domingo, 14 de agosto de 2011

À LUZ DA CIÊNCIA E DA FÉ


À luz da ciência e da fé
O Sol foi celebrado como divindade, como símbolo de poder e, nos últimos 500  anos, teve parte de seus mistérios desvendados pela astronomia, mas ainda há muito a descobrir  sobre ele.
O  Sol ( do latim Sol, Solis ) é a trela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do sistema solar, como planetas, planetas anões, asteroídes, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.
O Sol é para nos especial porque é o centro do nosso sistema planetário, O SISTEMA SOLAR. Mas não é o centro do mundo. Sem o Sol não haveria energia na Terra nem, portanto qualquer forma de vida. Sem o Sol simplesmente não existiríamos. 
O Sol emite luz porque no seu interior há reações nucleares, que são processos de transformação semelhantes às reações químicas que ocorrem, numa combustão e que libertam energia.
O Sol emite luz, a luz do Sol não chega instataneamente mas demora, oito minutos para chegar a terra. O Sol é constituído principalmente de hidrogénio e hélio.

1500 a.C.
Os babilônios estudaram os movimentos da Lua e do Sol para elaborar um calendário de 354 dias e para prever eclipses lunares.
É um dos calendário mais antigo do mundo, possui 12 meses lunares, 29 ou 30 dias cada um, cujo início é assinalado pelo aparecimento da lua nova.




1350 a.C.
Após subir ao trono, o faraó AKHENATON, casado com Nefertiti e pai do faraó-menino TUTANCÂMON
rechaçou a religião oficial do Egito e impôs a adoração de um único Deus ATON, representando pelo disco solar. Esse foi o primeiro culto monoteísta da história.
 


500 a.C.
O filosofo grego ANAXÁGORAS concebeu as teoria de que o Sol é uma massa de pedra ardente, de tamanho pouco maior que o território da Grécia.
Foi preso, acusado de heresia. Para os gregos, o Sol era o resultado do passeio do DEUS HÉLIO pelo céu, a bordo de uma carruagem com cavalos que soltavam fogo pelas narinas.
 

Século II
O grego PTOLOMEU divulgou a ideia de que todos os astros, inclusive o Sol, giram em torno da Terra. Durante 1.500 anos o mundo acreditou nesse modelo.
 


Séculos XVI-XVII
 ...que só começou a ser desfeito no Renascimento, quando NICOLAU COPÉRNICO e GALILEU GALILEI posicionaram o Sol no centro do universo.
 
 


Séculos XVIII
....mas a mecânica celeste só começou a ser desvendada depois que ISAAC NEWTON formulou a lei da gravidade.

 Ela serviu de base para explicar o movimento dos planetas em torno do Sol.
No início do século XVIII, após um reinado de 72 anos que levou a França a u,m período esplendoroso de sua história, com conquistas territoriais e construção de grandes monumentos, como o Palácio de Versailles, morria LUÍS XIV, o rei que adotou o Sol como emblema. Ficou conhecido como o REI SOL.


Século XX
A era espacial permitiu um salto sem precedentes  nos conhecimentos sobre o Sol. Os primeiros cinco satélites a estudá-lo, os Pioneers, na década de 60, mediram seu campo magnético.

Hoje
As sondas observam o Sol por inteiro, em 3D, recolhem amostras dos ventos solares. Cada vez se sabe mais sobre a composiçaõ do Sol, sobre como se dá a propagação das partículas que ele ejeta no universo e de que forma o que ocorre na estrela, situada a 150 milhões de quilômetros afeta o clima na Terra e a saúde dos seres vivos.





















Nenhum comentário: