A arte rupestre ajuda a entender a pré-história, desta maneira as incrições feitas em cavernas pelos homens primitivos no conduzem a conhecer registros anteriores à escrita.
Desta forma conhecer a arte rupestre é entender a pré-história com base em suas manifestações culturais.
Por meio de incrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retratavam suas crenças, seus tiruais, suas descobertas, e seu cotidiano, usavam para desenhar nas rochas extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rocha.
Para o homem pré-histórico, a pintura tinha um caráter mágico. Ele acreditava que teria maior chance de caçar os grandes animais se, antes da caça, os desenhasse nas paredes das cavernas.
Nestes desenhos é possível identificar mudança na busca de alimentos: a coleta as caçadas, a agricultura.
Também os rituais de adoração de deuses e a crença dos povos pré-históricos, esses povos pintavam a flecha atingindo o animal, pois acreditavam no poder de seus desenhos para influenciar as caçadas.
Através destes desenhos feitos nas cavernas verificamos temas da vida dos homens do período pré-histórico, onde são retratados as atividades de caça, os diferentes tipos de animais, a realização de práticas rituais e a presença de figuras humanas.
Esses homens primitivos viviam em comunidades e tinham uma forte relação com a natureza, onde eles exploravam o seu ambiente, desta forma garantiu-lhes sua sobrevivência.
Atraves destes desenhos podemos constatar informações sobre o local de moradia, os meios usados por eles para obter alimentos e suas crenças.
Os registros dos primeiros habitantes da Terra foram feitos num tempo muito posterior ao dos répteis e das aves gigantes.
A arte rupestre encontrada nas cavernas da uma ideia, de sua cultura, de sua dança, seus cantos.
É impossível precisar se a música vocal surgiu antes ou depois das batidas com bastões, ou percurssões corpaorais,
Sabe-se que o homem primitivo teve desde muito cedo necessidade de comunicar-se, para isso usava, por exemplo, sinais sonoros, como gritos, sons corporais, batimentos de pedras, ou com ramos de árvores.
O homem tinha como objetivo imitar a natureza e não de fazer música, portanto assim o homem começou a fazer uso da música nas suas cerimônias e rituais, como por exemplo na eovação das forças da natureza, no culto aos mortos.
Começou a usar a voz e os diversos sons corporais, começou a construir instrumentos fazendo danças para agradar aos deuses.
É dificil analisar a evolução cultural do homem na pré-história, não há documentos escritos, assim para analisá-lo, o homem tem que recirrer aos restos materiais que chegaram a nós.
As consequências das transformações climáticas ocorridas no final do período Paleolítico, provocarm grandes mudanças na vida vegetal e animal, alterando as relações entre o homem e a natureza.
Com iso, o homem pré-histórico entrou numa outra fase da sua evolução cultural: aprendeu a domesticar certos animais e produzir seus próprios alimentpos. Sendo assim a maior revolução ocorrida em toda Pré-história foi a revolução agrícola, com a domesticação dos animais e a metalurgia.
Este homem primitivo também cria a linguagem como meio de comunicação, a utilização do fogo, a domesticação, o desenvolvimento da agricultura, a metalurgia, surgindo assim as primeiras organizações sociais e políticas e, finalmente a escrita.
O homem primitivo começou a se comunicar através da linguagem, mas como não havia escrita, não sabemos como ela era.
Um comentário:
Você me emocionou.
com carinho,
Simoni