domingo, 18 de setembro de 2011

Com o olhar para: A história do Brasil

Com o olhar para : A história do Brasil

A história do Brasil é apenas uma parte da história da humanidade atual, pois a história do Brasil não tem mais de quinhentos de onze anos. ( hoje 2011 )
É um país novo
 numa humanidade velha.
 Em 22 de abril de 1500 os portugueses chegavam a nova terra, fincaram uma bandeira com a insígnia de Vossa Alteza portuguesa.
 Em 1969  os astronautas tomaram a posse da Lua para a humanidade,
 e os portugueses tomavam a posse da " Ilha de Vera Cruz ".
 Da mesma forma que, no século XXI, os países de técnicas  mais adiantadas estão alcançando o espaço sideral antes de outros, pois os que possuem técnica mais avançada apresentam vantagens sobre os outros, no século XV, os europeus iam estabelecendo seus domínios sobre  o espaço terrestre, desconhecido em parte, porque possuíam também uma técnica mais avançada.
Os indígenas encontrados no litoral sul da Bahia estavam em plena pré-história
 Usavam arco e flechas, enquanto os que chegavam tinham armas de fogo
Os portugueses vinham de uma cidade...LISBOA.
Os indígenas viviam em aldeias, que depois de algum tempo, eram abandonadas.
Os indígenas produziam apenas para o seu consumo, tinham uma economia imediatista, os europeus produziam para consumir, trocar e lucrar, possuíam uma economia acumulativa.
Tudo isso provocou modificações dentro da Europa, regiões se desenvolvem e outras entram em decadência
As terras descobertas eram denominadas colônias e só podiam comerciar com suas metrópoles
O comércio com as colônias e a chegada a Europa  de grandes quantidades de metais preciosos, provenientes da América e da África, enriqueceram  a burguesia comercial e fortaleceram   o poder do rei.
Também o tráfico negreiro era uma maneira de juntar riquezas.
As decisões  tomadas pelos monarcas com o objetivo de enriquecer a metrópole, receberam o nome de mercantilismo.
As grande navegações e descoberta possibilitaram a maior divulgação do cristinianismo  fora da Europa. Esse papel de divulgação coube aos jesuítas.
Com a expansão marítima teve início o predomínio europeu sobre o mundo.
O homem europeu do século XV, ganhou confiança em si mesmo, pois, afinal, tudo aquilo fora obra sua. A esta valorização do homem é que damos o nome de Humanismo.
A liderança portuguesa na expansão marítima não ia durar muito, os sucessores de D. Manuel o venturoso não foram tão venturosos, e também temos as expulsão dos judeus que não se converteram ao cristianismo diminuía ainda mais o número  dos comerciantes, como também provocou o quase desaparecimento da atividade artesanal.
Os portugueses quase não produziam artigo que consumiam, e eram obrigados a importar até mesmo as velas de pano para os navios que iam ao Oriente comprar pimenta. Isso acarretava a ida para outros pontos da Europa da riqueza ganha com  a venda da pimenta.
Aos poucos, o reino português estava-se transformando num, entreposto do comercio oriental, isto é, em um simples ponto de passagem da rota das especiarias, que agora terminava em Antuérpia, e não mais em Lisboa.
 ANTUÉRPIA
Adeus as especiarias e produtos de luxo, em Antuérpia é que os portugueses iam comprar os artigo de que necessitavam.
No mar das Índias ( Oceano Índico ), os navios portugueses eram obrigados a lutar frequentemente com frotas árabes, turcas e hindus que não queriam deixar de comerciar com as especiarias tão lucrativas. Essas lutas, além de representarem imensas despesas em dinheiro, também custavam muitas vidas a já pequena população portuguêsa, com menos de dois milhões de habitantes.
Tudo assim se apresentava difícil ao pequeno reino da pimenta. E assim os portugueses começavam a dizer adeus  ao reino da pimenta.
Era pensamento da época que a missão da Europa Ocidental era levar sua civilização e a religião cristã aos povos das outras partes do mundo -- África, Ásia e América.













Nenhum comentário: