domingo, 8 de maio de 2011

UM MUNDO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI

UM MUNDO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX E INÍCIO DO SÉCULO XXI

1945-É criada a Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de garantir a paz entre as nações.
          A paz: um desafio colocado para a ONU. Em 1945, quando o mundo ainda estava sob o choque do sofrimento causado pela Segunda Guerra Mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas , com o objetivo de garantir a paz entre as nações e incluir em seus quadros os países sem órgãos de representação.
         No entanto a tarefa da ONU encontrou obstáculos. Nunca, desde o surgimento da humanidade, o mundo assistiu a tantas guerras como na segunda metade do século XX. Por pouco o planeta não enfrentou a completa destruição de suas formas de vida. A ameaça de uma guerra total assustou e ainda assusta o mundo
Edifício-sede da ONU, em Nova York, projeto que teve o brasileiro Oscar Niemeyer entre os arquitetos.

CARTA DE FUNDAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS
Artigo 1- Os princípios das Nações Unidas são:
...Estimular entre as nações relações de amizade baseadas no respeito ao princípio da igualdade de      direitos   e da livre determinação dos povos, e tomar outras medidas adequadas para fortalecer a paz universal.
...Realizar a cooperação internacional na solução de problemas internacionais de carater econômico, social, cultural ou humanitário, e no desenvolvimento e estimulo do respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais de todos, sem fazer distinção por motivos de raça, sexo, idioma ou religião (...)
                                                                    São Francisco, 26 de junho de 1945

1949-Na China um movimento revolucionário, liderado por Mao Tsé-tung, instaura o regime socialista no país.
Com a rendição do Japão aos aliados, em 1945, reiniciou-se a guerra civil na China. O governo dirigido por Chiang Kai-shek, chefe da facção da direita conhecida como nacionalista, recebeu ajuda norte-americana mas não conseguiu deter a ofensiva político-militar dos comunistas chineses, liderados por Mao Tsetung. Os comunistas entraram em Pequim em janeiro de 1949 e, no dia 1 de outubro, proclamaram a REPÚBLICA POPULAR DA CHINA. Chiang Kai-Shek e seus funcionários se refugiaram na ilha de Formosa ( Taiwan ) com o que restava das tropas nacionalistas e ali instalaram a " República da China ", apoiada pelos Estados Unidos.
A China continental foi, então reorganizada nos moldes comunistas com apóio soviético. Os contra-revolucionários sofreram brutal repressão: 5 milhões de mortes em dois anos. Em 1950, a China Popular assinou um tratado de amizade com a URSS. Com o advento da Guerra da Coréia em 1950 e 1951, soldados chineses combateram ao lado da Coréia do Norte contra as tropas das Nações Unidas ( norte-americanas em sua grande maioria ) e da Coréia do Sul. Ainda em 1950, a China ocupou o TIBET da morte E, anexado como província. Em 1953, foi lançado o primeiro plano quinquenal, que deu grande impulso à indústria e a à agricultura chinesa ( esta coletivizada desde 1949 ).
A partir da morte de Stalin ( 1953 ) e das alterações na cúpula de poder e na política soviética, a China enfatizou sua autonomia em relação a Moscou. Em 1956, o PC chinês lançou a CAMPANHA DAS CEM FLORES no intuito de estimular as críticas da população às autoridades e diminuir o poder da burocracia partidária.

As críticas, no entanto ultrapassaram os limites que o regime estava disposto a tolerar. Foi desencadeada então, a CAMPANHA ANTIDIREITISTA, na qual milhares de intelectuais sofreram perseguições. Em 1958 Mao Tsetung lançou a CAMPANHA DO GRANDE SALTO PARA FRENTE, projeto utópico que pretendia transformar em tempo recorde a China num país desenvolvido. O programa também pretendia construir a sociedade igualitária preconizada pelo comunismo. Os ,chineses tiveram de se juntar em gigantescas comunas agrícolas, de até 20 mil famílias cada uma.Siderúrgicas improvisadas com tecnologia rudimentar foram instaladas por toda a parte. O Grande Salto foi um tremendo desastre, que levou à desorganização total da economia e resultou na morte de milhões de camponeses por causa da fome.  

1954-Os franceses são expulsos da Indochina e o país é dividido em Vietinã do Norte  socialista ).Vietinã    do Sul ( capitalista ). Laos e Camboja.
A luta entre os exercítos franceses e as tropas do Vietminh terminou em 1954, com a derrota francesa na batalha de DIEN BIEN PHU. No mesmo ano, um acordo estabelecido na Conferência de Genbra impôs a retirada das tropas francesas e diviu o Vietnã em dois: o do Norte, uma república governada por HO CHI MINH, e do Sul uma monarquia chefiada por BAO DAÍ.
Por exigência dos Estados Unidos, o acordo marcou para julho de 1955 um plebescito em que os vietnamitas decidiriam sobre a reunificação. A divisão foi aceita pelos norte-vietnamitas, que acreditavam que a unificação sob o governo de HO CHI MINH seria referendado nas urnas. Entretanto, NGO DINH DIEM, primeiro-ministro do Sul, aticomunista fervoroso, deu um golpe de Estado em outubro de 1955 e instalou uma ditadura militar contrária à runificação. As forças armadas sulistas passaram, então a receber dos Estados Unidos dinheiro e treinanmento militar. 
         Início da guerra pela independência da Argélia.


1959-Uma revolução socialista,liderada por Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, implanta o socialismo em Cuba.
Na década de 1950, Cuba era considerada um " quintal " dos Estados Unidos, desde sua independência (1898), a lua contra os espanhóis teve a participação de tropas norte-americanas, a política econômica da ilha esteve sob a tutela de Washington. Tropas dos Estados Unidos ocuparam Cuba em 1906, 1912, 1913, 1917 e 1933--ocupações legítimas segundo a Constituição cubana, que confirmava o direito de intervenção militar norte-americana. Essa prerrogativa - a Emenda Platt - vigorou até 1934, quando foi substituída por um acordo comercial.
Em 1952, Fulgencio Batista liderou um golpe de Estado que suspendeu a Constituição e estabeleceu uma ditadura militar em Cuba. Corrupto e brutal, o regime de Batista deparou-se com opositores. Os rebeldes liderados por Fidel Castro e pelo argentino Ernesto Che Guevara, instalaram-se em Sierra Maestra, de onde lançaram um movimento de guerrilha. Aparentemente, nesse momento pretendiam apenas derrubar a ditadura de Batista, sem se alinhar a nenhuma das superpotências.
Em 1959, os guerrilheiros cubanos tomaram o poder, Fidel, proclamado primeiro-ministro, prometeu eleições livres tão logo se normalizasse a situação interna do país -- eleições que até hoje não se realizaram. Também fuzilou companheiros de Batista. Em contra-partida o regime revolucionário teve realizações importantes: acabou com o analfabetismo, promoveu uma reforma agrária e nacionalizou empresas norte-americanas instaladas na ilha.
Os exilados cubanos começaram a desembarcar nos Estados Unidos.
Em 1961, anticastristas treinados e equipados pelos Estados Unidos desembarcaram na ilha com o objetivo de provocar uma guerra civil e derrubar o regime. Mas o ataque à baía dos Porcos, como ficou conhecida a invasão fracassou totalmente e causou um grande desgaste à política norte-americana. A partir daí, Cuba se distanciou cada vez mais dos Estados Unidos, rompeu relações com Washington e se aproximou do bloco soviético.
Em outubro de 1962, os Estados Unidos decretaram o bloqueio econômico de Cuba, que foi expulsa da Organização dos Estados Americanos (OEA). A maioria dos países latino-americanos rompeu relações com Havana. Nesse mesmo mês, a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha levou o governo de Washington a decretar o bloqueio naval de Cuba. Após tensas negociações, os mísseis foram retirados.
Entre 1965 e 1967, Cuba apoiou movimentos guerrilheiros na América Latina. Em 1967, o exercito boliviano executou o argentino Ernesto Che Guevara, um dos principais líderes da Revolução Cubana, que tentava estabelecer um foco de guerrilhas, no interior da Bolívia.
O fracasso das guerrilhas em escala continental e os problemas econômicos da ilha levaram Fidel Castro a se alinhar à URSS. Em 1972 o país ingressou no Comecon, o mercado comum do bloco socialista. A nova parceria tornou Cuba dependente ao extremo da ajuda soviética: a ilha obteve divisas exportando açúcar e importando petróleo a preços favoráveis.

1961-Inicia-se a construção do Muro de Berlim, o maior símbolo da Guerra Fria.
Um  muro em Berlim. O ano de 1961 assistiu a um duplo desgaste das superpotências. Dos Estados Unidos devido ao fracassado ataque dos anticastristas à baía dos Porcos. E da União Soviética por causa da construção do símbolo maior da Guerra Fria, o muro de Berlim que dividiu a cidade de Berlim. Erguido po iniciativa dos soviéticos, destinava-se a impedir a fuga dos habitantes para o " bolsão capitalista" da cidade, isto é, as três zonas administração fraqnco-anglo-america.

          O soviético Yuri Gagari é o primeiro ser humano a viajar no espaço



1962-A instalação de mísseis soviéticos em Cuba gera uma grave crise internacional.
Vista aérea : mostra aérea dos misseis


          Jovens músicos de Londres formam os Beatles, a banda musical que empolgou o mundo.
(Tudo começou em 1962, quando um grupo de rapazes de Liverpool, uma pequena cidade da Inglaterra, revolucionou a música e o comportamento das pessoas. Esses rapazes eram John Lennon, Paul McCartney, Ringo Star e George Harison. O nome Beatles veio da junção de beat (batida) com beetle (besouro).
Eles gravaram o seu primeiro disco Please, please me , em 1963, e a partir daí começou o fascínio que se mantém até hoje. Please, please me chegou ao primeiro lugar na parada de sucessos da Inglaterra daquele ano e a banda participou de vários programas de televisão.
A partir de 1965, com o disco RUBBER SOUL, os Beatles passaram a fazer experimentações sonoras, com a introdução de instrumentos antigos ( como o cravo) e a cítara ( de origem indiana).
O mundo vivia o tempo do pacifismo do Flower Power dos hippies, das músicas de protestos, do ideal de paz e amor e da influ~encia da cultural  da Índia.
Nesse contexto, os Beatles lançaram, em 1966, Revolver, uma obra-prima musical porque alcançou um nível de criatividade musical jamais experimentado, fazendo uso de instrumentos diferentes, como orquestras e metais, guitarras e vocais distorcidas, montagens e efeitos de estúdio.
As letras das músicas de Revolver faziam críticas sociais, falavam da cobrança de impostos, mas também de relações afetivas. Enfim, os mais diversos assuntos tornavam-se grandiosos exercícios de imaginação.


1964-A luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, liderada por Martin Luther King obtém importantes conquistas















Pastor protestante e ativista político estado-unidense tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Ele foi a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz em 1964, pouco antes de seu assassinato. Seu discurso mais famoso e lembrado é "  EU TENHO UM SONHO "


         No Vietinã, os Estados Unidos iniciam uma intervenção armada
A partir de 1961, Washington iniciou seu envolvimento no Vietinã, em apóio ao regime anticomunista do Sul.O presidente Kennedy envoiu ao Vietinã do Sul 15 mil " conselheiros miliatres ". Cresceu a ruptura entre  governo sulista e o povo. Para chamar atenção mundial sobre a intolerância da ditadura de Diem, monges-budistas queimaram-se em praça pública.
Em 1963, Diem foi assassinado. Seguiu uma série de golpes que geraram o caos político, e levaram os Estados Unidos a intervir efetivamente na Guerra do Vietinã.
O apoio norte-americano ao regime anticomunista do Sul deu-se de forma gradual; foi ampliando-se até chegar à completa interveção militar a partir de 1965.Essa intervenção decidida pelopresidente Lyndon Johnson sucessor de Kennedy  assassinado em 1963 ) marcou o início da escalada da guerra.

1967-Israel ocupa a faixa de Gaza, a Cisjordânia e as colinas de Golã ao vencer os árabes na Guerra do Seis Dias.



         Os Beatles lançam o disco Sgt Pepper's Hearts Club Band, um manifesto pela paz mundial.

Os Beatles e a luta pelos direitos civis

"Nos shows nos Estados Unidos eles fizeram uma exigência histórica: a de que não tocariam em teatros ou ginásios com segregação racial na platéia -- uma constante em vários Estados norte-americanos da época. Tal atitude foi um marco para os movimentos pelos direitos humanos e, ao mesmo tempo, atraiu a ira de diversos setores da direita norte-americana
Bizz.Especial Beatles, abril 2003, pg. 29

Revolution ( Lennon/McCartney), 1969
"Você diz que quer uma revolução
Bem você sabe, todos nós queremos mudar o mundo
(...) Todos nós fazemos o que podemos
Mas se você quer o dinheiro para pessoas que só tem ódio na mente.
Tudo o que posso dizer, irmãos, você vai ter que esperar.
(...) Você diz que mudará a constituição
Bem, você sabe...
Todos nós queremos mudar a sua cabeça
Voc~e me diz que isso é a instituição
Bem, você sabe...
É melhor você libertar sua mente
Mas se você vai andar com fotos do camarada Mao
Também não vai convencer ninguém
Não sabe que vai acabar tudo bem?
Tudo bem, tudo bem....

Imagine ( John Lennon), 1971
"Imagine que não há países,
não é díficil,
nada por que matar ou morrer,
e, também, nenhuma religião.
Imagine todas as pessoas
vivendo a vida em paz
Imagine que não há posses
me pergunto se você é capaz
nenhum lugar para a fome ou a ambição
uma comunidade de homens
Imagine todas as pessoas
compartilhando todo o mundo.
Talvez você diga
que eu sou um sonhador
mas eu não sou o único.
Espero que um dia você se una a nós
e o mundo seja como um só"





1968-Em Paris, estudantes e operários realizam massivas manifestações de protesto.
          Martin Luther King é assassinado nos Estados Unidos.


1973-Um golpe militar no Chile inicia a ditadura de Augusto Pinhochet.
          A guerra do Yom Kippur, entre Israel e os países árabes, desencadéia a crise do petróleo.

1976-A ginasta romena Nádia Comaneci conquista 3 medalhas de ouro nas Olímpiadas de Montreal.


1979-1980-Os governos se Margareth Thacher (Reino Unido) e Ronald Reagan (Estados Unidos) inauguram a era do Estado neoliberal.


1984-Maikhail Gorbatchev assume o poder na União Soviética e dá início às reformas que poriam fim ao regime socialista no país.
GORBATCHEV
Iniciou uma série de transformações políticas econômicas que tiveram profundas repercurssões na Europa do leste e também em países de outros continentes, como Cuba, ligados á esfera de influência soviética.
A perestroika ( reestruração econômica) e a glasnost ( transparência ou abertura política ) foram aparesentadas por Gorbatchev aos demais dirigentes como essenciais à modernização do Estado soviético
"Acho que devemos ter em mente um ponto essencial quando estudamos as origens e a substência da perestroika na URSS. Ela não é um capricho de um punhado de indivíduos ambiciosos ou de um grupo de líderes. Se o fosse, nenhuma exortação, reunião plenária ou mesma congresso do partido poderia ter reunido o povo para o trabalho que estamos fazendo e que envolve cada vez mai soviéticos, todos os dias.
A perestroika é uma necessidade urgente que surgia da profundidade dos processos de desenvolvimento em nossa sociedade socialista. Esta encontra-se pronta para ser mudada e há muito tempo que anseia por mudanças. Qualquer demora para implantar a perestroika poderia levar, num futuro próximo, a uma situação interna exacerbada que, em termos claros, constituiria um terreno fértil para uma grave crise social, econõmica e política.
(GORBATCHEV, Mikhail. Perestroika: novas idéias para meu país e o mundo. S.P. Best Seller, 1987 ).


1989-Queda do Muro de Berlim e início das revoluções democráticas no Leste europeu.
Maior símbolo da guerra fria: o muro que dividia a cidade de Berlim. Erguido por iniciativa dos soviéticos, destinava-se a impedir a fuga dos habitantes para o "bolsão capitalista" da cidade, isto é, as tr~es zonas sob administração franco-anglo-americana. O derrubada do muro de Berlim, em 1989, acompanhou e simbolizou a desintegração do " império soviético"
Quando o Muro de Berlim caiu, o socialismo implantado em alguns países foi à bancarrota levando consigo inúmeros socialistas ortodoxos. O sonho era de se criar uma sociedade socailista democrática ruiu junto com os escombros da fortaleza alemã.
A falência do socialismo real foi comemorado  com uma nova primavera dos povos pela polução do leste europeu.

1991-O fim da União Soviética favorece o movimento pela independência das nacionalidades na Iugoslávia.
Em 19 de agosto de 1991, setores conservadores do Partido Comunista e das forçasarmadas soviéticas, sequestraram Gorbatchev, a fim de restabelecer o modelo anterior à perestroika e à glasnost. Entretanto, Yeltsin mobolizou a população de Moscou e de Leningrado, conseguindo frustar a tentativa de golde de Estado. Fortalecido, o dirigente russo proclamou a independ~encia da Rússia e das demais repúblicas. Gorbatchev foi libertado, mas a União Soviética não existia mais. Em seu lugar havia surgido a COMUNIDADE DOS ESTADOS INDEPENDENTES (CEI), com jurisdição apenas para coordenar os vários países, isto é, sem um governo central.

2001-Um ataque terrorista destrói as torres do Word Trade Center, conhecidas por Torres Gêmeas, em Nova York, nos Estados Unidos.


2003-Contrariando a decisão da ONU, os Estados Unidos e o Reino Unido invadem o Iraque.

2005-Uma onda de manifestações violentas nos arredores de Paris, promovidas por jovens de origem imigrante, revela a ausência de uma política de inclusão social na França.
REVOLTA EM PARIS
"A morte acidental de dois garotos que estariam sendo perseguidos pela polícia em Clichy-sous-Bois, periferia de Paris -- estopim de uma onda de violência que já dura uma semana e se alastrou para outros subúrbios da região -- relançou o debate sobre a política de integração social na França.. (...)
Os habitantes dessas periferias, ondem vivem populações originárias do Magreb ( Marrocos, Argélia, Tunísia) e de outras partes da África, afirmam ser vítimas de discriminação no mercado de trabalho. (...)
O próprio governo reconhece a diferença de oportunidades nessas áreas populares e de maioria imigrante. (...)
Fernandes, Daniela, Desemprego e racismo alimentam revolta em Paris, 3 nov 2005.




Nenhum comentário: