sábado, 6 de agosto de 2011

VIDA COTIDIANA DOS NAVEGADORES SÉCULO XV

VIDA COTIDIANA:
GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV

Alimentação e saúde

Os marinheiros tinham que passar todo o tempo no convés do navio, sem poder ocupar suas partes internas, pois, além de servirem de moradia por longos meses, as naus tinham que transportar vários tipos de material: âncora,
mesa da bússola,
fogareiro,
estoques de madeira,
bóias,
lampiões,
vara de pescar,
objetos de uso pessoal dos marinheiros,
cordas, etc.
O espaço interno das naus era pequeno e por isso precisava ser muito aproveitado: o único a ter o privilégio era o capitão.
Após as primeiras orações - conduzidas pelo capitaõ do navio -, os marinheiros comiam uma bolacha salgada acompanhada de água. Por volta das onze da manhã a única refeição quente do dia:
peixe ou carne salgada,
feijão,
cebola,
alho,
temperos como azeite e vinagre
e acompanhado de água ou vinho;
essa dieta dificilmente incluía frutas ou legumes, pois tais alimentos se estragavam em pouco tempo causava deficiência da vitamina C. Para fazer as refeições cada marinheiro tinha a sua tigela, mas nenhum deles possuía talher: comiam com as mãos e com uma faca, agachados no convés.
Registros feito por Hernando Colombo, que acompanhou seu pai, Cristovão Colombo, na terceira viagem feita à América entre 1498 e 1500.
"Ora, com o calor e umidade, as bolachas estavam tão cheias de bicho que, Deus me perdoe, vi muitos esperarem pelo anoitecer para comerem a papa que com elas se fazia, para não verem as larvas; e outros, de tão habituados a comê-las, já não se incomodavam em tirá-las, pois, se fossem exigentes arriscavam ficar sem ceia."
Amado, Janaína, Figeuiredo, Luiz Carlos. Nos tempos das caravelas.



Nenhum comentário: