quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MORTE E RESSURREIÇÃO DE OSÍRES


MORTE
 E
 RESSURREIÇÃO
 DE
 OSÍRIS



Um deus que preside a natureza e o último tribunal

OSÍRIS: era um dos mais importantes deuses egípcios. Entre outros atributos, ele simbolizava a fertilidade e a regeneração do rio Nilo e estava associado à vida após a morte.

Mito: mitos são histórias que expressam a forma como o ser humano interpreta o mundo. Essas histórias trazem seres sobrenaturais, heróis, deuses, que nos revelam os temores e a angustia diante do desconhecido e da morte.Tudo era sagrado, nada era natural.

MITOLOGIA: conjunto de histórias imaginárias a respeito de muitos assuntos, como a criação do mundo e dos seres humanos, a origem e a vida de divindades etc. Essas histórias sãos chamadas de mitos, daí o nome mitologia. Diversos povos têm ou tiveram sua mitologia. Os mitos fornecem uma espécie de " explicação" para o mundo e para o modo como as pessoas vivem ou viviam.

A mitologia egípcia, como a de outros povos era formada por histórias a respeito dos deuses e de suas vidas. Um dos mitos egipcíos mais conhecidos é o que reúne a tríade: OSÍRIS, HÓRUS E ÍSIS. 
OSÍRIS,  ÍSIS
HÓRUS

O mito de Osíris é um dos textos gravados nas paredes das pirâmides do Egito. É uma bela história de amor e devoção.

OSÍRIS era um rei bom, que governou com benevolência. Libertou seu povo de sua vida rude e primitiva que levavam; ensinou-lhes a agricultura e a metalúrgica, deu-lhes leis e encaminhou-os no culto dos deuses, enquanto sua esposa Ísis, havia ensinado as artes domésticas e a tecelagem.
Depois, voltou sua atenção para o resto do mundo e levou a civilização a todos os lugares por onde passou, conquistando as pessoas por meio de palavras doces e suave persuasão.
Ao retornar de uma viagem ao redor do mundo, OSÍRIS foi assassinado por seu irmãos SETH, pois este tinha uma inveja desesperada de Osíris. Seth seu irmão convidou-o para um grande banquete juntamente com numerosos companheiros seus.
Havia previamente conseguido as medidas do corpo de Osíris e encomendou a marceneiros peritos a feitura de um cofre maravilhoso, exatamente desse tamanho e ricamente ornado. No decurso da festa, o cofre foi levado para o grande salão onde todos se banqueteavam e Seth disse que o daria de presente ao convidado que coubesse dentro dele. Um por um, todos os seus companheiros de conspiração experimentaram o tamanho do cofre, mas em alguns casos este era muito grande e em outros pequeno demais. Por fim chegou a vez de Osíris, que coube perfeitamente no cofre e foi jogado no rio..
ÍSIS, recuperou o corpo do marido, que novamente foi morto por SETH, retalhado e de novo o corpo jogado no rio.
Mais uma vez, ÍSIS reencontrou o corpo de OSÍRIS e desta vez o embalsamou, criando a primeira múmia. Em seguida, restituiu-lhe a vida e ele lhe deu um filho, HÓRUS. Depois, OSÍRIS deixou a terra para ir reinar no mundo dos mortos. Ao se tornar adulto, HÓRUS, matou SETH e tornou-se, por sua vez, o rei de todos o Egito.
Neste mito, a morte e a ressurreição de OSÍRIS simbolizam as enchentes anuais do Nilo, fertilizadoras do solo egípcio. OSÍRIS passou a ser visto como um juiz, o deus que presidia o tribunal no reino dos mortos.

4 comentários:

jhonnes disse...

amei a historia de ozires

Melrylaine disse...

Nossa! Estou encantada com o que li. Informação, realmente é tudo em minha vida.Só li por conta de uma pesquisa sobre a páscoa.Muito bom.

gaby disse...

O mito que vi era bem diferente, Seth matou Osíris pq tinha engravidado sua irmã, Néftis, esposa de Seth. Aí Seth prende ele em um sarcófago e joga no rio, mas Ísis o encontra, e Seth esquarteja ele, mas Ísis junta todos seus pedacinho e o ressuscita.

Anônimo disse...

Tecnicamente, todos os mitos estão certos, de maneira diferente. Eu amei o mito, e me ajudou muito para um trabalho de religião. Thanks!