segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SEU CABRAL VINHA NAVEGANDO...

SEU CABRAL VINHA NAVEGANDO
9 DE MARÇO DE 1500

No dia 9 de março de 1500, Pedro Álvares Cabral, nomeado capitão pelo rei o Dom Manuel, partiu de Lisboa, em Portugal, com a missão de ir buscar especiarias na Índia.
No meio do caminho chegou ao Brasil.
Historiadores dizem que tanto ele quanto Dom Manuel já tinham planos de chegar às novas terras na América.
Mas a corte portuguesa garantiu que a descoberta foi um acidente........


22 de abril de 1500
Sob o comando de PEDRO ÁVARES CABRAL, dez naus e três caravelas viajaram 7 mil quilômetros durante 44 dias para chegar ao Brasil. 

A tripulação era formada por soldados, marinheiros, serviçais, presos, frades franciscanos e intérpretes - 1500 homens no total.
Todos recebiam salários, menos os presos. o maior era o de Cabral, equivalente a 35 quilos de ouro mais lucros com o comércio de 3 toneladas de pimenta.
No dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral avistou algas marinhas boiando na superfície do mar, sinal de terra próxima.
Logo mais, avistaram o Monte Pascal algo que não foi difícil para Cabral, que era um homem bastante alto para a época: média 1 metro e 90 centimentro.
A tripulação desembarcou no dia seguinte, 23 de abril.

TERRA DO PAU-BRASIL

O primeiro nome do Brasil foi Ilha de Vera Cruz, porque Cabral achou que era uma ilha.
Ao se dar conta que a nova terra fazia parte de um continente, o governo português, católico, mudou o nom para Terra de Santa Cruz.
Mas logo virou Terra dos Brasis e, finalmente Brasil, por causa da imensa quantidade da árvore pau-brail que aqui existia.
 A PENA DE PERO

Pero Vaz de Caminha era o escrivão da frota de Cabral. Ele é o autor da primeira obra literária: a carta em que a notícia ao rei D. Manuel o Descobrimento da nova terra

Nenhum comentário: