sábado, 17 de setembro de 2011

ALEXANDRE MAGNO

ALEXANDRE MAGNO
Alexandre, filho de Felipe contava apenas 20 anos quando foi aclamado rei. Educado por Aristóteles, grande filósofo, tornou-se admirador das letras e das artes gregas. Logo que subiu ao trono enfrentou, com vigor, uma tentativa grega de independência.
Em 323 a.C., morreu na Babilônia, acometido de violenta febre, Alexandre Magno, uma das maiores figuras da História.
Pouco antes de morrer, Alexandre, interrogado sobre com quem ficaria o império, teria respondido: " Com o mais digno ". Como o grande macedônico não teve sucessor, surgiram lutas entre os seus principais generais.

 Alexandre e seu mestre Aristóteles
É difícil avaliar o significado da carreira de Alexandre. Escravo de suas emoções e capaz das mais vis injustiças, mesmo com seus amigos, merece pouquíssimo a grandiosidade que lhe foi atribuída. Conquanto fosse,  inquestionavelmente, um gênio militar, deixou poucos atestados concretos de capacidade governamental construtiva. Sua ambição era dominar à maneira de um deus-rei oriental, e não de acordo com os avançados ideias helênicos de liberdade e justiça. Além disso, parece ter-se exagerado consideravelmente, sua influência na expansão da cultura grega. A Pérsia, depois da conquista de Alexandre, não adotou grande número de instituições e costumes helênicos. A influência das conquistas de Alexandre fêz-se antes em direção oposta: abriram caminho a uma inoculação de orientalismo na Europa, como jamais ocorrera antes, inoculação de fato tão forte que, praticamente, podia-se dar por findos os dias da civilização helênica propriamente dita .
  
História da Civilização Ocidental - Edward McNall Burns

Nenhum comentário: