔNIMO DE
                                                                                      PERFEIÇÃO ABSOLUTA


O APOLO
                     DE BELVEDERE,
                                                     ESTÁTUA DE INSPIRAÇÃO PRAXITELIANA
                                                                                                                   FOI CONSIDERADO POR
GOETHE
                  O MAIS PERFEITO EXEMPLO
                                                                          DA BELEZA CLÁSSICA GREGA


HERMES COM DIONISIO MENINO,
                                                                 ESCULPIDO EM OLÍMPIA
                                                                                                                   POR PRAXÍTELES,
ESTÁTUA DE PROPORÇÕES PEFEITAS,
                                                                          É O IDEAL DE BELEZA MASCULINA




MAUSOLO,
                         DO MAUSOLÉU DE HALICARNASSO,
                                                                                                 ESTÁTUA-RETRATO QUE,
                                                                            ROMPENDO COM O ESTILO CLÁSSICO GREGO,
 JÁ PRENUNCIA A ARTE DO PERÍODO HELENÍSTICO

A NIKE DE
                       SAMOTRÁCIA,
                                                    ARTE HELENÍSTICA,
                                                                                            REPRESENTANDO A DEUSA QUE,
COM AS GRANDES ASAS ABERTAS,     ACABA DE POUSAR NA PROA DE  UM NAVIO


OBRA PRIMA DA ESTATUÁRIA HELENÍSTICA                       É O GRUPO REPRESENTANDO
A MORTE DE LAOCOONTE E SEUS DOIS FILHOS ATACADOS POR DUAS SERPENTES

O GUERREIRO MORIBUNDO,
                                                     ESTÁTUA DO TEMPLO DE ÉGINA, 
 IMPRESSIONA PELA NOBREZA DE ESPÍRITO E PELA RESIGNAÇÃO ESTÓICA FRENTE
                                                                       A MORTE

ESTÁTUA EQUESTRE DE MARCO AURÉLIO, O IMPERADOR-FILOSOFO
                                                                                                                  ADEPTO DO ESTOICISMO,
COM BARBA Á MODA GREGA EM SINAL DE ADMIRAÇÃO A CULTURA HELÊNICA

CÂMARA FUNERÁRIA DE ORIGEM ETRUSCA,                               JAZIGO DO SÉCULO III. a.C., TALHADA NA ROCHA VIVA                                       E RICAMENTE DECORQADO
                                           COM ESTUQUES, EM VEZ DE PINTURAS

O COLISEU ROMANO       ENORME ANFITEATRO         PARA AS LUTAS DE GLADIADORES,
                                          CAPAZ DE ABRIGAR MAIS DE 50 MIL ESPECTADORES,
                                                       FOI CONSTRUÍDO EM 72-80 . d.C.

GUERREIRO ETRUSCO.                                            CIVILIZAÇÃO ETRUSCA                                   DESENVOLVEU-SE AO NORTE DO LÁCIO E                                                                     DURANTE CERTO TEMPO DOMINOU ROMA, CUJOS TRÊS ÚLTIMOS REIS FORAM ETRUSCOS


A LOBA, QUE AMAMENTOU RÔMULO E REMO,
                                                                                         ERA O EMBLEMA TOTÊMICO DE ROMA.
 ESTE ANIMAL ESTAVA LIGADO Á MITOLOGIA ETRUSCA DESDE TEMPOS MUITOS REMOTOS

PATRÍCIO ROMANO                                             COM BUSTOS DE ANTEPASSADOS, 30 a.C.
MAIS DO QUE O VALOR ARTÍSTICO DA OBRA DESTACA-SE O APEGO DE CLASSE Á ANTIGUIDADE DA LINHAGEM


Nenhum comentário: