Globo terrestre construído pelo geográfo e navegador alemão Martin Behaim, entre 1490 e 1492
Século XV, objetivo dos europeus era a expansão marítima européia.
Como tudo isso aconteceu?
Como seria uma viagem nesta época?
Como seria as naus de Cristo?
O que carregavam os europeus em suas caravelas?
Puxa
quantas perguntas;
quanta curiosidade,
quanta vontade de aprender e de entender!
CHEGA ?
VAMOS AO QUE INTERESSA!
É bom lembrar que desde a época das cruzadas, os europeus consumiam os produtos vindo dos Oriente, que era denominado de Índias (China. Japão e a própria Índia)
Puxa vida quantas mercadorias os europeus consumiam e que não existiam na Europa:
a)tecidos de seda;
b)tecidos de algodão;
c)porcelanas chinesas;
d)tapetes persas;
e)frutas sêcas;
f)cravo;
g)canela;
h)nós-moscadas;
As especiarias eram plantas aromáticas que serviam para medicamentos ou para temperar e conservar os alimentos.
Puxa quanta coisa que vinha do oriente para abastecer os mais nobres pois estes produtos custavam muito , pois até chegarem às mãos dos seus consumidores passavam pelas de muitos mercadores, portanto não era qualquer pessoa que podia dar-se o luxo em adquiri-las.
Estes artigos eram distribuídos na Europa pelos comerciantes das cidades italianas, que alias monopolizavam o comércio no mar Mediterrâneo
Em meados do século XV, estes produtos estavam custando ainda mais caro, porque as conquistas realizadas pelos turcos otomanos no Mediterrâneo oriental estavam dificultando o comércio.
Estas conquistas territoriais atingiram o seu ponto culminante com a tomada de Constantinopla, em 1453.
Os turcos não interromperam o comércio, mas cada vez mais exigiam mais ouro e prata por uma quantidade menor de especiarias.
E tudo isso acontecia numa época em que as minas européias de metais preciosos começavam a se esgotar.
O comércio da Europa ocidental com o Oriente estava ameaçado de paralisação. E ameaçado estava também o cristianismo, porque os turcos se tinham convertido à religião muçulmana.
A solução para tais problemas seria encontrar um novo caminho para o Oriente, pois o caminho pelo mar Mediterrâneo estava dificultado a leste.
Se os europeus descobrissem uma nova rota, poderiam:
a)comprar as especiarias bem mais baratas;
b)poderiam ainda atacar os turcos pelas costas
Pois reuniriam suas forças militares às de Preste João, um soberano cristão que diziam viver na África , num ponto ignorado.
Para fazer tudo isso, era preciso navegar pelo Mar Tenebroso ( Oceano Atlântico ), o que era muito arriscado.
Imagine o pensamento europeu no final da Idade Média, onde a igreja manipulava e conduzia as mentes fieis existentes no continente Europeu.
Na Europa, circulava muitas lendas a respeito de riquezas fabulosas no Oriente , divulgadas por viajantes que lá haviam estado, como Marco Polo.
Caravana de Marco Polo
Existiam, também, muitas outras lendas a respeito dos perigos do Mar Tenebroso, geralmente contados pelos próprios navegadores.
Os europeus tinham que ultrapassar várias barreiras?
Quais seriam estas barreiras?
Oras a Europa estava mudando, nova mentalidade, novos conhecimentos, havia um conjuntos de inovações que ocorriam nesta época e que davam maior confiança aos homens europeus:
Estava mudando a maneira de guerrear, agora de nada mais servia as pesadas aramaduras medievais?
c)o aperfeiçoamento da bússola;
d)o aparecimento da caravela;
e)maior precisão dos mapas;
f)e cartas geográficas.
Com todos esses novos conhecimentos foi oferecido melhores condições de navegação aos comerciantes aventureiros.
Aliás, em 1454, após várias experiências, Guttenberg conseguiu imprimir o primeiro livro, foi o surgimento da Imprensa e a possibilidade de divulgar com maior rapidez os novos conhecimentos científicos.
Oficina tipográfica, no início do século XVI
Hum os tempos estavam mudando: ERA A IDADE MODERNA QUE SE INICIAVA
Tudo isso poderia ajudar as barreiras existentes: O mar Tenebroso?
A quem caberia essa façanha?
É claro a Portugal.
Mas porque?
Porque a muito que os portugueses navegavam, explorando o litoral africano, sob a proteção do rei e o incentivo da Igreja.
Mas foram os portugueses os primeiros a enfrentar o Mar Tenebroso
Duzentas caravelas, carregando guerreiros portuguêses e trazendo nas velas a cruz da Ordem de Cristo, aproximavam-se de Ceuta em 1415, com o objetivo de tomá-las aos mouros ( população branca muçulmana que ocupava o norte da África).
A CONQUISTA REPRESENTAVA:
a)a divulgação do cristianismo;
b)a posse de novas terras;
c)a obtenção de novas mercadorias (sedas, trigo, marfim etc );
d)representava também o fortalecimento do rei.
Portanto as causas da tomada de Ceuta foram as mesmas que motivaram a expansão marítima que se iniciva.
É importante ressaltar que observando o mapa das Viagens de Descobrimentos podemos observar as etapas da expansão árítima ibérica.
Então os portugueses iam, inicialmente, buscar:
c)pimenta malagueta;
d)escravos negros e muitos outros produtos no litoral africano, banhado pelo Oceano Atlântico.
A medida que iam conquistando, construiam feitorias , isto é, armazéns fortificados que serviam para guardar o produto até a chegada de outros navios.
Onde eram esses locais?
a)Costa de Marfim;
b)Costa do Ouro;
c)São Jorge da Mina.
Quase ao mesmo tempo, outras expedições iam ocupando as:
a)ilhas da Madeira;
b)Açores;
c)e Cabo Verde.
Por não encontrarem neste locais produtos prontos para o comércio, os portugueses foram obrigados a colonizá-las. Colonizar quer dizer povoar uma nova região, realizando uma atividade econômica. Nas ilhas, os colonos portuguêses plantaram cana-de-açúcar, utilizando-se do trabalho escravo do negro.
A venda do açúcar pelos mercadores na Europa da muitos lucros a Portugal. Por esta razão, o rei tentou repetir, um século depois, este tipo de colonização no Brasil..
Os interesses dos comerciantes, da nobreza, e do rei tinham permitido a chegada as Índias por um caminho marítimo, com a ajuda preciosa da Escola de Sagres.
Imagine a importância da Escola de Sagres para as grande navegações, como hoje o envio de naves espaciais ao espaço.
No século XV a Escola de Sagres, que foi criada pelo Infante D. Henrique, em 1416, ocorria algo parecido. La estavam astrônomos, pilotos, cartógrafos, navegadores reunidos naquele " centro náutico " para preparar novas expedições e resolver as dificuldades náuticas que surgiam frequentemente.
O desenvolvimento técnico foi muito importante para o progresso, por isso o Infante D. Henrique se interessou em dar início ao estudo da Matemática na universidade de Coimbra.
É importante lembrar que em cada época histórica a técnica utilizada pelo homem, para alcançar seus objetivos, está ligada ao conjunto de seus conhecimentos.
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